Cartas

Ano 12 - N° 607 - 24 de Fevereiro de 2019

De: Pedro V. (Blumenau, SC)

Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019 às 16:57:00

Visite minha página espírita!

www.facebook.com/votucas/

Pedro

 

Resposta do Editor:

Para os admiradores da obra de J. B. Roustaing, a página citada pelo leitor traz informações interessantes, como por exemplo as palestras do XIV Congresso Roustaing, realizado no ano passado.

Como é nela incentivada a todo momento a leitura da obra “Os Quatro Evangelhos”, publicada por J. B. Roustaing, sugerimos ao leitor que leia as observações que fizemos na edição 51 desta revista com relação à citada obra, na qual existem quatro pontos que a tornam incompatível com a doutrina exposta nas obras de Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, André Luiz e Emmanuel.

Eis o link que remete ao texto a que nos referimos: https://goo.gl/uikB2H

 

De: T. C. (São Gabriel, RS)

Domingo, 17 de fevereiro de 2019 às 23:37:31

Gostaria de saber da minha irmã D., que faleceu com 15 anos no ano de 2000.

T. C.

 

Resposta do Editor:

Já dissemos oportunamente que esta revista não tem condições de atender a solicitações como a exposta na mensagem acima. Nossos entes queridos, passados tantos anos de sua desencarnação, encontram-se certamente no seio de pessoas que os estimam, dando curso aos trabalhos que realizavam antes de sua mais recente passagem pela Terra. Aprendemos com o Espiritismo que podemos revê-los, e com eles conversar, nos momentos em que nosso corpo físico repousa, e que há situações em que eles podem, por intermédio de um médium, comunicar-se com seus amigos e familiares. Mas a iniciativa desse contato pela via mediúnica parte, geralmente, do desejo do Espírito e da importância que o fato pode ter na vida dos que ainda se encontram reencarnados.

 

De: Davi Filho (Ribeirão Preto, SP)

Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019 às 12:31:29

Assunto: Edição 175 – Mundo de aparências (Christina Nunes)

Saudações, meu nome é Davi, sou apenas mais um estudioso espírita, porém encontrei incoerências em um texto publicado há cerca de nove anos atrás, disponível no link: 
https://goo.gl/Dfi7bg .

Peço, por favor, que para evitar o equívoco dos leitores que, ocasionalmente, podem acessar o texto e não conhecerem a fundo a Doutrina Espírita, que o texto seja revisto e, se possível, tirado do ar ou refeito com crivos mais fortes (o livro "O Abismo" utilizado como base para a autora tem uma ótima crítica, apresentando seus problemas doutrinários, disponível no link: https://goo.gl/AczWHW ).

Sendo uma revista notória e de respeito, peço, humildemente, que a análise das publicações seja ainda mais rigorosa, evitando discordâncias doutrinárias.

Obrigado pela atenção!

Davi Filho

 

Resposta do Editor:

Agradecemos a mensagem enviada pelo leitor, cuja preocupação com a qualidade editorial de nossa revista também compartilhamos. Esclarecemos, porém, como já dissemos em mais de uma oportunidade, que os artigos assinados publicados em nossa revista não representam – necessariamente – a opinião dos que a dirigem. Da polêmica construída em alto nível, sem agressões e sem radicalismo, surgem a luz, o entendimento, a melhor compreensão dos ensinamentos espíritas, que é o nosso principal objetivo. Mas, o que é óbvio, não temos a pretensão de sermos donos da verdade, razão pela qual a diversidade dos pontos de vista não pode ser tratada com a prevenção com que muitos dirigentes e editores espíritas agem.

 

De: Lorena Oliva Ramos (Curitiba, PR)

Terça-feira, 19 de fevereiro de 2019 às 15:50

Assunto: As três causas do mal

Olá, como vai?

A professora Arlene Denise Bacarji, do Centro Universitário Internacional Uninter, graduada em Filosofia, mestre em Sociologia e mestre e doutora em Teologia, deu sua opinião em relação às tragédias que ocorreram neste início de ano no país.

Eis o texto por ela escrito, intitulado “As três causas do mal”:

“No nosso País (e também no mundo) temos vivido algumas tragédias, inexplicáveis aparentemente, mas que trazem grande tristeza e incompreensão a todos. Juntamente com elas, perdemos muitas vezes entes queridos, mortes prematuras que nos abalam profundamente, dentre outras misérias humanas.

E as perguntas que surgem nesses momentos são sempre as mesmas: por que tanto mal? Por que o mal existe no mundo? Muitas pessoas perdem a fé quando olham para tantos males, desacreditam de tudo e preferem acreditar que Deus não existe. Como teóloga e socióloga que sou (embora pareçam duas áreas contraditórias, mas podem não ser), depois de muito pensar cheguei a seguinte conclusão:

Existem três grandes causas do mal no mundo.

A primeira grande causa é a mesma pela qual Cristo morreu na cruz: a injustiça dos poderosos, a negligência, a idolatria do poder e do dinheiro. Hoje isso poderia se traduzir em injustiça social, idolatria do poder econômico e político, e outros ídolos pós-modernos como o individualismo, por exemplo. As vítimas nesse caso são os “Cristos crucificados”, como as vítimas de Brumadinho, de Mariana, em Minas Gerais, ou os meninos do Flamengo, no Rio de Janeiro. Ainda, os mortos do Haiti, das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro, de Santa Catarina, e de tantos outros desastres ecológicos. Somam-se a essas vítimas os danos à fauna e à flora, que são as riquezas de nosso País. Todas essas mortes são “crucificações” devido aos nossos ídolos: dinheiro, lucro, exploração da terra e da natureza, acúmulo de riqueza nas mãos de poucos, economia às custas do sangue alheio. São nossos “Cristos crucificados”.

A segunda causa do mal são as nossas ações que, se forem equivocadas, trazem consequências danosas para nós e para os outros: se somos alcoólatras vamos arcar com isso e os nossos entes queridos também; se dirigimos alcoolizados, em algum momento poderemos perder a vida ou tirar a vida dos outros; se não cuidamos de nossa saúde física, mental e espiritual também vamos ter consequências para nós mesmos; se somos arrogantes, pedantes, injustos, maus com as pessoas, colheremos os frutos dessas escolhas. A sabedoria popular é fantástica: “quem semeia vento, colhe tempestade”; “aqui se faz aqui se paga”; “tudo o que se planta, colhe” etc. E assim por diante, como dizem muitos outros dizeres populares. Ou seja, temos a liberdade e quando não a usamos com sabedoria, humildade, consciência, acabamos por errar muito e sofrer as consequências de nossos erros.

A terceira causa do mal é “quem não aprende no amor, aprenderá na dor”. Muitas de nossas “cruzes” devem servir de aprendizado, conversão, amadurecimento espiritual, lembrança de que todos vamos um dia morrer e precisamos cuidar de nossas almas, pois vivemos muitas vezes como se a morte não existisse, como se não houvesse mais nada após a morte, como se fôssemos somente esse corpo mísero e perecível, sem amar, sem nos doar, nos preocupando somente conosco mesmos, com nosso bem-estar fútil e superficial. Mas essa terceira causa do mal se transforma em bem, é aquilo que o ditado popular diz: “há mal que vem pra bem”. Esses males servem para nossa vida melhorar neste mundo, pois a felicidade começa aqui.” (Arlene Denise Bacarji)

Abraços.

Lorena Oliva Ramos

 

De: Leonardo Heffer (Fortaleza, CE)

Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019 às 16:05

Assunto: 17ª edição da Mostra de Teatro Transcendental

Estão abertas as inscrições até o dia 10 de março para a 17ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, que acontece na segunda quinzena de agosto deste ano, em Fortaleza/CE. Através do site: www.teatrotranscendental.com, grupos de teatro de todo o país podem baixar o edital e inscrever seus espetáculos gratuitamente.

Após esse período, a Associação Estação da Luz, organizadora do evento, juntamente com especialistas da área, fará a seleção dos espetáculos que irão compor a Mostra. Para participar, os grupos deverão apresentar a relação de atores, temática do espetáculo, informações técnicas (duração, iluminação necessária, cenário), entre outras informações.

O Evento

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é um evento artístico/cultural, sem fins lucrativos e, sim, solidários, realizado há 17 anos no Estado do Ceará pela Associação Estação Luz. São dias de muita arte, com suas temáticas passando mensagens de fé, amor e altruísmo. Os espetáculos são gratuitos, pedindo apenas que os interessados em assistir troquem doações (alimentos não perecíveis) pelos ingressos. Os alimentos arrecadados são destinados a instituições de caridade.

Inscrições: 
www.teatrotranscendental.com

Abraços.

Leonardo Heffer

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Sábado, 16 de fevereiro de 2019 às 23:07

Olá, caros amigos. Saudações Kardequianas.

Primeiramente... Chegou-nos uma obra ou uma bomba.... de mais de 100 anos

da antiga Union Spirite Française. Vamos tentar lançar na próxima semana.  Aguardem!

Segundo... Estamos trazendo um gigante da causa espírita da atualidade:  Paulo Neto, um dos maiores pesquisadores do Espiritismo na atualidade. Seus trabalhos pela causa espírita não se pode enumerar. Ele entrou em muitas lutas e polêmicas sem fim contra aqueles espíritas que querem viver nas fantasias.

Autor de “Kardec E Chico: Dois Missionários”, Paulo Neto lançou pela EVOC o e-book “Apocalipse: Autoria, Advento e a Identificação da Besta”.

Eis o link: https://goo.gl/jW7xvW

A EVOC – Editora Virtual O Conselho pertence à revista O Consolador, que tem na direção nosso amigo Astolfo Olegário de Oliveira Filho, um dos maiores divulgadores do Espiritismo na atualidade, que foi perseguido pelos mercadores espíritas.

Paulo Neto mantém um site com expressiva quantidade de materiais sobre o Espiritismo de primeira linha. Confira: https://goo.gl/A3yRaJ

Para finalizar... O site Luz Espírita - "Espiritismo Em Movimento" fez uma publicação:.  Kardec fraudado em “Obras Póstumas”, ou seja, amigos, a situação está feia mesmo... Disso já suspeitava, mas agora existem documentos da adulteração do livro “Obras Póstumas”, de Kardec, graças a Leymarie, o coveiro do Espiritismo... Eis o link: https://goo.gl/M1BYai

Para diversão do final de semana, vamos começar com pequeno trecho de uma palestra rara de Chico Xavier. Eis o link: https://goo.gl/CegTy4

E aqui está o playlist com vídeos de palestras proferidas por Paulo Neto. Link: https://goo.gl/unGUh3

E a luta segue.

Wanderlei

 

De: Sociedade Espírita Fraternidade e Remanso Fraterno (Niterói, RJ)

Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019 às 09:58

Assunto: Lançamento do novo livro de Raul Teixeira em noite de autógrafos.

Prezado amigo:

Venha conhecer o novo livro do Raul Teixeira em noite de lançamento e autógrafos, que será realizado na sede da Sociedade Espírita Fraternidade (SEF), às 20h, no dia 27 de fevereiro.

O livro, autoria do Espírito Camilo, psicografado por Raul Teixeira, chama-se “O tempo de Deus”.

Um homem religioso, no cerne do espírito, talvez possamos afirmar, é aquele que valoriza seu tempo para libertar-se de seu egoísmo, com afinco. O modo de agir desse homem é uma coragem decisiva para construir um tempo de suma importância para o espírito, e firme convicção de que o coração e o cérebro estão a serviço da vida espiritual.

Esses movimentos do espírito são de tal modo que marcam o tempo da evolução da alma e de clara consciência de seu papel na criação de Deus.

No tempo de Deus, há sabedoria;

No tempo de Deus, há felicidade;

No tempo de Deus, há amizade;

No tempo de Deus, há amor.

Fraternalmente,

Sociedade Espírita Fraternidade

 

 

   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita