WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Livros - Lançamentos

Ano 10 - N° 503 - 12 de Fevereiro de 2017

JOSÉ CARLOS MUNHOZ PINTO
josecarlos@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
 
Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor,
os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.
As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.
Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.

ENTRE O INÍCIO E O INFINITO
De Cínthia Cortegoso
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

Esta obra, ora publicada pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, é de autoria de Cínthia Cortegoso, professora de Língua Portuguesa, Espanhol, Inglês e Italiano.
Radicada em Londrina (PR), a autora é colaboradora cultural da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, integra a equipe de redação da revista O Consolador e é também autora dos e-books Inteiramente sobre a vidaDe um tempo à eternidadeAs aventuras da corujinha Manu, Os teus olhos e o meu olhar e Estrelas e centelhas, todos editados pela EVOC.
A obra compõe-se de 52 crônicas, que são, como sabemos, textos breves que podem ser lidos a qualquer hora, sem dispensar a reflexão, a sensibilidade, a capacidade e o reconhecimento dos detalhes decisivos do dia a dia.
As crônicas que compõem o livro “Entre o início e o infinito” rascunham com leveza a importância dos acontecimentos; tudo integra o todo que pertence à vida, grandiosidade absoluta. As ocorrências favoráveis existem à medida em que o aprendizado acontece e as desfavoráveis não faltam, pois o contingente de centelhas em aprendizado rumo à evolução é incalculável. A oportunidade da criação é a bênção maior de um Pai onipotente, onipresente e amoroso para um filho que ainda possui a herança da eternidade.
A partir do momento no qual a chispa surge, eternamente será vida que se desenvolverá em mundos e momentos diferentes, nunca mais deixará de existir, possuirá amparo e terá desafios, sentirá dor até crescer, mas precisa muito saber que a paz, a luz e o amor serão seu tesouro e, dependerá dos seus atos, a demora maior ou a felicidade antecipada para o seu coração, alma, espírito, criação do maior Criador.
Simplesmente as crônicas seguintes rascunham alguns acontecimentos entre os infinitos e os simultâneos na abençoada arte de viver.

A capa desta obra foi gentilmente concebida e elaborada pela artista plástica Cláudia Rezende Barbeiro, a quem agradecemos.

 
 


Livros que, propositadamente ou não,
denigrem o Espiritismo

De José Passini
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

Este livro, publicado no formato digital pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, de autoria de José Passini, é fruto de uma parceria entre a EVOC e o Portal “Autores Espíritas Clássicos” - www.autoresespiritasclassicos.com
Natural de Nova Itapirema, interior de São Paulo, José Passini reside há mais de sessenta anos na cidade mineira de Juiz de Fora. Espírita desde a infância, Passini considera a Doutrina codificada por Kardec como uma bússola em sua vida. Segundo ele, o Espiritismo pode ser comparado a um farol que ilumina seus caminhos.
Passini dirigiu a Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora em dois mandatos e colaborou na Revista O Médium. Esperantista conhecido internacionalmente, divulgou o Espiritismo em vários congressos mundiais de Esperanto. Ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, é doutor em Linguística. Fez parte da equipe do programa Opinião Espírita (rádio e TV) e do Departamento de Evangelização da Criança da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora e é membro do Conselho Editorial da revista espírita “O Consolador”, fundada em 18/4/2007, que circula exclusivamente na Web.
O livro ora editado é, na verdade, uma
coletânea de estudos elaborados pelo autor na forma de análises doutrinárias de obras espíritas diversas que, na visão de José Passini, denigrem a doutrina espírita.
No prefácio escrito especialmente para este momento, Jorge Hessen diz que neste livro “descobriremos as perturbadoras declarações ‘doutrinárias’ contidas nas obras da lavra mediúnica de Émilie Collignon (Roustaing), Rafael Américo Ranieri, Hercílio Maes, Wanderley Soares de Oliveira, Robson Pinheiro e com maior volume de análise das  obras de Carlos A. Baccelli”.
“Assegura Passini – diz Hessen – que ao lermos um livro novo sempre surgem questionamentos, para os quais buscamos respostas, que deverão ser claras para nós, antes de as ‘passarmos para frente’, principalmente se estamos na condição de expositor, evangelizador ou de escritor. Para o ex-reitor juiz-forano, atualmente, nota-se uma onda avassaladora de novas obras, algumas até atraentes pelas novidades, mas que postulam leitura atenta e análise criteriosa, a fim de que os malefícios de um deslumbramento inoperante não nos atinjam.”
Esclarecer e alertar, esse o propósito do e-book que estará, a partir de agora, sem custo nenhum, à disposição dos espíritas e dos simpatizantes da doutrina codificada por Allan Kardec.

A capa desta obra foi gentilmente concebida e elaborada por Giovani Viecili, de Londrina (PR), a quem agradecemos

 
 


Escravos do Ouro
De Eurípedes Kühl / Espírito: Van der Goehen
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

O livro ora publicado no formato digital pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, recebido mediunicamente pelo confrade Eurípedes Kühl, de Ribeirão Preto (SP), foi publicado originalmente em 1998.
Trata-se de um romance cuja trama se desenrola a partir de Portugal, passa pela África e deságua no Brasil. Difícil acreditar que seja apenas uma história, e não o registro fiel de fatos realmente ocorridos.
Desde os primórdios da vida na Terra o homem percebeu que, sozinho, era extremamente vulnerável. Daí que não tardou e passou a fazer acordos com outros seres humanos para, agrupados, protegerem-se reciprocamente, visando à sobrevivência,
Não tardou e os grupos mais fortes, objetivando facilidades, dominaram grupos congêneres, mais fracos, obrigando-os a servi-los, executando tarefas mais árduas ou mais perigosas, tais como caçar e enfrentar animais perigosos, além de combater eventuais inimigos que tentassem subjugá-los.
O mais forte dominar o mais fraco tornou-se sistêmico na civilização e não tardou a ser inaugurada a escravidão, que no Brasil durou mais de três séculos, até ser abolida em fins do século XIX, seguramente com a África sendo sua maior vítima.
Não obstante, outro tipo de escravidão igualmente acompanha o homem desde os primeiros tempos da humanidade... Referimo-nos à autoescravidão, aquela à qual o Espírito entrega-se voluntariamente, tendo como principal projeto de vida obter fortuna e, decorrente dela, poder, prestígio, glória. Triste projeto...
A ânsia que inunda a alma daquele que se deixa dominar pela frenética ambição da posse de valores materiais tolda a razão e brutaliza a bênção da vida. Tal a escravidão pelo ouro, tema focalizado nesta obra, que aloja seu enredo no triste episódio brasileiro que passou para a História com o nome de “O ciclo do ouro”, no século XVIII. Poderosos homens brancos, usando o Oceano Atlântico como caminho e o Brasil como endereço, arrancaram milhares e milhares de seres humanos da África, trazendo-os para as teias da infelicidade, em vida vil e morte prematura, longe da terra natal, dos lares e das famílias.
Assim como Jesus enalteceu o alvor do lírio que, paradoxalmente, brota dos pântanos, da mesma forma o leitor aqui encontrará a pungente narrativa sobre a vida de muitos irmãos africanos trazidos à força para a nossa terra. Dentre os milhões de Espíritos que como vítimas vivenciaram essa infâmia — os horrores da escravidão — emergiram heróis morais que venceram todos os poderes institucionais conjugados, ofertando luminosa prova de amor fraternal.

A capa desta obra foi gentilmente concebida e elaborada pela artista plástica Cláudia Rezende Barbeiro, a quem agradecemos.


 


100 Frases Escolhidas por Robson Pinheiro
De Robson Pinheiro
Editora -
CASA DOS ESPÍRITOS

São 100 citações que comovem, esclarecem, entusiasmam, motivam, provocam reflexão. Em última análise, fazem lembrar o que realmente importa, em meio a imagens e cores que ajudam a embalar os dias com força e inspiração para o trabalho único e gratificante que é viver. Alguns temas abordados: sonhos, esperança, felicidade, medo, perdão, entre outros.


Não Consigo Desgrudar da Mamãe
De Milton Menezes e Daniele Vanzan /Ilustrações: Rafael Sanches
Editora - BOA NOVA

Chico é um menino doce que apresenta uma grande dificuldade: afastar-se dos pais para realizar suas atividades diárias, como ir à escola ou dormir na casa dos primos. Estas situações, aparentemente simples, tornam-se sofridas e dolorosas. Após contar com a ajuda de uma boa terapeuta, o garoto descobre a causa desse problema, chamado transtorno de ansiedade de separação, e tenta superá-lo com muita força de vontade. Será que Chico conseguirá se afastar dos pais e interagir com os amigos e familiares? Neste livro, ampliam-se as considerações da psicologia tradicional, para avaliar como as experiências de vidas passadas podem influenciar no comportamento e reações emocionais das crianças. Propõe ainda a realização de tarefas que podem ajudar muitas crianças como o Chico no tratamento desse transtorno.


Revista Espiritismo Kids - N° 13
De Luis Hu Rivas
Editora -
BOA NOVA

Scooby-Doo e sua turma se aventuram em Hydesville, lugar de extrema importância para o surgimento do espiritismo. Mas, afinal, que local é esse? Lupi e Emmanuel jogam pokemón também? Existem médiuns sonâmbulos? Análise do filme Bom Gigante Amigo e entrevista exclusiva com Luis Hu Rivas, renomado autor infantil e divulgador do espiritismo. Contém ainda diversas atividades como jogos, piadas, dicas de livros e gibis, abordando de maneira didática os ensinamentos do espiritismo


Jesus e Cristo - Diferenças e semelhanças
De Adenáuer Novaes
Editora -
FLH

Séculos e séculos se passaram, mas a figura de Jesus é uma presença constante em nossas vidas. Todos tentam compreender este ser que irradiou luz e amor durante sua passagem na Terra e deixou ensinamentos atemporais. É possível diferenciar este importante mensageiro pelo nome que é chamado? Quem foi Jesus e quem foi Cristo? Jesus, Yeshua em grego, trata-se da figura humana daquele que alcançou a compreensão do amor como lei fundamental do universo. O significado está no seu exemplo de vida e designação pessoal, e não em dogmas e interpretações que foram dadas à sua mensagem de amor. Cristo representa a face religiosa de Jesus, o filho de Deus que veio ao mundo com objetivo de salvar a humanidade. Com base nestas reflexões, este trabalho analisa a jornada e o papel deste espírito de luz, considerando sua persona religiosa e como essa percepção favorece o ser humano a se ver também como figura divina, num processo de transcendência espiritual.


Eu Queria Ser Allan Kardec
De Mauro Camargo
Editora - LACHÂTRE

Na segunda metade do século XIX, o modismo das mesas girantes ainda latejava na memória da sociedade francesa. Neste ambiente de recentes novidades sobre a vida espiritual uma família, às voltas com um médium maravilhoso se vê, repentinamente, engendrada em uma trama de segredos, paixão, vingança e suspense. Como poderia uma novidade chamada espiritismo modificar o destino de tantas pessoas? De que forma a doutrina codificada por Allan Kardec tocará esta família?


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita