WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 11 - N° 515 - 7 de Maio de 2017

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: João P. (Londrina, PR)
Segunda-feira, 1º de maio de 2017 às 11:51:07
Amigos, bom dia!
Como o Espiritismo tem explicado o jogo "baleia azul"? Trata-se de uma modalidade de obsessão? Quais orientações profiláticas podemos repassar às pessoas sobre isso?
João P. 

Resposta do Editor: 

Não conhecemos nenhuma mensagem espírita a respeito do assunto, que mais nos parece um modismo que tem levado muitos jovens, crianças e até adultos a uma espécie de auto-obsessão, que é, como sabemos, a modalidade mais comum de obsessão, em que não há um Espírito obsidiando, mas sim é a própria pessoa que se envolve em um processo em que é, ao mesmo tempo, agente e vítima. Os casos de suicídio que têm sido associados a esse modismo parecem sugerir que as pessoas já tinham, talvez sem que soubessem, tendência para o autoextermínio, o que pode ser, inegavelmente, ampliado pelos desafios ligados ao jogo, cujos malefícios preocupam o mundo todo, não apenas os brasileiros.
 

 

De: Ailton E. (Salvador, BA)
Terça-feira, 2 de maio de 2017 às 14:36:32
Assunto: Especial 486 - Paulo Freire e o Espiritismo
Amigo, trago em mim a angústia de perceber que esses espíritos de atitudes grandiosas na Terra não se comunicam. Tem médium recebendo cantores e atrizes da Rede Globo nos centros espíritas do Brasil. Os cientistas, os humanistas, os educadores... Esses parecem desaparecer no espaço quando desencarnam. Pelo menos no meio espírita (que se diz científico) parece-me que não há espaço (ou condições) para que esses espíritos continuem tocando as nossas consciências. Onde estão os que fizeram descobertas sobre a nossa psicologia? Onde estão os que arrastaram multidões rumo a patamares mais elevados de justiça? Onde estão os que ensinaram a sonhar com a harmonia verdadeira? Porque só se fala de religião? E a filosofia? E a ciência que esses espíritos carregam em suas experiências?
Se essa comunicação não acontece por não ser importante, então não teríamos que pelo saber o motivo da não importância (quando dizemos que é tudo muito importante)?
Irmão, isso tem me perturbado. Você teria uma palavra acerca desse "vácuo"?Agradeço!
Ailton 

Resposta do Editor:

É verdade o que diz o leitor na mensagem acima, embora ocasionalmente grandes vultos da cultura e da política brasileira já se tenham manifestado, como pode ser visto no livro Falando à Terra, obra mediúnica psicografada por Chico Xavier, que nos apresenta mensagens de vultos importantes como Rui Barbosa e outros. A causa da pouca frequência dessas comunicações escapa-nos, no entanto, ao entendimento.
 

 

De: Francisca Alves de Albuquerque Fogassa (Manaus, AM)
Sábado, 29 de abril de 2017 às 20:11:46
Tenho uma intuição muito aguçada. Gostaria de saber se me enquadro na margem espírita de mediunidade.
Francisca 

Resposta do Editor: 

Sobre o tema intuição já publicamos nesta revista algumas matérias, que sugerimos sejam lidas pela leitora:

O Espiritismo responde - http://www.oconsolador.com.br/ano6/265/oespiritismoresponde.html

Mediunidade intuitiva -
http://www.oconsolador.com.br/42/jader_sampaio.html

O Espiritismo responde - http://www.oconsolador.com.br/ano4/188/oespiritismoresponde.html
 

 

De: Dayanne Aparecida (Montes Claros, MG)
Terça-feira, 2 de maio de 2017 às 15:19:55
Tenho muitos sonhos e sempre o que eu sonho acontece. Posso ser médium ou não? Gostaria muito de conversar com alguém que me esclarecesse isso. Outra pergunta:
Gostaria de saber qual o risco que tenho ao pagar para tirar da minha vida maus espíritos,  sendo que esse dom foi dado por Deus e não devia ser cobrado?
Obrigada.
Dayanne 

Resposta do Editor: 

Na própria mensagem a leitora já respondeu ao que nos pergunta: - Ela pode ser médium ou não ser. Para melhor compreender o assunto é interessante buscar atendimento e orientação numa casa espírita. Eis o link da União Espírita Mineira, órgão que coordena o movimento espírita em Minas Gerais, em que a leitora poderá informar-se sobre os centros espíritas existentes em sua cidade: https://www.uemmg.org.br/

Sobre a segunda pergunta, a leitora também está certa: nenhum médium deve cobrar pelo exercício de uma faculdade que recebeu de graça. Obviamente, se estivermos diante de um médium que cobra por esse serviço, o melhor é procurar outro médium que não faça da mediunidade um meio de vida.
 

 

De: Heloiza Ramos de Oliveira Fernandes (Nova Iguaçu, RJ)
Quarta-feira, 3 de maio de 2017 às 23:18:50
Boa noite, eu gostaria de saber aqui em Nova Iguaçu onde fica a sede de vocês, pois tenho muita vontade de receber uma carta psicografada. O mais, muito obrigado.
Heloiza 

Resposta do Editor: 

Nossa revista é sediada em Londrina, Paraná; mas existem em Nova Iguaçu inúmeras casas espíritas onde a leitora poderá ser perfeitamente atendida. Eis o link do CEERJ, órgão estadual que coordena o movimento espírita fluminense, em que a leitora poderá informar-se sobre os centros espíritas existentes em sua cidade: http://www.ceerj.org.br/portal/
 

 

De: Odair Celso Bruno (São Paulo, SP)
Terça-feira, 2 de maio de 2017 às 14:10:20
Qual a explicação espírita para a escritura do livro de João, o Apocalipse? Há algum livro espírita sobre este livro?
Odair 

Resposta do Editor: 

O livro citado integra o Novo Testamento. Sobre ele, Cairbar Schutel legou-nos uma obra importante, intitulada “Interpretação Sintética do Apocalipse”, que procura interpretar o conteúdo do que João escreveu. O download da obra de Cairbar pode ser feito, sem custo, clicando-se neste link: http://migre.me/wzcef
 

 

De: Glauber F. (São Paulo, SP)
Domingo, 30 de abril de 2017 às 21:47:12
Boa noite, meu caros, estou indo para a Itália nesta semana e gostaria muito de indicações de como achar um centro espírita lá. Estou indo para as cidades de Augusta e Floridia, na Sicília.
Agradeço desde já.
Glauber 

Resposta do Editor: 

Informações sobre o movimento espírita na Itália, bem como os endereços de centros espíritas em atividade naquele país, podem ser obtidos na reportagem “A Unione Spiritica Italiana celebra três anos de vida”, publicada na edição 210 desta revista. Eis o link:  http://www.oconsolador.com.br/ano5/210/especial2.html
 

 

De: Roberta Tavares Cardoso Boareto (Varginha, MG)
Segunda-feira, 1º de maio de 2017 às 21:13:45
Gostaria de começar a estudar, conhecer e compreender o que acontece após a passagem de uma pessoa. Perdi meu pai há 2 anos e 6 meses e já tenho equilíbrio para começar minhas leituras.
Obrigada.
Aguardo retorno.
Roberta 

Resposta do Editor: 

O conhecimento da Doutrina Espírita requer em primeiro lugar a leitura e o estudo das obras que compõem a Codificação Kardequiana, das quais as principais são estas, de acordo com a ordem cronológica de sua publicação: "O Livro dos Espíritos", lançado em Paris (França) em 18 de abril de 1857 e consideravelmente ampliado em março de 1860; "O Livro dos Médiuns", publicado em janeiro de 1861; "O Evangelho segundo o Espiritismo", lançado em abril de 1864; "O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo", publicado em agosto de 1865; e "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo", lançada em janeiro de 1868.

Nesta revista a leitora encontrará também, em cada edição, uma série de estudos que lhe poderão ser úteis no aprofundamento do conhecimento espírita.

Quanto às obras acima mencionadas, esclarecemos que todas elas se encontram disponíveis na Biblioteca Virtual que integra o website desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/principal.html
 

 

Voltar à página anterior

 

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita