Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Lição de casa na infância


Em casa, pais (ou quem educa a criança) devem ajudar a criança a fazer suas tarefas escolares sozinha. Para isso, há algumas regras que podem favorecer essa importante oportunidade relacionada à autonomia:

Estabelecer um horário de início e duração

O hábito sustenta a vontade para a realização do compromisso. Crianças, para entender a tarefa de casa como um hábito, precisam seguir um “programa concreto” – o mesmo a cada dia. Logicamente, os adultos da casa devem estar disponíveis para as dúvidas que poderão surgir… No geral, para crianças pequenas, 30 ou 40 minutos será suficiente para a resolução da tarefa; conforme vá aumentando a faixa etária da criança, às vezes de uma hora a uma hora e meia. No entanto, além desses limites, a tendência é a diminuição da concentração.

Dar a criança as ferramentas de que ela necessita para fazer a tarefa, mas a lição de casa é compromisso da criança

Para fazer a lição de casa a criança precisa ter a mão os materiais necessários – material escolar, às vezes uma revista para recortar/colar etc. Uma situação comum é a de o adulto explicar à criança algo relacionado à tarefa e ela dizer “eu não aprendi deste jeito na escola”. É preciso então nutrir a paciência e permitir que a criança faça a atividade do jeito que entenda/consiga, e para verificar o professor, depois na escola, dúvidas e/ou dificuldades.

Ensinar organização à criança

Em casa temos que insistir com a criança para que aprenda a importância de revisar a agenda todos os dias. Além disso, na agenda, a criança também perceberá a necessidade de verificar outras solicitações dos professores, passeios, excursões, festas, etc. Persistir com esta atitude e para que as crianças percebam, desde cedo, a importância de verificar a agenda (rotina de compromissos) e conferir o material escolar todos os dias, evitando a mãe/pai recorrer  a grupos de WhatsApp em razão do desleixo do filho…

A boa organização em casa também ajuda a criança a fazer com interesse a lição de casa. Frente às disciplinas menos atrativas (pois ninguém gosta de tudo), podemos ensinar-lhe, por exemplo, a começar a resolução da tarefa pela disciplina que menos se sente atraída, animando-lhe deixar a(s) preferida(s) para o final…

Retirar os dispositivos que atrapalham a lição de casa

Os informativos das Universidades de Stanford e Harvard asseguram que a multitarefa (multitasking) influi de forma direta na redução da produtividade e concentração, assim como no aumento do estresse. As crianças, portanto, devem fazer suas tarefas escolares em um ambiente tranquilo, organizado, silencioso, justamente afastadas de celulares, tablets, TVs, videogames… Com isso, ganharão rendimento escolar a longo prazo.

Para fortalecer a rotina dos estudos e da responsabilidade, a criança precisa ser incentivada a fazer com habitualidade os seus deveres escolares.  Para incentivar atenção e ânimo da criança, não esquecer o conselho do educador Daisaku Ikeda: “com amor e paciência, nada é impossível”.

 

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita