Cartas

Ano 11 - N° 526 - 23 de Julho de 2017

De: Sila A. (Londrina, PR)

Quinta-feira, 13 de julho de 2017 às 13:00:50
Boa tarde. Tenho uma sobrinha de 4 anos que sempre diz que tem crianças perto dela e que falam com ela. Como devemos lidar com isto?

Sila


Resposta do Editor
:

A vidência em crianças é muito mais comum do que se pensa e deve ser tratada naturalmente, sem ligar-se ao fato nenhuma surpresa. Trata-se de uma ocorrência cuja frequência costuma reduzir-se com o passar dos anos. Se as visões provocarem algum medo, aí sim será importante levá-la ao centro espírita para que receba passes.

 

De: Viviane Balen (Chapecó, SC)

Segunda-feira, 17 de julho de 2017 às 15:01:31
Olá, minha dúvida é a seguinte:
O princípio inteligente vai evoluindo através das diversas formas de vida até chegar no ser humano. No livro Evolução em Dois Mundos, André Luiz afirma: "... não podemos circunscrever-lhe a experiência ao plano físico simplesmente considerado, porquanto, através do nascimento e morte da forma, sofre constantes modificações nos dois planos em que se manifesta, razão pela qual variados elos da evolução fogem à pesquisa dos naturalistas, por representarem estágios da consciência fragmentária fora do campo carnal propriamente dito, nas regiões extrafísicas, em que essa mesma consciência incompleta prossegue elaborando o seu veículo sutil..."
O que ele quer dizer com variados elos da evolução que fogem à pesquisa dos naturalistas e estágios da consciência fragmentária fora do campo carnal? 
Entendi que o processo de evolução do princípio inteligente para Espírito propriamente dito se finaliza fora do corpo físico e que isso tem algo a ver com o "elo perdido" de que fala a ciência positivista. É isso?
Desde já agradeço. 

Viviane


Resposta do Editor
:

Dois autores focalizam o tema levantado pela leitora. André Luiz a ele se refere no livro Evolução em Dois Mundos, 1ª Parte, cap. 3, em que é taxativo ao afirmar que o princípio inteligente “sofre constantes modificações nos dois planos em que se manifesta, razão pela qual variados elos da evolução fogem à pesquisa dos naturalistas, por representarem estágios da consciência fragmentária fora do campo carnal  propriamente dito, nas regiões  extrafísicas, em que essa mesma  consciência incompleta prossegue elaborando o seu veículo sutil, então classificado como protoforma humana, correspondente ao grau evolutivo em que se encontra”.

O outro autor que a isso se refere é Emmanuel, no livro A Caminho da Luz, cap. II, em que ele nos fala do trabalho que as Entidades espirituais tiveram nesse processo.

Escreveu Emmanuel: “Os trabalhadores do Cristo, como os alquimistas que estudam a combinação das substâncias, na retorta de acuradas observações, analisavam, igualmente, a combinação prodigiosa dos complexos celulares, cuja formação eles próprios haviam delineado, executando, com as suas experiências, uma justa aferição de valores, prevendo todas as possibilidades e necessidades do porvir. Todas as arestas foram eliminadas. Aplainaram-se dificuldades e realizaram-se novas conquistas. A máquina celular foi aperfeiçoada, no limite do possível, em face das leis físicas do globo. Os tipos adequados à Terra foram consumados em todos os reinos da Natureza, eliminando-se os frutos teratológicos e estranhos, do laboratório de suas perseverantes experiências. A prova da intervenção das forças espirituais, nesse vasto campo de operações, é que, enquanto o escorpião, gêmeo dos crustáceos marinhos, conserva até hoje, de modo geral, a forma primitiva, os animais monstruosos das épocas remotas, que lhe foram posteriores, desapareceram para sempre da fauna terrestre, guardando os museus do mundo as interessantes reminiscências de suas formas atormentadas”.

Sobre a intervenção das forças espirituais nesse processo, sugerimos à leitora que leia o texto “A Teoria do Design Inteligente e o Espiritismo”, publicado na edição 248 desta revista. Para acessá-lo, clique aqui

 

De: Luis Otávio Guimarães (Viçosa, MG)

Segunda-feira, 17 de julho de 2017 às 15:50:47
Caríssimos:
Tenho observado que a partir do número 517 o site apresenta um formato com letras muito grandes. Seu layout foi modificado. Não é possível adotar novamente o formato utilizado até o número 516? Ao ensejo, parabenizo aos idealizadores de O CONSOLADOR pelo belo e sério trabalho de divulgação da Doutrina Espírita.

Luis Otávio


Resposta do Editor
:

Há um recurso que permite reduzir com um toque as páginas conectadas à Web (websites, blogs, facebook, e-mails etc.): basta pressionar a tecla Ctrl e, em seguida, a tecla de menos (-). Com essa medida, a revista O CONSOLADOR passa a ter o tamanho desejado pelo leitor, cuja ampliação foi feita para atender os que leem nossa revista por meio de smartphone. A explicação desse fato foi dada em nossa edição 519, na seção O Espiritismo responde, que o leitor pode ler clicando aqui

 

De: Airton Azevedo (Blumenau, SC)

Quarta-feira, 12 de julho de 2017 às 17:36:31
Meu irmão, meu amigo, que a paz do nosso Divino Mestre esteja conosco.

Esta semana, fiquei sem resposta para um contestador do Espiritismo. Explico: ele perguntou-me a respeito da situação do planeta atual e o que o Espiritismo tinha para explicar?

Comentei da chegada de espíritos mais elevados moralmente, que estavam chegando e que os mais inferiores estavam deixando o planeta, assim como aconteceu com a Terra no seu início.

Então veio a pergunta: O passado demonstra que vieram espíritos elevados com alto conhecimento e pouca moral; por que esses espíritos, com alto conhecimento, foram retirados da Terra e só agora a Terra está recebendo outros com grande conhecimento, como tiveram os incas, astecas, egípcios etc.?

Diz ele que acha uma incoerência trazerem uns com grande conhecimento, e depois desaparecer todo esse conhecimento. O que o Espiritismo tem a dizer sobre esses espíritos que estiveram encarnados e desapareceram deixando-nos sem o conhecimento que tinham?

Fiquei sem resposta. Podem me ajudar? 

Airton


Resposta do Editor
:

Seria interessante que o leitor e o colega contestador lessem, primeiro, o livro A Caminho da Luz, de Emmanuel, em que é esmiuçada a grande influência na parte intelectual que os exilados de Capela trouxeram ao planeta. Essa influência até hoje produz resultados. Quando parte dos exilados voltou à antiga morada, sua contribuição já nos havia sido dada, e não foi retirada pelo fato de terem eles regressado. O desenvolvimento científico e tecnológico que conhecemos é fruto das sementes por ele semeadas, seja no antigo Egito, seja na Grécia, no mundo árabe, na civilização judaica. Ocorre ainda que a Terra recebe continuamente habitantes de outros orbes, como Santo Agostinho observou em uma mensagem que os interessados encontram no cap. III, item 14 d´O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec.

 

De: Reginaldo Luciano Ferreira da Silva (Taquaritinga, SP)

Terça-feira, 18 de julho de 2017 às 00:58:40
Os livros de Chico não estão mais disponíveis para downloads?

Reginaldo


Resposta do Editor
:

Os livros constantes de nossa Biblioteca Virtual continuam disponíveis, sim, para download gratuito, exceto os publicados por uma única editora.

 

De: Rogério Mattos (Rio de Janeiro, RJ)

Quarta-feira, 19 de julho de 2017 às 07:21:27
Bom dia. Gostaria de saber se vocês aceitam artigos de autores externos, que não escrevam regularmente para a revista. Seria um prazer submeter algum de meus textos para a avaliação de vocês.
Caso afirmativo, quais limites de páginas ou caracteres que costumam aceitar?
Muito obrigado.

Rogério


Resposta do Editor
:

Esta revista aceita, sim, artigos dos amigos espíritas que queiram manifestar-se sobre temas de interesse do leitor. Eles devem ser enviados à Direção de Redação valendo-se deste endereço: aoofilho@gmail.com

 

De: Alfredo Zavatte Filho (Botucatu, SP)

Quarta-feira, 19 de julho de 2017 às 13:13:36

Gostaria de saber se há possibilidade de receber a revista online e para o Centro que frequento: Centro Espirita Caminho da Luz. Rua Curuzu-13- Centro- Botucatu/SP - CEP: 18.600-060.

Grato.

Abraço fraterno.

Alfredo 


Resposta do Editor
:

Esta revista tem periodicidade semanal, ou seja, em todos os sábados, à tarde, é postada a edição seguinte. Não há como recebê-la por e-mail. Não mais adotamos esse processo, cabendo ao leitor a tarefa de acessá-la, um procedimento simples e gratuito. Para isso, clique aqui

 

De: Carmen Salas (Parelheiros, SP)

Sábado, 15 de julho de 2017 às 11:54:52

Gostaria de ver publicações sobre ajuda a animais abandonados.

Carmen

 

De: Adauto Elias Moreira (Paraguaçu Paulista, SP)

Quinta-feira, 13 de julho de 2017 às 12:19:47
Gostaria de saber como faço para ter acesso mensal à revista O CONSOLADOR.

Muita paz.

Adauto


Resposta do Editor
:

Esta revista não é mensal, é semanal. Em todos os sábados, à tarde, é postada a edição seguinte. O acesso à revista é simples, gratuito e não exige senha. Para acessá-la, clique neste link

 

De: Sandro Serratine (Presidente Venceslau, SP)

Sexta-feira, 14 de julho de 2017 às 14:33:34
Como receber atualização por e-mail?

Sandro


Resposta do Editor
:

Esta revista tem periodicidade semanal, ou seja, em todos os sábados, à tarde, é postada a edição seguinte. Não há como recebê-la por e-mail. Não mais adotamos esse processo, cabendo ao leitor a tarefa de acessá-la, um procedimento simples e gratuito. Para isso, clique aqui

 

De: Erika Silveira (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 17 de julho de 2017 às 09:46:23

Bom dia.
Pedimos que nos ajudem na divulgação da campanha abaixo descrita:

Campanha Distribuirá Livros Espíritas em Hospitais, Presídios, Cracolândias e Outros Pontos 

A partir de 17 de julho a FEAL- Fundação Espírita André Luiz lança a Campanha Espiritoteca- Entregue Páginas de Luz. 
A campanha visa atender ao chamamento de Jesus quando no Evangelho de Mateus nos disse "Vós Sois a Luz do Mundo". E nada melhor do que atender a esse chamamento do Cristo iluminando mentes através dos livros espíritas. Serão 20 mil livros Espiritas distribuídos em locais de sofrimento, como hospitais, presídios, cracolândias e outros pontos da cidade de São Paulo e Guarulhos. A campanha é tão ousada que vai inclusive contribuir com a criação de bibliotecas em casas espíritas, oferecendo ao público a possibilidade de iluminação e a paz interior.
Para formar essa grande corrente do bem, a FEAL oferta oportunidade àqueles que desejam ser luz a iluminar outras mentes. Os apoiadores podem doar a partir de R$ 12,00 e fazer parte da campanha. Os livros serão entregues nesses pontos por "padrinhos", entre eles, comunicadores da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior como: Adão Nonato, William Sanches e João Lourenço.
A tabela de valores que poderão ser doados e a estimativa de pessoas alcançadas com a ação pode ser consulta da no site da Loja Virtual Mundo Maior, e o melhor, todos que aceitarem o chamamento de luz vão receber recompensas de acordo com a quantidade de mentes que iluminarem, podem ser agradecimentos, mensagens personalizadas com o nome do doador e até mesmo a oportunidade de fazer a entrega dos livros junto com um dos padrinhos da campanha! 
Para participar: www.mundomaior.com.br

Atenciosamente

Erika Silveira  

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita