WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 10 - N° 510 - 2 de Abril de 2017

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Francelvis Santos (Barroso, MG)
Domingo, 26 de março de 2017 às 19:54:21
Perdi este mês um animalzinho ao qual tenho muito amor e está muito difícil essa separação, mesmo com todo conhecimento que se adquire na Doutrina Espírita. Li algo sobre o desencarne dos animais que acabou por me confundir. No mesmo artigo dizia que eles pode ficar até 4 anos conosco, dessa forma evita-se muito sofrimentos. Porém, mais adiante dizia que o espírito deles são atraídos quase que simultaneamente para um novo processo reencarnatório. Ouvi dizer também que a erraticidade deles é rápida, durando poucos meses. O que podem me dizer sobre o assunto? Eles podem retornar reencarnados juntos de nós novamente?
Francelvis 

Resposta do Editor

O assunto tratado na mensagem acima já foi examinado várias vezes em nossa revista. Contrariamente ao que muitos dizem, existem, sim, algumas espécies animais no plano espiritual. Embora muitos reencarnem quase de imediato, alguns permanecem – com seu corpo espiritual – no plano extrafísico, onde desenvolvem tarefas adequadas à experiência que adquiriram. Irvênia Prada trata do assunto no artigo "Os animais têm alma e são também seres em evolução", que os interessados podem ler clicando neste link: http://www.oconsolador.com.br/9/especial.html

Ainda sobre o assunto, publicamos o artigo intitulado “Os animais no mundo espiritual”, autoria de Eurípedes Kühl, o qual se encontra disponível na internet. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano6/297/euripedes_kuhl.html
 

 

De: Lidia Ribeiro (Santiago, Chile)
Segunda-feira, 27 de março de 2017 às 11:09:35
Bom dia!
Gostaria saber se existe algum grupo de estudos da BUSS em Santiago, no Chile.
Muito obrigada!
Lidia 

Resposta do Editor

No Chile funciona o Centro de Estudios Espíritas Buena Nueva, localizado na Calle Nelson, 1721 – Ñuñoa, na capital do país. A instituição mantém na internet este site: http://www.centroespirita.cl/ O endereço para contato via e-mail é: centroespirita_buenanueva@yahoo.com.ar
 

 

De: Marcos Tadeu Tomazela Lima (Pereiras, SP)
Quinta-feira, 23 de março de 2017 às 22:26:55
Baseado na conclusão da Física quântica de que somos todos irmãos, queria saber a visão espírita de se matar um pernilongo. É correto? O que diz a Cosmoética espírita kardecista? Não estamos agindo mal?
Marcos  

Resposta do Editor

A resposta à pergunta feita pelo leitor está sendo dada nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano10/510/oespiritismoresponde.html
 

 

De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)
Segunda-feira, 27 de março de 2017 às 08:28
Assunto: Pesquisa bibliográfica espírita
Caros amigos.
Neste estudo, examinamos os passos de uma pesquisa bibliográfica espírita para composição de uma palestra. Com algumas alterações, o roteiro serve também para elaboração de um estudo ou de um artigo, por exemplo.
http://www.aprendizadoespirita.net/blog.php?idb=46479
ACGuimarães
 

 

De: Luciana Schusarz Silvestre (Curitiba, PR)
Terça-feira, 28 de março de 2017 às 00:04:38
Olá, por favor gostaria saber se tem caravana que vai de Curitiba até onde o médium Orlando faz psicografia; a próxima vai ser São Paulo, Osasco. Existe caravana ou excursão?
Luciana 

Resposta do Editor

Não temos a informação solicitada pela leitora.
 

 

De: Inês Faria de Carvalho (Londrina, PR)
Terça-feira, 28 de março de 2017 às 22:56:31
Assunto: Especial 508 - Zimbábue
Acredito que muitos de nós temos vivido experiências como essa, que abrem caminhos para a iluminação espiritual. Fico feliz por ter sido compartilhada conosco.
Inês
 

 

De: Rosemary Fioroto (Londrina, PR)
Segunda-feira, 27 de março de 2017 às 08:12:30
Desejo saber se existe curso de Esperanto gratuito versão CELULAR.
Rosemary 

Resposta do Editor

Por meio do Playstore do Android, a leitora encontrará gratuitamente aplicativos gratuitos de esperanto, porém não com finalidade didática. Existe uma empresa chamada Duolingo, na qual é possível encontrar um aplicativo utilizável em smartphone. Ele ajuda no aprendizado, muitos o utilizam e gostam bastante. Na internet, basta o interessado digitar Kurso de Esperanto e encontrará cursos gratuitos para utilizar em computadores.
 

 

De: Aécio Emmanuel César (Sete Lagoas, MG)
Quinta-feira, 23 de março de 2017 às 08:55
Assunto: Sofrimento e provação
Por que em muitos casos observamos Espíritos redimidos sofrerem em nome da Causa em que professam? Onde estaria a Proteção Divina, perguntarão muitos. É o que veremos neste capítulo referente ao livro: “Obreiros da Vida Eterna”, na psicografia de Chico Xavier.
André Luiz, em companhia do Assistente Jerônimo enquanto caminhava rumo à Crosta, raciocinava quanto aos continuadores do Mestre em que, todos eles, passaram por tremendas provações. E o seu amigo lhe intercepta mentalmente quanto à sua dúvida gerada e esclarece: “A concepção humana do socorro divino é viciada desde muitos séculos”.
Enquanto muitos procuram exemplificar virtudes no sentido de receber comissões espirituais no sentido de protegerem quanto qualquer mal, outros por sua vez desistem do mandado de amor porque reconhecem que todos os seguidores de Jesus são perseguidos e mortos sem piedade.
De fato muitos registros na História nos mostram que os grandes mestres que passaram na Terra, sofreram um tipo de atentado quando resolveram fortalecer os laços divinos com Deus e a Humanidade. Com certeza, não deixa de ser uma tarefa nada fácil. Requer muita renúncia regada a uma fina resignação e um traço especial de humildade.
Os passos do Mestre não deixam de ser ataviados por olhos sem sentimento e muita das vezes sem a compreensão que lhes são devidas. É realidade quando alguém aparece no mundo no sentido de mudar concepções, principalmente as religiosas que nos tocam fundo o nosso orgulho e a nossa “dignidade religiosa”. Não nos sentimos bem quando algumas revelações chocam com as nossas ferrenhas adaptações pessoais quanto a ensinamentos repassados por igrejas e templos quanto à nossa guarda espiritual. Realmente somos observados pelos Mensageiros Divinos. A sua proteção é verdadeira, mas nem por isso deixamos de ter experiências que muitas vezes são julgadas por terceiros por injustiças de Deus.
Enquanto alguns analisam os servidores do Senhor como homens que sustentam abertamente a sua subserviência, outros por sua vez, reconhecem que a tarefa de evangelização dos povos tem como resultado desastroso para quem serve a esta corrente do bem.
Seguindo o raciocínio até aqui, disse o Supervisor acima citado a André Luiz: “O que quase sempre parece sofrimento e tentação, constitui bem-aventurança transformando situações para o bem e para a felicidade eterna”. Àqueles que se submetem às rajadas de ódio e de incompreensão, não desanimam ou simplesmente deixam de favorecer auxílio aos estropiados da alma. O sofrimento muitas vezes é taça de luz e a tentação vista in loco, não deixa de ser fator de entendimento espiritual, engajando subsídios de renúncia aos menos favorecidos nas provas e expiações. É... Difícil compreender quanto àqueles que servem e esperam gratificações do Senhor ou outros, que anulam trabalhos fraternos, com intenso pavor de serem perseguidos e mortos por mãos insensíveis aos trabalhos de Deus.
E a fé, onde fica?
Não acha, Leitor Amigo?
Aécio César
 

 

Voltar à página anterior

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita