Cartas

Ano 11 - N° 537 - 8 de Outubro de 2017

De: Ismael Tavares Richa (Goiânia, GO)

Sexta-feira, 29 de setembro de 2017 às 10:17:19

Expiação e Provas é diferente de Provas e Expiação. A Terra é um mundo de Expiação e Provas. Característica da maioria de seus habitantes e não Provas e Expiação.

Ismael


Resposta do Editor
:

Geralmente, tanto em matemática quanto em português, a ordem dos fatores não altera o resultado. Tanto faz dizer que a Terra é um mundo de expiação e provas – quanto um mundo de provas e expiação.

As duas formas o leitor encontra na obra O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec:

- No cap. III, item 4:

“A Terra pertence à categoria dos mundos de expiação e provas, razão por que aí vive o homem a braços com tantas misérias.”

- No cap. V, item 20:

“Neste mundo, por mais que faça, cada um tem a sua parte de labor e de miséria, sua cota de sofrimentos e de decepções, donde facilmente se chega à conclusão de que a Terra é lugar de provas e de expiações.”

 

De: Luiz Paulo Lopes Pinto (São José dos Campos, SP)

Terça-feira, 3 de outubro de 2017 às 17:24:14

Prezados Srs.

Se entendi direito, não há animais no plano espiritual. (L.M., cap. XXV, item 283, pergunta, 36ª.) Como explicar os animais descritos em vários livros da obra de André Luiz? (Vide, por exemplo, o capítulo 5 do livro Ação e Reação)

Um abraço.

Luiz Paulo


Resposta do Editor
:

A pergunta formulada pelo leitor é o tema da seção O Espiritismo responde publicada nesta edição. Para acessá-la, clique aqui

 

De: Najla Mara Lino de Carvalho (Juiz de Fora, MG)

Terça-feira, 3 de outubro de 2017 às 16:57:55

Frequento o IDE KARDEC, sou médium e gostaria de saber o endereço do galpão Chico Monteiro na cidade Rio Novo-MG e telefone para marcar consulta.

Obrigada.

Najla Mara


Resposta do Editor
:

Estando na cidade de Rio Novo, basta perguntar no centro da cidade onde fica a Organização Paracientífica Dr. Fritz, situada no bairro Mangueiras, onde é realizado o atendimento. Existem placas indicativas que orientam as pessoas.

Para obter outras informações e marcar a data do atendimento, basta acessar o website da instituição, clicando neste link

 

De: Cartas de Fátima (Rio de Janeiro, RJ)

Terça-feira, 3 de outubro de 2017 às 13:08

Assunto: Programa “Papo do Bem”

O fundador e idealizador do grupo Cartas de Fátima, Fernando Ben, estreia nesta quarta-feira (04) o programa “Papo do Bem” na Rádio Boa Nova.

O médium, que percebeu suas faculdades mediúnicas ainda na adolescência, irá apresentar um programa que tem como objetivo analisar assuntos da atualidade e de interesse público e espiritual através da ótica espírita. Além de contar sempre com estudiosos do Espiritismo debatendo o tema do programa e respondendo as dúvidas dos ouvintes.

Fernando Bem, que nasceu em Olinda, Pernambuco, se doou como médium em algumas instituições, porém, depois de anos exercendo sua mediunidade de psicografia e a pedido de sua mentora Fátima, começou os trabalhos de cartas psicografadas em reuniões públicas.

Atualmente, Fernando viaja o Brasil semeando um pouco de amor e esperança nos corações. Sua atividade é mediúnica e gratuita.

Sintonize toda quarta-feira, às 14h, o programa Papo do Bem!

Saiba as frequências da Rádio Boa Nova Rádio

Boa Nova, Grande São Paulo – 1450 AM

Rádio Boa Nova, Sorocaba e Região – 1080 AM

Rádio Mococa, São Paulo e Minas Gerais – 1160 AM

Veja como sintonizar em ondas FM

Argentina – Santo Tomé – 92,1 FM

Paraguai – Rádio Nueva Era – 97,5 FM

Ouça também pelo site: www.radioboanova.com.br

Cartas de Fátima

 

De: Centro Espírita Allan Kardec (Campinas, SP)

Terça-feira, 3 de outubro de 2017 às 09:00

Assunto: Campinas sedia 10º Festival do Livro do Centro Espírita Allan Kardec

O Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), de Campinas, promove, no dia 7 de outubro, o tradicional Festival do Livro Espírita. Em sua décima edição e com o tema “Ler para conhecer, estudar para transformar”, o evento traz mais de 1.800 títulos divididos entre livros, CDs e DVDs com até 60% de desconto.

A grande atração dessa edição é a banca de saldão com promoções bem atrativas, e as oficinas com grandes nomes já confirmados, como Régis de Morais, que vai abordar o tema “Sexo e Sexualidade na Visão Espírita”, Orson Peter Carrara, com o tema “Preparando-se para uma Vida de Paz”, Lincoln Vieira Tavares, que vai falar sobre a “Casa Espírita” e muitos outros. Serão no total oito oficinas que acontecerão ao longo do dia.

Entre os objetivos do festival estão a divulgação da doutrina espírita, promoção do encontro entre trabalhadores e frequentadores do CEAK e de outras casas espíritas, visando fortalecer o movimento espírita, além de incentivar o trabalho voluntário e, assim, desenvolver o espírito de equipe e de solidariedade.

Haverá programação especial para as crianças, sorteios de brindes, praça de alimentação e o espaço “Café Literário”, destinado para uma pausa e encontros com os amigos.

Os resultados obtidos com a venda dos produtos serão destinados às obras assistenciais do CEAK e seus departamentos. O evento é bienal, sua última edição aconteceu em 2015, atraiu mais de 3 mil pessoas e atingiu a marca de 8 mil exemplares vendidos.

A décima edição do festival do livro espírita acontece das 9h às 18h, no ginásio de esportes do Educandário Eurípedes, anexo à Panificadora Bambini, no bairro Vila Nova. A entrada é franca e haverá estacionamento gratuito no local.

Mais informações: (19) 2514-8763 ou www.ceak.org.br/festivaldolivro

Centro Espírita Allan Kardec (CEAK)

 

De: IEEAK – Instituto de Estudos Espíritas “Allan Kardec” (Mirassol, SP)

Segunda-feira, 2 de outubro de 2017 às 11:46

Aos amigos da lide espírita.

Em anexo, nosso Informativo Espírita Mensal, referente a Outubro/17, para nosso deleite quanto às curtas, mas boas informações que nos fazem reflexionar quanto à vida.

Repassem, por favor, aos teus contatos, para que cumpramos a sugestão do Espírito Emmanuel, sobre a caridade que podemos fazer para com a Doutrina Espírita, na sua divulgação...

Abraços fraternos,

Sérgio Bernardi

IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec"

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)

Quinta-feira, 28 de setembro de 2017 às 07:17

Assunto: Perispírito

O que seria esse perispírito para nós que ainda necessitamos de um corpo físico? Para que possamos compreender em linhas gerais, trata-se do intermediador entre o espírito propriamente dito e o corpo físico. É do primeiro que o segundo pensa, fala, executa suas vontades. Muitos até dizem que “a carne é fraca”, mas devemos convir que o espírito, sim, é que é fraco refletindo no corpo físico aquilo que ele é.

Para elucidar um pouco mais profundo esse tema, vamos ler o que o Instrutor Jerônimo disse a André Luiz no livro “Obreiros da Vida Eterna”, pela mediunidade de Chico Xavier: “O perispírito, formado à base de matéria rarefeita, mobiliza igualmente trilhões de unidades unicelulares da nossa esfera de ação – ou seja – nos planos espirituais – que abandonam o campo físico saturadas da vitalidade que lhe é peculiar”. Como podemos observar o perispírito sendo constituído de matéria rarefeita também é matéria. Sendo assim, ele retrata as enfermidades que o espírito tinha quando preso a um corpo físico, e que traz, assim, para o plano consecutivo todas as moléstias e desequilíbrios alimentados.

Por isso é que hoje sabemos que o perispírito adoece, quando André Luiz, em seu livro “Nosso Lar”, contou-nos a sua situação por nove anos no Umbral. Como vemos também na situação daqueles que tiram a própria vida, passando horrores inimagináveis, acreditando que com a morte tudo termina. Ao contrário desses que assim pensam, os conflitos serão bem maiores e as consequências mais drásticas.

Podemos elucidar aqui também a situação dos viciados em drogas. Esses espíritos acabam tanto com o corpo físico, o que refletirá no seu perispírito, de modo que, com a chegada da morte, essa inquietação transfere-se para o Além-túmulo.

Por isso, não está longe de aparecer na Terra, no ramo da medicina, um estudo mais aprofundado de médicos responsáveis pela ciência perispiritual. Muitos métodos serão extintos com essa nova especialidade.

Completando meu raciocínio, quanto mais maltratarmos o corpo físico com excessos e carências de vulto, mais complicaremos nosso estado quando viermos a desencarnar. Mesmo reconhecendo que Deus nos criou simples e ignorantes, ou seja, iguais, no decorrer da jornada evolutiva, cada espírito será aquilo que, até então, adquiriu, assimilou e praticou no seu próprio aperfeiçoamento espiritual. Segundo o instrutor citado acima: “Daí as atividades complexas do caminho evolutivo, as diferenciações inumeráveis, a multiplicidade das posições, as escalas da possibilidade e os graus da inteligência nos variados planos da vida”. Como podemos observar, muito teremos que caminhar para compreendermos os desígnios de Deus e praticarmos suas Leis.

Fui claro, Leitor Amigo?

Aécio César

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita