WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Estudando as obras de André Luiz

Ano 10 - N° 507 - 12 de Março de 2017

ANA MORAES
anateresa.moraes2@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)
 

 

Respostas da Vida

André Luiz

(Parte 16)

Damos continuidade ao estudo sequencial do livro Respostas da Vida, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier e publicada originalmente em 1975.

Questões preliminares

A. Mesmo sob contratempos, é importante manter no rosto o sorriso aos que nos compartilham a jornada?

Sim. O conselho nesse sentido nos vem de André Luiz, que nos pede que olvidemos os contratempos e mostremos um sorriso mais amplo para aqueles que nos compartilham a vida, dando assim um toque de felicidade e beleza em nosso recanto doméstico. (Respostas da Vida, cap. 37.)

B. Atitudes como a mencionada na questão anterior farão bem aos outros?

Sim. Farão grande bem aos outros, mas especialmente a nós mesmos. (Respostas da Vida, cap. 37.)

C. André Luiz faz uma referência a uma série de sinais que indicam que estamos melhorando espiritualmente. Mencione alguns desses sinais.

Escutar com paciência nas horas difíceis... Revelar ânimo para sofrer sem lamentação... Suportar os problemas da própria casa, procurando solucioná-los sem azedume e sem queixa... Aguentar a visita da enfermidade sem alarmar o ambiente onde nos encontremos... Desculpar ofensas reconhecendo que somos também capazes de ofender... Esses são alguns dos sinais a que André se refere. (Respostas da Vida, cap. 38.)

Texto para leitura

309. Se você puder – Hoje ainda olvide contratempos, mostre um sorriso mais amplo para aqueles que lhe compartilham a vida e dê mais um toque de felicidade e beleza em seu recanto doméstico. (Respostas da Vida, cap. 37.)  

310. Sendo possível, faça a visita, mesmo ligeira, ao doente que você deseja reconfortar e escreva ainda que seja simples bilhete, transmitindo esperança e tranquilidade em favor de alguém. (Respostas da Vida, cap. 37.)  

311. Melhore os seus conhecimentos, no setor de trabalho a que esteja empregando o seu tempo, e estenda algo mais de otimismo e de alegria aos que se encontrem nas suas faixas de convivência. (Respostas da Vida, cap. 37.)  

312. Procure esquecer - mas esquecer mesmo - tudo o que se lhe faça motivo de tristeza ou aborrecimento, leia uma página edificante e escute alguma música que lhe pacifique o coração. (Respostas da Vida, cap. 37.)  

313. Dedique alguns minutos à meditação e à prece e pratique, pelo menos, uma boa ação sem contar isso a ninguém. (Respostas da Vida, cap. 37.)  

314. Estas indicações de apoio espiritual, se forem observadas, farão grande bem aos outros, mas especialmente a você mesmo. (Respostas da Vida, cap. 37.)  

315. Sempre melhor – Não se diga pior em momento algum. (Respostas da Vida, cap. 38.)  

316. Se você já consegue escutar com paciência nas horas difíceis... Se pode silenciar a própria irritação nas horas difíceis... Se tem ânimo para sofrer sem lamentação... Se já suporta os problemas da própria casa, procurando solucioná-los sem azedume e sem queixa... Se tem força para calar esse ou aquele assunto infeliz... Se respeita a liberdade dos outros... Se aguenta a visita da enfermidade sem alarmar o ambiente onde se encontre... Se desculpa ofensas reconhecendo que somos também capazes de ofender... Se procura o trabalho com alegria... Se confia em Deus e espera por Deus, sem desesperar, sejam quais sejam as circunstâncias da vida... Então, você já terá melhorado muito e prosseguirá sempre melhor. (Respostas da Vida, cap. 38.) (Continua no próximo número.)




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita