Artigos

por José Reis Chaves

 

Se João Batista foi enviado, ele existia antes e reencarnou


A reencarnação é necessária para que ocorra a também necessária evolução do espírito. Ela já é comprovada por vários segmentos científicos espiritualistas. Assim, hoje, ela só não é aceita, geralmente, pelos materialistas que, ultimamente, estão meio desacreditados. É que a matéria anda como que com seus dias contados. De fato, a física, principalmente a quântica, e outras áreas científicas vêm afirmando, cada vez mais, que a matéria na verdade é energia condensada. E, também, hoje, com mais estudiosos biblistas leigos e independentes das doutrinas religiosas bíblicas tradicionais, a reencarnação tem sido descoberta na Bíblia por eles, os quais passaram a divulgar várias passagens dela, pouco conhecidas, que sugestionam e mesmo comprovam a verdade da existência desse fenômeno, como hoje muitos a denominam.

E aqui nos lembramos de duas ideias estranhas. A primeira é que, se os espíritos são imortais, inteligentes e conhecem o nosso mundo no qual eles viveram e, geralmente, onde se encontram pessoas que eles muito amam, por que eles não poderem comunicar-se com seres desse nosso mundo terrestre? A segunda é que se os espíritos são imortais, por que só podem viver aqui uma só vez, apesar de todas as eternidades em que continuam vivendo? Ademais, eles criaram aqui raízes e afinidades com pessoas e coisas. Eles voltarem, pois, a viver aqui não seria mais normal do que eles terem vindo aqui, pela primeira vez, quando nada conheciam e nada tinham a ver com esse mundo físico? Deus é infinitamente mais inteligente do que nós e, por isso, possuidor de bom senso para criar um projeto de vida do espírito para poder viver na Terra apenas uma vez! Que significado teria isso? A fé não pode violentar a razão – disse São Tomás de Aquino -, ideia essa que vem ao encontro do pensamento de papas da atualidade.

E a reencarnação não nega a ressurreição, pelo contrário, confirma-a, pois ela segundo a Bíblia é do espírito e não do corpo: “Temos dois corpos, um espiritual e outro da Natureza, e ressuscita corpo espiritual.” (1 Coríntios 15: 44).

Elias veio no corpo de João Batista: “Eu, porém, vos declaro que Elias já veio, e não o reconheceram, antes fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também, o Filho do homem há de padecer nas mãos deles. Então os discípulos entenderam que Ele lhes falara a respeito de João Batista.” (São Mateus ‘17: 12 e 13). Claríssimo: os apóstolos entenderam que Jesus lhes disse que Elias já tinha vindo, e os apóstolos entenderam que o Elias de que Jesus lhes tinha falado era João Batista. Será que os discípulos estavam errados? Não, pois o Mestre dos mestres não os corrigiu. E Ele não pecou por omissão. Também, este colunista, com honra, entende como os discípulos que o Elias vindo era João Batista. E, para quem duvida dessa verdade, ou finge que duvida dela, eis outra confirmação: “Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.” (São Mateus 11: 13 e 14). 

Realmente, são verdades bíblicas a preexistência do espírito e a reencarnação, pois João Batista foi enviado (João 1: 6), logo ele já existia, como espírito de Elias, antes da concepção de seu novo corpo ao reencarnar!

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita