O Espiritismo responde

por Astolfo O. de Oliveira Filho

Em mensagem publicada nesta edição, na seção de Cartas, o leitor Paulo Medeiros, de Recife (PE), escreveu-nos: 

Mudaram a diagramação do site do "O Consolador"?

As letras estão enormes.

Preferia a anterior. 

Pessoalmente falando, também preferíamos o formato anterior, que foi utilizado nos dez primeiros anos de nossa revista.

Se estivéssemos falando de um quadro a ser afixado numa parede, o formato anterior ganharia de goleada. Mas não estamos falando de um quadro, e sim de uma revista, de um periódico formado basicamente por textos, não por imagens, e cuja leitura deve ser a mais confortável possível para quem a utiliza com o objetivo de se esclarecer com os ensinamentos espíritas.

Na Carta ao leitor da edição 517 foi explicado o motivo da mudança. Voltamos ao assunto, em atenção a um leitor, na edição 518, na seção de Cartas, em que reafirmamos que o novo visual da revista tem como principal objetivo adaptá-la às exigências de nosso público leitor, do qual cerca de 70% acessa o periódico por meio de smartphone.

Com exceção de dois leitores, a mudança foi bem aceita por todos, visto que facilita a leitura por parte de quem tem dificuldades visuais e, sobretudo, pelos que utilizam dispositivos de acesso à internet diferentes do chamado desktop, termo inglês que designa, entre outras coisas, um tipo de microcomputador que se usa em uma mesa e é muito comum em escritórios e em casa.

Dez anos atrás, quando esta revista surgiu, o microcomputador de mesa era o dispositivo usado por quase todos os leitores. Anos depois entrou em cena o notebook e mais recentemente vimos o surgimento dos tablets e dos smartphones.

Quem usa o desktop geralmente se vale de uma tela grande, superior a 20 polegadas e, muitas vezes, até maior, como é o nosso caso (42 polegadas).

Os tablets que existem no mercado têm entre 7 e 9,7 polegadas. Já os smartphones, que são o dispositivo mais usado dentre os nossos leitores, apresentam uma tela ainda menor – entre 4,7 polegadas (iPhone 7) e 6,2 polegadas (Samsung Galaxy).

Pode ser que existam smartphones com tela um pouco maior, mas, com certeza, não chegam a ultrapassar a tela de um tablet.

Para os que utilizam o microcom-putador de mesa e, por isso, acham que as letras estão muito grandes, existe um recurso que permite reduzir com facilidade, a um simples toque, o tamanho da página a ser lida. Basta para isso pressionar a tecla Ctrl e, em seguida, a tecla indicativa do sinal de menos (-). Depois, para reverter a ação, basta repeti-la pressionando então a tecla indicativa do sinal de mais (+). É exatamente isso que fazemos.

Esperamos que estas explicações atendam à curiosidade de todos os que nos honram com sua preferência.
 


 
Para esclarecer suas dúvidas, preencha e envie o formulário abaixo.
 

Nome:

E-mail:

Cidade e Estado:

Pergunta:




Sua pergunta será respondida em uma
de nossas futuras edições.

 

 

     
     
 

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita