WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Livros - Lançamentos

Ano 10 - N° 502 - 5 de Fevereiro de 2017

JOSÉ CARLOS MUNHOZ PINTO
josecarlos@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
 
Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor,
os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.
As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.
Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.

Livros que, propositadamente ou não,
denigrem o Espiritismo

De José Passini
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

Este livro, publicado no formato digital pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, de autoria de José Passini, é fruto de uma parceria entre a EVOC e o Portal “Autores Espíritas Clássicos” - www.autoresespiritasclassicos.com
Natural de Nova Itapirema, interior de São Paulo, José Passini reside há mais de sessenta anos na cidade mineira de Juiz de Fora. Espírita desde a infância, Passini considera a Doutrina codificada por Kardec como uma bússola em sua vida. Segundo ele, o Espiritismo pode ser comparado a um farol que ilumina seus caminhos.
Passini dirigiu a Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora em dois mandatos e colaborou na Revista O Médium. Esperantista conhecido internacionalmente, divulgou o Espiritismo em vários congressos mundiais de Esperanto. Ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, é doutor em Linguística. Fez parte da equipe do programa Opinião Espírita (rádio e TV) e do Departamento de Evangelização da Criança da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora e é membro do Conselho Editorial da revista espírita “O Consolador”, fundada em 18/4/2007, que circula exclusivamente na Web.
O livro ora editado é, na verdade, uma
coletânea de estudos elaborados pelo autor na forma de análises doutrinárias de obras espíritas diversas que, na visão de José Passini, denigrem a doutrina espírita.
No prefácio escrito especialmente para este momento, Jorge Hessen diz que neste livro “descobriremos as perturbadoras declarações ‘doutrinárias’ contidas nas obras da lavra mediúnica de Émilie Collignon (Roustaing), Rafael Américo Ranieri, Hercílio Maes, Wanderley Soares de Oliveira, Robson Pinheiro e com maior volume de análise das  obras de Carlos A. Baccelli”.
“Assegura Passini – diz Hessen – que ao lermos um livro novo sempre surgem questionamentos, para os quais buscamos respostas, que deverão ser claras para nós, antes de as ‘passarmos para frente’, principalmente se estamos na condição de expositor, evangelizador ou de escritor. Para o ex-reitor juiz-forano, atualmente, nota-se uma onda avassaladora de novas obras, algumas até atraentes pelas novidades, mas que postulam leitura atenta e análise criteriosa, a fim de que os malefícios de um deslumbramento inoperante não nos atinjam.”
Esclarecer e alertar, esse o propósito do e-book que estará, a partir de agora, sem custo nenhum, à disposição dos espíritas e dos simpatizantes da doutrina codificada por Allan Kardec.

A capa desta obra foi gentilmente concebida e elaborada por Giovani Viecili, de Londrina (PR), a quem agradecemos

 
 


Escravos do Ouro
De Eurípedes Kühl / Espírito: Van der Goehen
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

O livro ora publicado no formato digital pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, recebido mediunicamente pelo confrade Eurípedes Kühl, de Ribeirão Preto (SP), foi publicado originalmente em 1998.
Trata-se de um romance cuja trama se desenrola a partir de Portugal, passa pela África e deságua no Brasil. Difícil acreditar que seja apenas uma história, e não o registro fiel de fatos realmente ocorridos.
Desde os primórdios da vida na Terra o homem percebeu que, sozinho, era extremamente vulnerável. Daí que não tardou e passou a fazer acordos com outros seres humanos para, agrupados, protegerem-se reciprocamente, visando à sobrevivência,
Não tardou e os grupos mais fortes, objetivando facilidades, dominaram grupos congêneres, mais fracos, obrigando-os a servi-los, executando tarefas mais árduas ou mais perigosas, tais como caçar e enfrentar animais perigosos, além de combater eventuais inimigos que tentassem subjugá-los.
O mais forte dominar o mais fraco tornou-se sistêmico na civilização e não tardou a ser inaugurada a escravidão, que no Brasil durou mais de três séculos, até ser abolida em fins do século XIX, seguramente com a África sendo sua maior vítima.
Não obstante, outro tipo de escravidão igualmente acompanha o homem desde os primeiros tempos da humanidade... Referimo-nos à autoescravidão, aquela à qual o Espírito entrega-se voluntariamente, tendo como principal projeto de vida obter fortuna e, decorrente dela, poder, prestígio, glória. Triste projeto...
A ânsia que inunda a alma daquele que se deixa dominar pela frenética ambição da posse de valores materiais tolda a razão e brutaliza a bênção da vida. Tal a escravidão pelo ouro, tema focalizado nesta obra, que aloja seu enredo no triste episódio brasileiro que passou para a História com o nome de “O ciclo do ouro”, no século XVIII. Poderosos homens brancos, usando o Oceano Atlântico como caminho e o Brasil como endereço, arrancaram milhares e milhares de seres humanos da África, trazendo-os para as teias da infelicidade, em vida vil e morte prematura, longe da terra natal, dos lares e das famílias.
Assim como Jesus enalteceu o alvor do lírio que, paradoxalmente, brota dos pântanos, da mesma forma o leitor aqui encontrará a pungente narrativa sobre a vida de muitos irmãos africanos trazidos à força para a nossa terra. Dentre os milhões de Espíritos que como vítimas vivenciaram essa infâmia — os horrores da escravidão — emergiram heróis morais que venceram todos os poderes institucionais conjugados, ofertando luminosa prova de amor fraternal.

A capa desta obra foi gentilmente concebida e elaborada pela artista plástica Cláudia Rezende Barbeiro, a quem agradecemos.


 


Estrelas e Centelhas
De Cínthia Cortegoso
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

Esta obra, ora publicada pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, é de autoria de Cínthia Cortegoso, professora de Língua Portuguesa, Espanhol, Inglês e Italiano.
Radicada em Londrina (PR), a autora é colaboradora cultural da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, integra a equipe de redação da revista O Consolador e é também autora dos e-books Inteiramente sobre a vidaDe um tempo à eternidadeAs aventuras da corujinha Manu e Os teus olhos e o meu olhar, todos editados pela EVOC.
A obra compõe-se de 53 crônicas, que são, como sabemos, textos breves que podem ser lidos a qualquer hora, sem dispensar a reflexão, a sensibilidade, a capacidade e o reconhecimento dos detalhes decisivos do dia a dia.
As crônicas que seguem no livro “Estrelas e centelhas” têm o intuito de mostrar os vários acontecimentos em diversos lugares e com as inumeráveis centelhas que implícita ou explicitamente buscam o brilho como o que as estrelas já possuem
. Ato, palavra, sentimento, pensamento favorecem ou dificultam a acessibilidade a este brilho. No entanto, existe a eternidade para o aperfeiçoamento e quanto mais se conquista mais leveza e felicidade se encontram no caminho claro da luz.
Estas crônicas, com simplicidade, só desejam relembrar que somos muito além da materialidade e das paixões viciosas rodando em espaços apertados, estas crônicas só desejam relembrar que somos centelhas divinas e que a vida, criada por Deus, é a esplendorosa e mais linda dádiva, a nós, concedida. E as estrelas são luzes admiráveis nos incentivando, a cada dia, vivermos da maneira mais bela possível.

A capa desta obra foi gentilmente concebida e elaborada pela artista plástica Cláudia Rezende Barbeiro, a quem agradecemos.


 


Reuniões Doutrinárias e Mediúnicas no Centro Espírita
De Adilton Pugliese, João Neves, José Feraz e Nilo Calazans
Editora - LEAL

Diretrizes e orientações seguras que contribuem para uma programação séria e de resultados valiosos para a divulgação do pensamento cristão, partindo da própria célula-mãe, a casa espírita. Alguns dos temas: o dirigente, o tempo, o ambiente, os imprevistos, atendimento fraterno, formando uma equipe de apoio, trabalho em grupo, entre outros.


A Nova Geração - A Visão Espírita Sobre Crianças Índigo e Cristal
De Divaldo Franco / Organ.: Vanessa Anseloni e Daniel Santos
Editora - LEAL

Traz ensinamentos e diretrizes, sob a visão espírita, a respeito de uma nova geração de espíritos reencarnados: as crianças índigo e cristal. Importante aprendizado para lidar, educar e entender esses seres que serão responsáveis pela grande transição de um mundo de guerras e sofrimentos para um novo, mais fraterno e pacífico. Edição bilingue, em português e inglês.


Educação para a Morte
De Herculano Pires
Editora -
CORREIO FRATERNO

Para o filósofo materialista francês Jean-Paul Sartre, o homem é um ser para a morte. Ao pôr de lado o materialismo, Herculano Pires fica com o essencial dessa visão e diz que todos temos de nos preparar para este desenlace. Quando desde o nascer na Terra o indivíduo é educado para a vida, torna-se imperioso se educar para a passagem, já que ninguém escapará desse fenômeno que é uma certeza. Pouco antes da desencarnação, o autor revisou os conceitos humanos da morte e deixou esse estudo indispensável ao nosso conhecimento e preparação. Alguns dos temas: conceito atual da morte, os vivos e os mortos, a extinção da vida, a eterna juventude, psicologia da morte, os mortos ressuscitam, entre outros.


Ninguém tira o que é seu
De Floriano Serra
Editora -
VIDA & CONSCIÊNCIA

Camila, nasce no mesmo dia, hospital e na mesma hora em que Cecília, uma famosa violinista, morrera, dois anos antes. Já adulta, ela encontra Jonas, o viúvo, e os dois se aproximam. O homem se sente atraído pela jovem, que conhece detalhes íntimos da vida dele e demonstra familiaridade em relação aos locais onde ele passara bons momentos ao lado de Cecília. Como Camila poderia saber tanto sobre a vida de Jonas? Seria ela a reencarnação de Cecília? Ou seria apenas uma esperta e dissimulada aproveitadora, que manipula os sentimentos alheios?


De Volta pra Vida
De Gilvanize Balbino Pereira / Espírito: Saul
Editora -
VIDA & CONSCIÊNCIA

A vida permite que seus filhos nasçam, morram e renasçam, tantas vezes forem necessárias, para descobrirem que o amor incondicional é um sentimento que necessita ser cultivado e que, a cada nova jornada, precisa ser cuidado para crescer forte e gerar frutos capazes de curar uma alma presa ao ódio ou amolecer um coração endurecido pela mágoa. Nesta emocionante continuação de O Símbolo da Vida, primeiro romance da autora, que apresenta fatos reais sobre a vida e a obra de Marcos, o Evangelista, os personagens retornam séculos depois para enfrentar desafios e superar o medo, o ódio e o desejo de vingança, e para fortalecer os elos de afeto e amizade.


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita