WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 10 - N° 510 - 2 de Abril de 2017

WAGNER IDEALI
wagner.ideali@terra.com.br
Guarulhos, SP (Brasil)

 


Oração: pedir ou agradecer?

“Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber,
e tê-las-eis.” – Marcos, cap. XI: 24.


Em O Evangelho segundo o Espiritismo, no capítulo XXVII, temos uma passagem de Jesus que afirma: Pedi e obtereis. Ao ler essa passagem ficamos aqui pensando sobre a oração, o que nos levou a uma reflexão sobre orar e a fé.

Aprendemos na Doutrina espírita que Deus é a Inteligência Suprema do Universo e que tudo segue conforme seus desígnios, assim sendo, por que orar pedindo, pois, como o próprio Evangelho nos diz, na passagem de Marcos, Cap. VI: 5 a 8: vosso Pai sabe do que necessitais antes de o pedirdes. Além disso aprendemos na Doutrina espírita sobre a Lei de ação e reação que nos ensina sobre o processo do merecimento em nossas vidas. Também aprendemos que o agradecimento que ocorre nas nossas orações tem um valor espiritual muito profundo, se assim podemos afirmar, pois realiza mudanças em nosso ser sempre que agradecemos, porque nos envolve em um halo energético sem precedentes. O ato de agradecer deveria ser uma constante em nossas vidas. A gratidão nos envolve num halo de energia positiva muito salutar para o nosso equilíbrio. O agradecer não se limita apenas nas palavras proferidas, mas no sentimento profundo que exalamos ao pensar dentro do aspecto da gratidão.

Ficamos naquela bifurcação entre pedir, mas já sabemos que Deus conhece as nossas reais necessidades, ou agradecer, que é um ato de amor com a vida e com Deus.

O que devemos fazer nas nossas orações? Entendemos que a gratidão sentida no fundo do nosso coração é verdadeiramente um ato de humildade. Uma profunda ligação entre a criatura e o Criador e portanto deveria ser trabalhada dentro de nós, e fazer parte de nosso dia a dia. Procurar ter esse sentimento dentro de nossos pensamentos mais assertivos.

O ato de pedir, que num primeiro momento pode até parecer um ato de falta de fé na Providência Divina, também pode demonstrar que acreditamos Nele e nas Suas Potencialidades, pois entendemos que essa atitude denota uma posição de humildade da criatura para com o Criador. Na nossa súplica a Deus mostramos nossa fraqueza e o reconhecimento das nossas limitações frente à vida.

Quando o Mestre Maior, Jesus, nos convida à prece para pedir e nos afirma que iremos obter aquilo que pedimos, não está dizendo que vamos obter da forma que pedimos, mas sim nos serão dadas as condições para a correção, nos serão apresentados, ao longo de nossa vida, caminhos para a solução.

O ato de pedir mostra nossa fé em Deus e não o contrário, pois sabemos que Ele não se esquece dos seus filhos. As dificuldades da vida são lições para o nosso desenvolvimento e não um castigo, como nos ensina a Doutrina espírita, portanto, pedir essa ajuda não tem qualquer ato de falta de fé, mas de busca de coragem e ajuda para a solução dessas dificuldades.

O que nos deixa muitas vezes numa posição de sofrimento é, sem dúvida, o receio de não chegar a cabo da solução, talvez por medo, preguiça ou falta de confiança em nós mesmos.

Na alegria, muitos de nós esquecemos de agradecer, mas é nessa hora que podemos mostrar nosso Amor, reconhecimento e fé em Deus. Assim, precisamos aprender a exercitar a gratidão em tudo à nossa volta.

Na dor, tristeza e momentos de dificuldade, vamos também agradecer o aprendizado, o qual estamos atravessando naquele momento.

Quando oramos, pedindo humildemente a Deus que nos mostre o caminho para que encontremos a solução dos problemas, é sem dúvida importante o ato de estabilidade emocional e espiritual, pois estamos pedindo de coração aberto cheio de fé e esperança. Existe uma frase atribuída ao nosso querido Chico, que sendo dele ou não, encerra uma verdade: Tudo o que é seu encontrará uma maneira de chegar até você...

Vamos orar, mas sempre com muito trabalho, amor e fé.

Pedimos ao Mestre Jesus que continue abençoando a todos nós, hoje e sempre...



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita