Especial

por Ricardo Baesso de Oliveira

Adler e Kardec

Alfred Adler (1870-1937) foi um médico psiquiatra, membro original do pequeno grupo de médicos que se encontrava na casa de Freud, nas noites de quarta-feira, para discutir temas psicológicos. No entanto, quando surgiram as diferenças teóricas e pessoais entre Adler e Freud, Adler abandonou o círculo de Freud e estabeleceu uma teoria oposta, a qual se tornou conhecida como Psicologia individual. Enquanto ainda era membro do círculo restrito de Freud, converteu-se ao protestantismo. Embora, aparentemente, ele não mantivesse convicções religiosas profundas, nem se tenha referido explicitamente à dimensão do Espírito, sua teoria se identifica, em grande parte, com os princípios espíritas. Por isso, decidimos estabelecer um diálogo entre suas ideias e o pensamento kardequiano.

Em síntese, a teoria adleriana diz o seguinte: todas as pessoas nascem com uma tendência inata para a completude e a totalidade. Mesmo os bebês possuem um impulso inato em direção ao crescimento, à completude ou ao sucesso. As pessoas, por sua natureza, são continuamente impulsionadas pela necessidade de superar sentimentos de inferioridade e atraídas pelo desejo de completude. O sentimento de inferioridade, identificado em todas as criaturas, surge em decorrência da fragilidade e dependência da criança ao nascer. As deficiências físicas, naturais do indivíduo nos primeiros anos de vida, ativam complexos de inferioridade, que motivam a pessoa a lutar pela superioridade ou pelo sucesso. Indivíduos que não são psicologicamente saudáveis lutam pela superioridade pessoal, enquanto aqueles psicologicamente saudáveis procuram o sucesso para toda a humanidade.

Em sua teoria, Adler, portanto, identificou dois caminhos principais para superar o complexo de inferioridade. O primeiro é a tentativa socialmente não produtiva de obter superioridade pessoal; a segunda envolve interesse social e visa ao sucesso ou à perfeição para todos.

Algumas pessoas lutam pela superioridade com pouca ou nenhuma preocupação pelos outros; seus objetivos são pessoais e seus esforços são motivados, em grande parte, por tudo aquilo que podem conseguir para si mesmas. Assassinos, ladrões, vigaristas, parasitas familiares ou sociais são exemplos óbvios de pessoas que lutam pelo ganho pessoal. Algumas pessoas criam disfarces inteligentes para a sua luta pessoal e podem, de forma consciente ou inconsciente, esconder sua postura autocentrada por trás do manto da preocupação social.

Em contraste com as pessoas que lutam pelo ganho pessoal, há aqueles indivíduos psicologicamente saudáveis que são motivados pelo interesse social e pelo sucesso de toda a humanidade. Esses indivíduos estão preocupados com objetivos que vão além de si mesmos, são capazes de ajudar os outros sem exigir ou esperar uma recompensa e têm a capacidade de ver os outros não como oponentes, mas como pessoas com quem podem cooperar para o benefício social. O próprio sucesso não é obtido à custa dos outros, mas é uma tendência natural a se mover em direção à completude e à perfeição.

As pessoas lutam pela superioridade pessoal ou pelo sucesso coletivo para compensar sentimentos de inferioridade, porém a maneira como elas lutam é resultado da própria personalidade. A personalidade é construída a partir de materiais brutos fornecidos pela hereditariedade e pelo ambiente. Entretanto, essas forças não respondem de forma absoluta pela maneira de pensar, sentir e agir das pessoas. A personalidade é produto de uma força criativa, ou seja, a capacidade da pessoa de moldar livremente seu comportamento e construir a própria personalidade. Mesmo que a força criativa seja influenciada pelas forças da hereditariedade e pelo ambiente, ela é, em última análise, responsável pela personalidade das pessoas. As forças da natureza e a educação nunca podem privar uma pessoa de poder estabelecer um objetivo único ou escolher um estilo próprio de atingir o objetivo. Cada pessoa usa a hereditariedade e o ambiente como os tijolos e o cimento para construir a personalidade, mas o projeto arquitetônico reflete o estilo próprio daquela pessoa. A força criativa torna cada pessoa um indivíduo livre; é um conceito dinâmico que implica movimento, e esse movimento é a característica mais relevante da vida. Toda a vida psíquica envolve movimento em direção a um objetivo, movimento com uma direção.

E, finalmente, um último princípio básico de Adler: o valor de toda atividade humana deve ser visto segundo o ponto de vista do interesse social. Interesse social é a condição natural da espécie humana e a liga que a conecta à sociedade. A inferioridade natural dos indivíduos necessita de sua união para formar uma sociedade. Sem a proteção e a nutrição de um pai ou uma mãe, um bebê pereceria. Sem a proteção da família ou do clã, nossos ancestrais teriam sido destruídos por animais que eram mais fortes, mais ferozes ou dotados de sentidos mais aguçados. O interesse social, portanto, é uma necessidade para a perpetuação da espécie humana e do bem-estar coletivo.

O interesse social foi o critério de que se valeu Adler para medir a saúde psicológica. Segundo ele, o interesse social é a única escala a ser usada no julgamento do valor de uma pessoa. Os indivíduos saudáveis são genuinamente preocupados com as pessoas e possuem um objetivo de sucesso que abrange o bem-estar de todos.

Interesse social, para Adler, não é sinônimo de caridade e altruísmo, embora atos de filantropia possam estar vinculados ao interesse social. Uma mulher, lembra Adler, pode doar regularmente grandes somas de dinheiro para os pobres, não porque ela sinta uma sintonia com eles, mas, ao contrário, porque ela deseja manter uma separação deles.

Alguns aspectos podem ser destacados no resumo acima, por se identificarem, de forma surpreendente, com as ideias espíritas: o atributo da perfectibilidade, as diferenças básicas no estilo de vida humano, a presença do Espírito na construção da personalidade e o princípio da solidariedade humana como necessidade vital.

O atributo da perfectibilidade

Em Obras Póstumas pode-se ler o seguinte texto de Kardec:

Desconhecemos a origem e o modo de criação dos Espíritos; apenas sabemos que eles são criados simples e ignorantes, isto é, sem ciência e sem conhecimento do bem e do mal, porém perfectíveis e com igual aptidão para tudo adquirirem e tudo conhecerem, com o tempo.

Podemos admitir, pelo texto, que o Espírito é criado com três atributos: a simplicidade, a ignorância e a perfectibilidade. Simples, porque é único, formado de uma só parte, homogêneo. Ignorante, porque sem experiências, sem conhecimento ou aquisições. Perfectível, porque dotado da potencialidade do progresso, de um projeto íntimo de desenvolvimento, de um propósito em direção a mais diversidade. Parece-nos que Adler, intuitivamente, se reporta ao atributo kardequiano da perfectibilidade em admitir uma tendência inata em todas as criaturas à completude e à totalidade. Segundo ele, essa tendência, identificada, na infância, com a fragilidade natural do bebê, faz surgir nele um complexo de inferioridade, que vai nortear a sua vida psíquica.

Estilos de vida

Adler admite que a forma como o indivíduo vai lidar com seu complexo de inferioridade vai definir seu estilo de vida e a riqueza (ou não) de sua existência, propondo dois tipos bem distintos: os autocentrados, egoístas, ocupados unicamente com seus interesses e os centrados no bem-estar coletivo, solidários e altruístas. Essa teoria de duas personalidades nas extremidades de um espectro existencial é vista em Kardec:

O homem carnal, mais preso à vida corpórea do que à vida espiritual, tem, na Terra, penas e gozos materiais. Sua felicidade consiste na satisfação fugaz de todos os seus desejos. Sua alma, constantemente preocupada e angustiada pelas vicissitudes da vida, se conserva numa ansiedade e numa tortura perpétuas. A morte o assusta, porque ele duvida do futuro e porque tem de deixar no mundo todas as suas afeições e esperanças. O homem moral, que se colocou acima das necessidades factícias criadas pelas paixões, já neste mundo experimenta gozos que o homem material desconhece. A moderação de seus desejos lhe dá ao Espírito calma e serenidade. Ditoso pelo bem que faz, não há para ele decepções e as contrariedades, que lhe deslizam por sobre a alma, sem nenhuma impressão dolorosa deixarem. (LE, item 941)

Homem carnal e homem moral, na denominação de Kardec, podem ser metaforicamente considerados como as duas pontas de um espectro. Entre elas se encontra a grande maioria das almas reencarnadas na Terra.

Construção da personalidade

Adler não definiu em que consiste a força criativa, e foi criticado por isso. Segundo os críticos, a expressão força criativa é especialmente ilusória, uma força mágica que toma os materiais brutos da hereditariedade e do ambiente e molda uma personalidade única. Tal conceito, segundo os críticos é simplesmente uma ficção e não pode ser estudado no âmbito científico.

Acreditamos que o conceito de força criativa se identifica com o próprio conceito de Espírito, do pensamento kardequiano. Genes e ambiente não conseguem explicar tudo aquilo que somos. Na estruturação de nossa personalidade temos que considerar a poderosa influência do Espírito, que traz para a corporeidade sua história, suas tendências, gostos e inclinações.

Segundo o codificador do Espiritismo, as diversas faculdades de um indivíduo são manifestações de uma mesma causa que é a alma, ou seja, o Espírito encarnado (LE, item 366). Sendo as qualidades da alma as do Espírito encarnado, o homem de bem é a encarnação de um bom Espírito e o homem perverso a de um Espírito impuro (LE, Introdução, item VI). Acrescenta Kardec que a inteligência igualmente é um atributo essencial do Espírito e que o Espírito se reflete no corpo, que é modelado pelas qualidades do Espírito.

Examinando as predisposições instintivas, Kardec comenta que a fonte das faculdades inatas está na individualidade reencarnada, pois a alma traz, unindo-se ao corpo, o que adquiriu, suas qualidades boas ou más (RE, 1860, pag. 209)A alma é o ser inteligente; nela está a sede de todas as percepções e de todas as sensações; sente e pensa por si mesma; é individual, distinta, perfectível, preexistente e sobrevivente ao corpo (RE, 1866, pag. 21).

Solidariedade humana

A fraternidade e a preocupação com o bem-estar coletivo são pontos muito fortes no pensamento kardequiano, tal qual pensava Adler, ao apresentar o conceito do interesse social. Kardec foi enfático nesse particular. O homem vale por aquilo que faz em benefício do próximo e da coletividade. Ao indagar dos Espíritos a respeito da mais meritória de todas as virtudes, recebeu deles a seguinte resposta:

Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento dos maus pendores. A sublimidade da virtude, porém, está no sacrifício do interesse pessoal, pelo bem do próximo, sem pensamento oculto. A mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade. (LE, item 893)

 
Nota do Autor
:

As informações sobre Alfred Adler foram extraídas do livro Teorias da personalidade, de Jess Feist, Gregory Feist e Tomi-Ann Roberts, oitava edição, Artmed, 2015.


 

     
     

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 Revista Semanal de Divulgação Espírita