Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Criança e natureza


“Para ajudar uma criança, devemos fornecer-lhe um ambiente que lhe permita desenvolver-se livremente.” Maria Montessori


Ciência e senso comum reconhecem que as crianças precisam de natureza. Entretanto, é estarrecedor ver crianças distantes da natureza, confinadas em quadras, salas, apartamentos, longe do contato com a terra e as plantas.

A realidade da infância, especialmente nas cidades, exige o contato da criança com a natureza, que é seu legítimo ambiente de pertencimento…

Desde a mais tenra idade, as crianças têm direito a ambientes naturais em busca do que é vivo. Mais crescidas, as crianças se reúnem, por exemplo, em grupos para explorar coletivamente os ambientes naturais e, ao ar livre, descobrir abrigos, fontes de água, partes escaláveis, bichos, flores, colinas... Por  isso é uma insensatez educar uma criança confinada a ambientes fechados, a áreas artificiais, vulnerável ao déficit de natureza.

De manhã, a criança naturalmente brinca no pátio de casa, gosta de alimentar o bicho de estimação, espia curiosa uma fila de formiga na pracinha e, à tarde no parque, à sombra de uma grande árvore, fica feliz ao interagir com crianças mais velhas. E essa criança se desenvolve de maneira mais plena porque dispõe de uma infância rica em natureza – áreas verdes e tempo para brincar em liberdade, apoiada por um cuidador sensível e atento, que respeita sem interferências seu desenvolvimento espontâneo…

Em se tratando de natureza, menos é mais. No dia a dia, então, bastam às crianças as alegrias singelas: explorar um jardim, analisar um monte de pedrinhas, dar cambalhota no gramado, colher frutas e verduras, conhecer o mundo natural com graça e confiança. Sem pressa, por meio de brincadeiras e  invencionices, uma folha vira barquinho, o galho vira espada, porque a natureza é fonte de imaginação criadora. 

As crianças são especialmente sensíveis aos ambientes e seres naturais. Ou seja, o meninozinho ou a meninazinha quer ter acesso a experiências diretas com a natureza para persistir curioso, saudável, feliz. Por isso, a natureza precisa fazer parte significativa da vida cotidiana das crianças...

Notinhas

As crianças que brincam com frequência em ambientes naturais são mais ativas fisicamente, mais conscientes sobre sua alimentação, crescem mais seguras e cooperativas. O contato com a natureza proporciona a experiência do belo, aumentando o equilíbrio e a autorregulação das crianças e dos adolescentes que vivem nas cidades.

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita