O Espiritismo responde

por Astolfo O. de Oliveira Filho

Em mensagem publicada na seção de Cartas desta edição, o leitor Luiz Paulo Lopes Pinto, de São José dos Campos (SP), escreveu:


Se entendi direito, não há animais no plano espiritual. (L.M., cap. XXV, item 283, pergunta, 36ª.) Como explicar os animais descritos em vários livros da obra de André Luiz? (Vide, por exemplo, o capítulo 5 do livro Ação e Reação)


A questão proposta, que já foi examinada oportunamente em diversas edições nesta revista, parte do princípio de que a revelação espírita se resume tão somente ao que Allan Kardec consignou em suas obras. Tudo o que nos veio por meio de outros Espíritos e outros médiuns, ou mesmo como resultado das pesquisas psíquicas, não pode ser incorporado ao conjunto dos ensinos espíritas.

Ora, não é essa a proposta que o próprio Codificador consignou em sua última obra. Vejamos:


Um último caráter da revelação espírita, a ressaltar das condições mesmas em que ela se produz, é que, apoiando-se em fatos, tem que ser, e não pode deixar de ser, essencialmente progressiva, como todas as ciências de observação. Pela sua substância, alia-se à Ciência que, sendo a exposição das leis da Natureza, com relação a certa ordem de fatos, não pode ser contrária às leis de Deus, autor daquelas leis. As descobertas que a Ciência realiza, longe de o rebaixarem, glorificam a Deus; unicamente destroem o que os homens edificaram sobre as falsas ideias que formaram de Deus.

O Espiritismo, pois, não estabelece como princípio absoluto senão o que se acha evidentemente demonstrado, ou o que ressalta logicamente da observação. Entendendo com todos os ramos da economia social, aos quais dá o apoio das suas próprias descobertas, assimilará sempre todas as doutrinas progressivas, de qualquer ordem que sejam, desde que hajam assumido o estado de verdades práticas e abandonado o domínio da utopia, sem o que ele se suicidaria. Deixando de ser o que é, mentiria à sua origem e ao seu fim providencial. Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará. (A Gênese, cap. I, item 55.)


Allan Kardec não somente propôs como cumpriu, no curso de suas próprias pesquisas, o procedimento sugerido, quando reexaminou, primeiro na Revista Espírita, depois na obra A Gênese, o tema “possessão”, fenômeno por ele rejeitado sumariamente em duas obras: O Livro dos Espíritos, questão 474, e O Livro dos Médiuns, cap. XXIII, n. 241.

Fruto de novas observações que fez a respeito das manifestações espíritas, o Codificador, retificando o equívoco cometido, escreveu então:


47. Na obsessão, o Espírito atua exteriormente, com a ajuda do seu perispírito, que ele identifica com o do encarnado, ficando este afinal enlaçado por uma como teia e constrangido a proceder contra a sua vontade. Na possessão, em vez de agir exteriormente, o Espírito atuante se substitui, por assim dizer, ao Espírito encarnado; toma-lhe o corpo para domicílio, sem que este, no entanto, seja abandonado pelo seu dono, pois que isso só se pode dar pela morte. A possessão, conseguintemente, é sempre temporária e intermitente, porque um Espírito desencarnado não pode tomar definitivamente o lugar de um encarnado, pela razão de que a união molecular do perispírito e do corpo só se pode operar no momento da concepção. (Cap. XI, nº 18.) De posse momentânea do corpo do encarnado, o Espírito se serve dele como se seu próprio fora: fala pela sua boca, vê pelos seus olhos, opera com seus braços, conforme o faria se estivesse vivo. Não é como na mediunidade falante, em que o Espírito encarnado fala transmitindo o pensamento de um desencarnado; no caso da possessão é mesmo o último que fala e obra; quem o haja conhecido em vida, reconhece-lhe a linguagem, a voz, os gestos e até a expressão da fisionomia.

48. Na obsessão há sempre um Espírito malfeitor. Na possessão pode tratar-se de um Espírito bom que queira falar e que, para causar maior impressão nos ouvintes, toma do corpo de um encarnado, que voluntariamente lho empresta, como emprestaria seu fato a outro encarnado. Isso se verifica sem qualquer perturbação ou incômodo, durante o tempo em que o Espírito encarnado se acha em liberdade, como no estado de emancipação, conservando-se este último ao lado do seu substituto para ouvi-lo. Quando é mau o Espírito possessor, as coisas se passam de outro modo. Ele não toma moderadamente o corpo do encarnado, arrebata-o, se este não possui bastante força moral para lhe resistir. Fá-lo por maldade para com este, a quem tortura e martiriza de todas as formas, indo ao extremo de tentar exterminá-lo, já por estrangulação, já atirando-o ao fogo ou a outros lugares perigosos. Servindo-se dos órgãos e dos membros do infeliz paciente, blasfema, injuria e maltrata os que o cercam; entrega-se a excentricidades e a atos que apresentam todos os caracteres da loucura furiosa. (A Gênese, cap. XIV, itens 47 e 48.)


No tocante ao ponto fundamental da mensagem enviada pelo leitor, afirmamos que há, sim, algumas espécies animais no plano espiritual. Embora a quase totalidade deles reencarne quase de imediato, alguns permanecem – com seu corpo espiritual – no plano extrafísico, onde desenvolvem tarefas adequadas à experiência que adquiriram.

Nesse sentido, os relatos são muitos e feitos por pessoas idôneas e capacitadas.

A professora Irvênia Prada tratou do assunto no artigo “Os animais têm alma e são também seres em evolução”, publicado na edição n. 9 de nossa revista. Para acessar o artigo, clique aqui

O artigo citado fundamenta-se em fatos. Um deles foi extraído do livro "Testemunhos de Chico Xavier", de Suely Caldas Schubert, em que se lê o seguinte depoimento de Chico: "Em 1939, o meu irmão José deixou-me um desses amigos fiéis (um cão). Chamava-se Lorde e fez-se meu companheiro... Em 1945, depois de longa enfermidade, veio a falecer. Mas, no último instante, vi o Espírito de meu irmão aproximar-se e arrebatá-lo ao corpo inerte e, durante alguns meses, quando o José, em Espírito, vinha ter comigo, era sempre acompanhado por ele... A vida é uma luz que se alarga para todos..."

Na Revista Espírita de maio de 1865, o próprio Codificador publicou uma carta de um correspondente radicado em Dieppe, o qual alude à manifestação da cadelinha Mika, então desencarnada, fato esse que foi percebido pelo autor do relato, por sua mulher e por uma filha que dormia no quarto ao lado. Aludindo ao assunto em uma comunicação mediúnica dada na noite de 21 de abril de 1865, por intermédio do médium Sr. E. Vézy, publicada no mesmo número da Revista Espírita, um Espírito disse textualmente que a manifestação relatada podia, sim, ocorrer, embora fosse passageira.

O pesquisador espírita Ernesto Bozzano, autor do livro Animali e manifestazioni metapsichici, de 1923, muitos anos antes do surgimento das obras de André Luiz, relata vários casos de almas de animais que foram vistas ou ouvidas por uma ou mais pessoas, valendo ressaltar que o Padre Germano, personagem principal do clássico Memórias do Padre Germano, sempre se apresentou, tanto para Chico Xavier quanto para Divaldo Franco, acompanhado de seu fiel amigo Sultão.

Divaldo Franco em uma entrevista publicada na edição 51 desta revista, declarou: “Pessoalmente, já tive diversas experiências com animais, especialmente cães desencarnados, que permanecem na erraticidade desde há algum tempo”. Para acessar a entrevista, clique neste link

Em 1918, no cap. 6 do seu livro Espiritismo para crianças, Cairbar Schutel escreveu: “Então existem lá casas, árvores, flores, parques, animais? E por que não? Depois que lá chegarmos veremos tudo isso, e, na proporção do nosso adiantamento, encontraremos, além dessas esferas, outros mundos ainda mais aperfeiçoados e rarefeitos”.

Verifica-se, por todo o exposto, que as informações contidas nas obras de André Luiz não são descrições delirantes, pois descrevem tão somente o que em várias partes do mundo pôde ser observado, ou seja, que existem, sim, animais desencarnados no plano espiritual, embora sua reencarnação “quase imediata” constitua a regra na quase totalidade dos casos.
  
 


 
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