WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 11 - N° 511 - 9 de Abril de 2017

LUIZ GUIMARÃES GOMES DE SÁ
lgprojet10@terra.com.br
Recife, PE (Brasil

 


Vidas e caminhos 


Nós, viajores do mundo na imensidão das Casas do Pai, quando do planejamento reencarnatório firmamos com a Espiritualidade Superior compromissos a serem cumpridos nos planetas que inundam o universo. 

Quando Jesus disse, conforme João, 14:6, “(...) Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”, deixou evidente que o seu exemplo é o roteiro que devemos seguir.  Para tal é exigido um esforço muito grande, considerando que somos todos Espíritos com incontáveis reencarnações e, por conta disso, trazemos arraigados em nosso interior sentimentos os mais diversos, predominando aqueles imperfeitos, os quais precisamos burilar. 

O caminho é um só! Mas pela teimosia, o ser humano procura atalhos ou trilhas discordantes das Leis de Deus e confrontantes com o exemplo do Divino Mestre. Agindo dessa forma, sofremos presentemente e plantamos sementes que na próxima reencarnação nos legarão caminhos tortuosos, retardando nossa trajetória evolutiva... 

Nossa redenção será conquistada, mas o tempo dependerá das atitudes de cada um que, por sua vez, são consequências dos pensamentos – nascedouro de todas as ações do homem, desde as palavras, sentimentos e práticas no dia a dia. 

Depreende-se, pois, que a base de tudo está no “pensamento”, que é a mola-mestra de tudo que fazemos. Então, sabendo dessa realidade inconteste, o ser humano precisa avaliar inicialmente o teor de suas ideias, evitando aquelas que emitem energias densas e impuras, que geram um campo magnético deletério. 

Saná-las é a grande atitude que nos abrirá a porta que levará àquele Caminho que Jesus nos exortou com palavras e atos. Difícil? Claro que sim! Mas o próprio Cristo com sua grandeza espiritual inimaginável enfrentou agruras, as mais diversas, mesmo sem ter imperfeições a corrigir como nós. O Apóstolo Paulo e tantos outros foram vítimas da insanidade humana por pregarem o amor, que é o sentimento que nos libertará das trevas em que nos encontramos. 

Assim, o mérito está no esforço onde a coragem, paciência e resignação nos levarão adiante, carregando o fardo que nos compete nessa e futuras vidas. A glória do Pai é ver o filho triunfante nas jornadas empreendidas e, por sermos responsáveis pelos equívocos que praticarmos, cabe tão somente a cada um de nós corrigi-los. 

Com esse entendimento e convicção de que a reencarnação é uma dádiva que Deus nos oferece oportunizando-nos resgatar os erros do passado, devemos ser felizes pela Sua misericórdia ao nos permitir galgar degraus evolutivos até chegarmos à perfeição relativa que nos espera. “A prece eleva os sentimentos d´alma e ilumina nossos caminhos.”



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita