Artigos

por Vladimir Polízio

 
Ambiente caseiro


Os instrutores do outro lado da vida afirmam que "O lar não é somente a moradia dos corpos, mas, acima de tudo, a residência das almas".

Quando nós começamos a compreender os mecanismos que regem essa complexa e intrincada estrutura da vida, o lar, esse sagrado recanto que representa a mais importante célula social, começa a ter o mais elevado valor em nossa existência.

É exatamente aí, nesse conjunto restrito e composto por um grupo de pessoas reconhecidas como consanguíneas e que, por isso mesmo, foram chamadas à existência íntima, na condição de pais, filhos e irmãos, que tudo se inicia.

É nesse aconchego que a fraternidade, o amor e a reciprocidade de entendimento devem estar presentes nas 24 horas de cada dia e sempre voltados para o auxílio mútuo. É a partir desse mais sagrado ambiente que temos à nossa disposição a oportunidade máxima de serviço ao nosso próximo.

Se muitas vezes a disposição para auxiliar esse familiar próximo não se mostrar favorável, avalie profundamente a atitude que tomar, pois ninguém está junto de ninguém, especialmente no lar, se não houver motivos que justifiquem essa condição.

É nesse ambiente que desenvolvemos o nosso futuro, cuja base de respeito e honradez se sustenta nos exemplos que nos chegaram da parte daqueles que nos receberam na Terra, em braços carinhosos e por longo período.

E, por esse lar, muito, mas muito mesmo, podemos contribuir para fortalecer esses laços promissores de bem-estar no sentido de que se perpetuem através dos tempos, unidos que estamos pelos fios invisíveis do amor.

O benfeitor André Luiz, através da psicografia, enviou ao médium Chico Xavier a mensagem 'Ambiente caseiro', falando dos compromissos junto ao sagrado ambiente do lar, local onde são esquecidos ou deixados de lado medidas e comportamentos importantes que vão contribuir com a leveza da atmosfera nesse recinto, fazendo com que as boas vibrações sejam ali sentidas por todos os corações.

Ambiente caseiro:

"A casa não é apenas um refúgio de madeira ou alvenaria, é o lar onde a união e o companheirismo se desenvolvem.

A paisagem social da Terra se transformaria imediatamente para melhor se todos nós, quando na condição de Espíritos encarnados, nos tratássemos, dentro de casa, pelo menos com a cortesia que dispensamos aos nossos amigos.

Respeite a higiene, mas não transfigure a limpeza em assunto de obsessão.

Enfeite o seu lar com os recursos da gentileza e do bom humor.

Colabore no trabalho caseiro, tanto quanto possível.

Sem organização de horário e previsão de tarefas, é impossível conservar a ordem e a tranquilidade dentro de casa.

Recorde que você precisa tanto de seus parentes quanto seus parentes precisam de você.

Os pequeninos sacrifícios em família formam a base da felicidade no lar".


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita