Cartas

Ano 13 - N° 656 - 9 de Fevereiro de 2020

De: Sayonara G. (Cachoeira de Pajeú, MG)

Quinta-feira, 30 de janeiro de 2020 às 21:56:41
O médium que faz uso de medicamentos de "controle", os de tarja preta, podem dar passe?

Sayonara


Resposta do Editor
:

A questão proposta pela leitora foi examinada nesta revista na seção O Espiritismo responde da edição 412, cuja leitura recomendamos aos interessados no tema. Para acessar o texto mencionado, clique aqui

Naquela oportunidade escrevemos que em casos concretos, como na hipertensão arterial, nas arritmias e mesmo na esclerose múltipla, segundo especialistas na área que consultamos, os medicamentos usados em tais situações não prejudicariam os efeitos do passe, mesmo porque nos passes de caráter misto – como os passes espíritas – o médium passista, além de receber primeiro os recursos espirituais a serem transmitidos ao paciente, doa muito pouco de si mesmo.

Em verdade, enfatizamos então, os verdadeiros impedimentos para aplicação dos passes são de natureza moral: vícios, dependências perturbadoras, desequilíbrios emocionais e psiquiátricos. Fora disso, deve prevalecer sempre o bom senso, não apenas nessa questão, mas em tudo.

 

De: Antonio S. (Chapecó, SC)

Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020 às 22:08:25

Onde está localizado nosso Espírito?

Antonio


Resposta do Editor
:

Primeiramente, é bom lembrar que, segundo os ensinos espíritas, o homem é um ser triplo, isto é, constituído de três elementos: corpo material, alma e corpo espiritual ou perispírito. Na terminologia espírita, Espírito é um ser duplo, ou seja, constituído de alma e corpo espiritual ou perispírito.

A alma tem no corpo do homem uma sede determinada?

Esta questão foi proposta por Allan Kardec. Eis o que lemos na questão 146 d´O Livro dos Espíritos:

146. A alma tem, no corpo, sede determinada e circunscrita?

“Não; porém, nos grandes gênios, em todos os que pensam muito, ela reside mais particularmente na cabeça, ao passo que ocupa principalmente o coração naqueles que muito sentem e cujas ações têm todas por objeto a Humanidade.”

 

De: A. P. (Poços de Caldas, MG)

Domingo, 2 de fevereiro de 2020 às 17:11:47

Boa tarde. Como faço para adquirir a revista O Consolador?
Preciso de ajuda espiritual, pois tenho comigo coisas que sei que não são humanas e preciso de uma direção, se puderem me ajudar.

Desde já grata.
A. P.


Resposta do Editor
:

Ocultamos, por razões óbvias, o nome da leitora, a quem sugerimos que busque orientação e apoio em um Centro Espírita de sua cidade, no qual o atendimento fraterno, as palestras e os passes lhe farão imenso bem.

Quanto à revista, trata-se de um periódico que não tem formato impresso, nem utiliza o sistema de assinatura. Para lê-la é indispensável acessar nosso website, sem custo nenhum e sem necessidade de cadastro ou de senha.

 

De: Márcio Carvalho (Guarulhos, SP)

Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020 às 00:52:32
Diante da possibilidade de eu ser um médium inconsciente, como devo fazer? Há 30 anos que procuro ajuda e oro para que isso aconteça e até hoje não encontrei nada.

Por gentileza, me responda.

Márcio


Resposta do Editor
:

Se uma pessoa – a exemplo do leitor – percebe em si indícios da existência de uma faculdade mediúnica, o caminho é buscar ajuda e orientação num centro espírita, onde será acolhida e encaminhada para o setor de estudos e orientação da mediunidade. Estudar o assunto previamente é algo imprescindível. A recomendação nos vem desde as obras fundamentais do Espiritismo, escritas por Allan Kardec. Estudar primeiro, experimentar depois, eis em síntese o conselho do codificador da doutrina espírita.

 

De: Simoni Privato (Montevidéu, Uruguai)

Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020 às 18:00

Assunto: "A Gênese": refutação ao roustainguismo

Qual é a relação entre a obra "A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo" e o roustainguismo? O que ensina o Espiritismo,  com base em uma lógica rigorosa e em conformidade com o controle universal do ensino dos Espíritos, acerca do roustainguismo? O Espiritismo refuta o roustainguismo?

Assista, a respeito do assunto, o vídeo que postamos hoje. Para acessá-lo, clique aqui
Agradecemos a todas as pessoas que têm participado deste estudo e divulgado os vídeos.

Muita paz, saúde e felicidade a todos.

Simoni Privato

 

De: Dario Gonzaga Porto (Montes Claros, MG)

Sábado, 1º de fevereiro de 2020 às 22:13:35
Saudações.

Como faço para ter meu artigo publicado no site?

Dario


Resposta do Editor
:

Os articulistas espíritas são sempre bem-vindos à nossa revista. É necessário, porém, antes de tudo, que o leitor nos envie o original de pelo menos um artigo de sua autoria, para que a Direção de Redação o examine. Se a temática e o conteúdo estiverem de acordo com a filosofia adotada pela revista, com certeza ele será publicado. Eis o contato com a Direção de Redação – aoofilho@gmail.com

 

De: Cláudia Maria Soares de Oliveira (Belo Horizonte, MG)

Sexta-feira, 31 de janeiro de 2020 às 10:15:16
Queria saber se vocês já estudaram a obra O Consolador a fundo. Queria pontos esclarecedores desta obra, pois vou trazer estudo a partir de 24.02.2020 e tenho dificuldade sobre a primeira parte desta obra. Quero levar algo diferente para o Núcleo Espírita que frequento. Sou estudiosa e gosto muito de ler. Se vocês tiverem também referências bibliográficas eu agradeço. Um abraço.

Cláudia


Resposta do Editor
:

A obra citada não foi nesta revista objeto de estudo específico, razão pela qual, infelizmente, não podemos atender à solicitação da leitora.

 

De: Aloma Martinez Burissi (São Paulo, SP)

Sábado, 1º de fevereiro de 2020 às 17:09:52
Gostaria do esclarecimento sobre as diferenças de autoridade e coordenação espiritual dentro de um curso espírita.

Aloma


Resposta do Editor
:

Não compreendemos a dúvida da leitora, razão pela qual, infelizmente, não temos condições de responder-lhe. Seria interessante que ela nos enviasse nova mensagem para que possamos atendê-la, o que faremos com imenso prazer.

 

De: C. G. (São Paulo, SP)

Domingo, 2 de fevereiro de 2020 às 15:46:49

Não consigo ficar de roupa quando estou no meu quarto ou sozinho em casa. Isso é normal?

C. G.


Resposta do Editor
:

Por motivos óbvios, ocultamos o nome do leitor. Quanto ao comportamento por ele relatado, é evidente que não é algo normal. Em face disso, sugerimos ao leitor que, antes de tudo, consulte um especialista da área da saúde, o que certamente o ajudará a superar o problema.

 

De: Fernando Rosemberg Patrocinio (Uberaba, MG)

Domingo, 2 de fevereiro de 2020 às 08:21:35
No tocante ao excelente texto de Leonardo Marmo sobre o livro “Maria de Nazaré”, do Espírito Miramez, pelo médium João Nunes Maia, vemos que, de fato, nos encontramos numa “bela” encruzilhada do tempo, com obras das mais diversas interpretações disto ou daquilo.

Já um dos livros de Carlos Baccelli, de título: “A Lei da Reencarnação”, do Espírito Domingas, levanta duas hipóteses para explicar o período de 18 anos que Jesus Cristo desaparecera da história, ou seja: dos 12 aos 30 anos. Na primeira delas vemos que o Espírito de Jesus, a longa distância do seu corpo, pelo dom da ubiquidade, poderia controlá-lo e, com isso, aguardar o tempo certo de a ele retornar para o cumprimento de sua jornada evangelizadora. E a segunda hipótese seria a de que outro Espírito lhe substituíra, em seu corpo, por aquele referido espaço de tempo, quando Jesus, então, a ele retornaria para o cumprimento de sua missão.

Pensamos que, em tempos de tantas conjecturas, mais ou menos apreciáveis, prevalece a máxima contida em nosso “O Evangelho segundo o Espiritismo”, acerca do primeiro ensinamento: “ESPÍRITAS AMAI-VOS”, indicando-nos que, além do “INSTRUÍ-VOS” (segundo ensinamento), temos que, de fato, nos amarmos muito, nos considerarmos muito, nos respeitarmos muito, permutando nossos maus pelos bons sentimentos, conquanto possamos algo discordar de nossas posturas intelectuais, cognitivas, de entendimento disto ou daquilo.

Já falava Jesus: “É do coração que partem os maus pensamentos, e etc. etc.” (Mateus); e Emmanuel diz algo muito parecido: “O sentimento cria a ideia” (FCX), como que nos mostrando, ambos, Jesus e Emmanuel, que nossa reforma íntima se inicia pela reforma de nossos corações, donde partem os falsos testemunhos, as blasfêmias e as maledicências, segundo Jesus, o nosso mestre redentor.
Daí a preciosidade do nosso “OESE” (1864, AK): “Espíritas AMAI-VOS, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo”. (Opus Cit.).

Muitíssimo grato à sua preciosa revista (O Consolador).

Fernando Rosemberg Patrocinio

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita