Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

As crianças e a volta às aulas


Se você criticar muito uma criança, ela aprenderá a julgar. Se você elogiar a criança regularmente, ela aprenderá a valorizar
. Maria Montessori


Chega a hora de voltar à rotina escolar e a maioria das crianças necessita de um apoio por parte dos pais para ajustar-se ao início do ano letivo.

Os pais podem orientar a organização do cotidiano escolar alguns dias antes do começo das aulas, garantindo que a criança entre no ritmo de maneira natural e progressiva – por isso é recomendado que a criança comece a seguir os horários da nova rotina com pelo menos cinco dias de antecedência do início das aulas.

A organização conjunta dos materiais e do uniforme também estimula a criança a voltar com entusiasmo à rotina escolar – mostrar/folhear os livros novos, por exemplo, despertam a curiosidade sobre o que será aprendido no novo ano letivo.

A escola é nova? É importante que os pais levem a criança para visitar o ambiente escolar com antecedência e, desse modo, familiarizar a criança com o novo espaço, apresentando-a aos novos professores, se possível. Assim ela se sentirá mais encorajada, mais confiante, para enfrentar o início das aulas.

Passado o começo das aulas, os pais podem motivar uma conversa diária com a criança sobre a experiência escolar, conferindo e dialogando com a criança sobre o que ela aprendeu e viveu na escola.  Esse hábito afetivo e atento predispõe a criança a seguir bem nos estudos, ajudando-a a sentir-se no dia a dia mais tranquila e segura.

Notinhas

Sobre o processo de adaptação: quando a criança vai à creche ou à escola pela primeira vez, normalmente a instituição define um horário de adaptação para que pouco a pouco a criança possa se acostumar à nova realidade. Tudo dependerá também da disponibilidade de tempo que tenham os pais e das normas da creche/escola. Alguns pais, no entanto, preferem deixar a criança em tempo integral na creche desde o primeiro dia, embora os educadores afirmam que será mais benéfico para a criança que tenha um tempo para adaptar-se à nova realidade. Em todo caso, é necessário ter muita paciência e compreensão com as crianças, encarando o processo de adaptação com muito carinho, cuidado e atenção.

Para as crianças maiores, as que estão acostumadas à rotina escolar, a readaptação no geral não é um problema, embora, na realidade, dependa muito do temperamento da criança (sem desconsiderar as singularidades da escola que ela frequenta). Pois cada criança reage de uma forma diferente e, por isso, não tem sentido fazer comparações.

 

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita