Especial

por Giovana Campos

Estudo sobre o perispírito ganha espaço em Pernambuco

A importância e necessidade de aprofundamento nos conhecimentos sobre o perispírito é uma realidade para todos que se debruçam sobre a doutrina codificada por Kardec. Vários estudiosos sobre o tema escrevem textos e livros, e graças à atitude de muitos centros espíritas espalhados pelo Brasil, grupos se reúnem para trocar ideias e saberes sobre esta porção de nossa constituição espiritual.

Em Pernambuco, o enfermeiro Eduardo Tavares Gomes, membro da Associação Médico-Espírita do Estado do Pernambuco (AMEEPE), conduz os estudos sobre o perispírito, e já há demanda para novas turmas.

Conversamos com ele sobre o assunto.

Como surgiu a ideia de fazer um grupo de estudos sobre o perispírito?

Aqui em Pernambuco, no nosso Movimento Espírita, uma personalidade de grande relevância iniciou essa proposta muitos anos atrás. Ernani Menezes era professor, pesquisador e trabalhador espírita, foi diretor do Instituto Espírita Allan Kardec e Lar Ceci Costa e manteve um curso sobre o perispírito por muito tempo, até quando adoeceu e desencarnou em janeiro de 2013. Ernani mantinha um curso mensal, com duração de um ano e meio aproximadamente. Cada semana, ele ministrava em uma casa espírita diferente o mesmo curso. Desde o seu desencarne, pensei várias vezes e cheguei a comentar com a Dra. Rozane, presidente da AMEEPE, que deveria buscar alguém que desse continuidade a esse trabalho. Ela, muito sábia, dizia que não tínhamos alguém disponível no perfil, que a AME, ainda jovem, já tinha muitos compromissos e que eu aguardasse para um futuro, que viria no momento certo. No MEDNESP 2017, no Rio, a inquietação pelo curso já estava maior e os espíritos orientaram que deveríamos nos comprometer a tirar a proposta do papel, a dar continuidade à proposta de Ernani – digo a proposta pois ao seu trabalho não me seria possível. Relutei por instantes, mas aquiesci, crendo que teria tempo para me preparar e acreditando inicialmente que seria para 2019 em diante. Contudo, eles foram taxativos que havia chegado a hora desse estudo e assim iniciamos os encontros em setembro do mesmo ano. A nossa AME não tinha um salão que comportasse um estudo maior e então procuramos uma casa espírita amiga da AME, a União Espírita A Caminho da Luz – UNILUZ, que nos abriu a porta de imediato. Tínhamos a esperança que fechássemos uma turma com uns 20 interessados, mas a demanda nos surpreendeu: foram quase 170 inscritos, os quais alocamos em duas turmas e iniciamos com fila de espera. Os voluntários da UNILUZ colaboraram com as inscrições e todo o trabalho de secretaria e a casa se preparou para receber o curso em todos os detalhes, com muito carinho. Iniciamos o curso Estudos do Perispírito com representantes de 14 centros da região metropolitana do Recife (PE), de seis cidades diferentes! Foi uma alegria ver que havia uma demanda reprimida a se interessar pelo estudo e por ser o primeiro curso da nossa AME a ter esse alcance. Uma alegria ver a continuidade da proposta do nosso Ernani Menezes!

Em que consistem as aulas?

As aulas são mensais e a turma recebe antes a lista de referências. Os temas vão desde o estudo dos fluidos, à evolução das formas na Terra e aquisição do automatismo, para depois chegarmos ao estudo do perispírito propriamente dito: conceito, natureza, funções, propriedades, centros de força e seu papel no passe, mediunidade, no nascimento e nos processos saúde-doença e morte-morrer. As referências são a Codificação Espírita e a Revista Espírita (fonte de muita informação e que nós espíritas ganharíamos muito se a consultássemos mais frequentemente), os trabalhadores da primeira hora do Espiritismo, como Léon Denis e Gabriel Delanne, as obras de André Luiz e Emmanuel, o trabalho de outros pesquisadores espíritas, como o dr. Zalmino Zimmerman, e de pesquisadores da AME, como Marlene Nobre e Décio Iandoli. Há muita referência espírita que faz uma revisão desses autores, assim como obras espiritualistas sobre o tema, em particular sobre os centros de força. Poucas obras compõem o material dos nossos encontros, apenas as que não discordam das referências seguras que citamos.

Quem são os maiores interessados no curso?

Os maiores interessados nos cursos são os trabalhadores espíritas e muitos dos que estão fazendo ou que recém concluíram os cursos regulares ofertados em suas casas espíritas. Como o público é espírita, o nosso cuidado é em traduzir a pesquisa espírita ou não que constrói essa gama de conhecimento sobre o tema, tornando-a acessível. Fazemos referência aos estudos e pesquisas recentes, assim como a proposições que estamos em via de encontrar comprovação no campo da ciência, mas que foram reveladas pelos espíritos acerca das relações entre perispírito e corpo, na genética e na maquinaria celular, impactando na fisiologia de todo o organismo e exprimindo o estado vibracional do espírito, seu histórico e integralidade.

O curso é realizado apenas em Recife? Há previsão de o estender, via internet, para outras localidades?

Atualmente, estamos com o curso apenas em Recife. Contudo, há um projeto da UNILUZ para que se consiga transmitir as palestras ao vivo. Quando o projeto se concretizar, talvez nos abra caminho para o curso a distância também. Contudo, se algum interessado tiver interesse em iniciar um estudo como o nosso, basta entrar em contato com a gente e lhe enviaremos roteiro e referências. Eis nosso contato:
pesquisaameepe@gmail.com


 

  

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita