Cartas

Ano 13 - N° 617 - 5 de Maio de 2019

De: Ruy Ermelindo (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 1º de maio de 2019 às 10:29:10

Caros confrades:

Tenho uma dúvida para a qual ainda não encontrei resposta:

Ação e Reação, 3ª lei de Física do genial Isaac Newton, adotada nas Sociedades Espíritas, depois do surgimento do livro “Ação e Reação”, de André Luiz, aplica-se à Doutrina Espírita?

Vejam só este exemplo: Uma pessoa de propósito fratura o braço de um inimigo. Pela referida lei, ele deverá, em contrapartida, também ter o seu braço fraturado?

Leio com prazer os seus bem colocados artigos e gostaria de receber a Revista Semanal de Divulgação Espírita “O Consolador”.

Fraternalmente.

Ruy


Resposta do Editor
:

Conforme já explicamos na edição 371 de nossa revista, as expressões “lei de causa e efeito” e “lei de ação e reação” são, na conceituação espírita, equivalentes. Trata-se de expressões que sintetizam como funciona a justiça divina. Para ler o texto a que nos reportamos, clique aqui

É preciso, porém, entender que na aplicação da justiça divina há outras variáveis, como, por exemplo, a atenuação das penas a que o apóstolo Pedro se refere no capítulo 4, versículo 8, de sua 1ª Epístola, a saber: “Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados”, princípio esse que inspirou o conhecido orador Divaldo Franco a dizer, em inúmeras oportunidades, que o bem que fazemos anula o mal que fizemos, afirmativa da qual encontramos na literatura espírita inúmeros exemplos.

 

De: Rosana Pinheiro de Oliveira (Campo Grande, MS)

Quarta-feira, 1º de maio de 2019 às 23:54:57

Sonho em receber uma mensagem psicografada do meu filho.

Rosana


Resposta do Editor
:

É exatamente durante o período do sono que é possível, conforme aprendemos no Espiritismo, encontrar-nos com nossos entes queridos que se encontram na esfera espiritual. Muitos sonhos que temos com eles decorrem exatamente desses encontros, fato que é muito mais comum do que pensamos.

Quanto à recepção de mensagens pela via mediúnica, isso depende geralmente do concurso de três fatores: a vontade do Espírito em querer comunicar-se, a disponibilidade de um médium com quem ele possa sintonizar-se e, por fim, permissão de ordem superior, algo que nem sempre depende da vontade do comunicante.

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 30 de abril de 2019 às 23:14

Assunto: Profissão honrada

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior -website mundo maior - e leia mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“Certa vez, um homem ligou para sua esposa da cabina telefônica de um aeroporto.

Quando as suas moedas terminaram, a telefonista o interrompeu para dizer que lhe restava apenas um minuto.

O homem se apressou para encerrar a conversa com a esposa mas, antes que eles tivessem tempo de se despedir, a linha caiu.

Com um suspiro, o homem pôs o fone no gancho e começou a sair da minúscula cabina.

De repente, o telefone tocou. Imaginando que fosse a telefonista, solicitando a colocação de mais moedas, ele pensou em não atender. Mas alguma coisa lhe disse para pegar o telefone.

De fato, era a telefonista. Contudo, ela não queria mais moedas. Tinha um recado para ele.

Depois que o senhor desligou, sua esposa disse que o amava. Achei que o senhor gostaria de saber.

* * *

Em qualquer atividade que exerças, considera-te servidor de Deus.

Por mais humilde seja a tua profissão, ela é por demais valiosa no conjunto social em que te encontras.

Cumpre com os teus deveres com alegria, e consciente do seu significado, do valor que eles têm e de quanto são importantes para a comunidade.

Ilhas imensas surgem nos mares, construídas por humildes ostras.

Desertos colossais resultam de pequenos grãos de areia que se acumulam.

Oceanos volumosos são nada mais do que gotinhas de água.

A tua parcela no mundo é de grande relevância. Portanto, trabalha com disposição e nobreza.

Não explores negativamente os semelhantes, retirando proveitos imediatos indevidos, através de tua profissão.

Muitos, enquanto exercitam a sua atividade profissional, oferecem materiais e produtos de inferior qualidade, ao preço de qualidade superior.

Outros egoístas, em suas oficinas, mentem, fingem, alegam trocas de peças, substituindo-as por aquelas de inferior possibilidade, ganhando dinheiro desonestamente.

Muitos funcionários encenam enfermidades, conseguem falsos atestados médicos, abusam de prerrogativas, para não exercerem as suas horas de trabalho.

Cada profissão no mundo guarda o compromisso de forjar o bem e o progresso dos grupos humanos. Também de iluminar todos aqueles que, na qualidade de dignos profissionais, honram os deveres, como legítimos cooperadores do Criador.

Não sejas daqueles que adotam profissões visando o destaque social, o ganho rápido e o menor esforço.

Quando ouças alusões a riquezas e prestígios, pensa em tantos doentes sem médico, analfabetos sem professor, explorados sem advogados que os ajudem e tantas outras necessidades humanas, a fim de que exerças a tua profissão com o melhor de ti.

A missão do homem inteligente na Terra deverá ser fazer a vida crescer por onde sigam os seus passos.

Trabalha feliz e exerce a tua atividade profissional com honra.

* * *

A profissão não deve ser encarada simplesmente como a possibilidade do ganho material. É também fator de crescimento.

É daquelas questões que, na esfera dos planejamentos reencarnatórios, antes do retorno à carne, são ajustadas no mundo invisível.

Abraça, pois, a tua profissão e exerce-a com amor, demonstrando a tua capacidade de ser útil e atender ao desenvolvimento da sociedade em que vives.” (Redação do Momento Espírita)

Editor do Jornal Mundo Maior

 

De: Marisa Nunes (Rio de Janeiro, RJ)

Domingo, 28 de abril de 2019 às 08:30:23

Assunto: Especial 315 - Espírito e matéria ante a lei de evolução

Que a Espiritualidade possa estar inspirando-os a manter belos aprendizados.

Gratidão.

Marisa

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Sábado, 27 de abril de 2019 às 23:48

Olá, caros amigos.

Saudações Kardequianas.

Estamos trazendo uma obra rara de 1944, quando Cornélio Pires estava encarnado, intitulado “Onde Estás, ó Morte? Fotografias de Espíritos”, que apresenta 204 fotos sobre materialização de espíritos. Para acessar, clique aqui

Ainda sobre Cornélio Pires, estamos trazendo 2 vídeos:

1 - Rolando Boldrin declama Cornélio Pires: “Herança, Parentesco e Reencarnação”, poema escrito por Cornélio Pires, psicografado por Chico Xavier. A interpretação ocorre no dia 3/7/2011 na TV Brasil. Para acessar, clique neste link

2 - Wilson Granella, em “NHÔ CORNELO - CORNÉLIO PIRES”, retrata um pouco da vida e obra do jornalista, poeta, radialista e "Bandeirante do Folclore Paulista" Cornélio Pires. Com fotografias de Wilson Granella e textos adaptados, o engraçado e o pitoresco e as lições deixadas pelo Espírito Cornélio através das mãos do seu amigo e médium Chico Xavier, pois a sua graça não se diluiu após a desencarnação. Para acessar, clique aqui

A luta segue.

Fiquem com Deus.

Wanderlei

 

De: Luiz Marzullo (Rio de Janeiro, RJ)

Domingo, 28 de abril de 2019 às 13:29:06

Pergunto aos amigos se existe algum grupo de estudo, dentro do Espiritismo, sobre as Aristocracias descritas por Allan Kardec no livro Obras Póstumas?

Fraternamente.

Luiz


Resposta do Editor
:

Não sabemos se existe grupo dedicado exclusivamente ao tema mencionado, mas lembramos ao leitor que nesta revista publicamos, de forma metódica e sequencial, o estudo do livro Obras Póstumas, de Allan Kardec. Iniciado na edição 455, o estudo foi concluído na edição 494, sendo que na edição 475 o tema Aristocracias foi o assunto focalizado. Para acessar o texto a que nos referimos, clique neste link

 

De: José D. (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 26 de abril de 2019 às 17:58:12

Bom dia, gostaria de saber como faço para enviar artigos.

Obrigado.

José D.


Resposta do Editor
:

Os artigos destinados  a publicação em nossa revista devem ser enviados à Direção de Redação. Eis o endereço: aoofilho@gmail.com

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Sexta-feira, 26 de abril de 2019 às 17:32

Assunto: O que achamos do filme Kardec, de Wagner de Assis

Olá! Boa tarde!

Tudo bem com você? Espero que sim!

Hoje acordamos felizes, com um gostinho de quero mais, e queremos dividir essa alegria com vocês. É que ontem assistimos ao filme Kardec, direção do Wagner de Assis, que estreia no próximo dia 16 de maio em todo o Brasil.

É uma história linda de se ver! Tem conteúdo interessante, humor, beleza, tragédia, amor, tudo o que uma receita para uma boa história exige.

Com produção da Sony Brasil e da Conspiração Filmes, a gente nem percebe os 110 minutos de exibição do filme, porque o roteiro, as cenas e os personagens nos aproximam tanto dos tempos de Allan Kardec, que nos pegamos torcendo o tempo todo para que ele seja forte e não desista do seu trabalho de trazer à humanidade a realidade sobre o lado espiritual da vida.

Você já viu o trailer? Confira: 
https://youtu.be/Gc5UyQ3gLSw

Engraçado é que, mesmo sabendo o que ia acontecer, ficamos com os olhos grudados na tela, esperando as próximas cenas, como se estivéssemos nos salões de Paris, na casa de Kardec e Amélie Boudet, ou com as irmãs Baudin, Ruth-Celine Japhet, Ermance Dufaux, Fortier, Didier, madame Plainemaison e outros.

É emocionante a interpretação dos dois atores protagonistas, Leonardo Medeiros (Kardec) e Sandra Corveloni (Amélie), mostrando como eles eram corajosos, bem-humorados, vanguardeiros e humanistas. Quantos desafios enfrentaram, que trabalho imenso que realizaram. Quanta cumplicidade!

Com certeza o filme vai fazer sucesso. Espíritas ou não, todos vão ficar maravilhados com a postura ética de Kardec, um pesquisador maduro, educador e homem de ciência. Só podemos parabenizar a todos os envolvidos nesse projeto!

Você sabia que já pode comprar os ingressos para grupos e ter desconto? Dê uma olhadinha se a sua cidade está na lista dos cinemas onde o filme será exibido.

Abraço e até a próxima!

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

 

   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita