WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 10 - N° 500 - 22 de Janeiro de 2017

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Alfredo Zavatte Filho (Botucatu, SP)
Sábado, 14 de janeiro de 2017 às 22:15:42
Olá a todos, boa noite.
Paz e bênçãos a vocês e todos os seus.
Vocês têm alguma informação sobre de onde vieram os habitantes da Capela?Que informações vocês têm sobre eles?
Há algum livro que faça menção além dos Exilados da Capela e A Caminho da Luz?
Tenho a tríade de Edgard Armond: "Nas Cortinas do Tempo", "Almas Afinas" e "Os Exilados da Capela" e, de Emmanuel, "A Caminho da Luz". Nenhum deles menciona de onde os habitantes da Capela vieram.
Caso tenha essa informação, peço a gentileza de informar-me sobre o assunto.
Aguardo retorno.
Grato.
Abraço fraterno.
Alfredo 

Resposta do Editor: 

A única informação que conhecemos a respeito do planeta de onde vieram para a Terra os chamados “exilados de Capela” é a que consta nos livros citados pelo leitor. Desconhecemos, pois, se existe alguma outra obra confiável que fale do assunto. É bom lembrar que Capella é o nome da estrela, não do planeta de onde teriam saído os Espíritos que vieram para o nosso orbe.

Capella, também denominada Alpha Aurigae ou 13 Aurigae, é uma gigante amarela com dimensões maiores que o Sol e com um espectro semelhante a este. Seu nome advém do latim capella, que significa "cabra".
 

 

De: R. F. (Leopoldina, MG)
Quinta-feira, 12 de janeiro de 2-16 às 15:40
Boa tarde.
É uma postura necessária ou coerente colocar nome para pedidos na reunião mediúnica em folhas ou cadernos que fiquem sobre a mesa da reunião ou dentro da sala de reunião, para que estes pedidos sejam atendidos? Isso não induziria o médium no momento da reunião? Não seria ideal e viável aguardar pelas manifestações espontâneas que os atendimentos aconteçam?
Desde já agradeço sua atenção.
R. F. 

Resposta do Editor

O que ocorre normalmente numa reunião mediúnica, e achamos correto, é o seguinte:

- os membros do grupo podem trazer sim nomes de pessoas que necessitam de ajuda;

- esses nomes são anotados, antes do início da reunião, em um livro ou caderno destinado às radiações ou vibrações;

- na hora em que as radiações são feitas, geralmente no final do trabalho, antes dos passes dados nos participantes da sessão, a vibração é coletiva, não se leem os nomes das pessoas.

É assim que procedemos, procurando observar a orientação dada por André Luiz no cap. 51 do livro Desobsessão, adiante reproduzido: 

RADIAÇÕES 

Rogando aos companheiros reunidos vibrações de amor e tranquilidade para os que sofrem, o diretor do grupo, terminadas as tarefas da desobsessão propriamente ditas, suspenderá a palavra, pelo tempo aproximado de dois a quatro minutos, a fim de que ele mesmo e os integrantes do círculo formem correntes mentais com as melhores ideias que sejam capazes de articular, seja pela prece silenciosa, seja pela imaginação edificante.

Todo pensamento é onda de força criativa e os pensamentos de paz e fraternidade, emitidos pelo grupo, constituirão adequado clima de radiações benfazejas, facultando aos amigos espirituais presentes os recursos precisos à formação de socorros diversos, em benefício dos companheiros que integram o círculo, dos desencarnados atendidos e de irmãos outros, necessitados de amparo espiritual a distância.

Um dos componentes da equipe, nomeado pelo diretor do conjunto, pode articular uma prece em voz alta, lembrando, na oração, os enfermos espirituais que se comunicaram, os desencarnados que participaram silenciosamente da reunião, os doentes dos hospitais e os irmãos carecentes de socorro e de alívio, internados em casas assistenciais e instituições congêneres. (Desobsessão, cap. 51.)
 

 

De: J. V. (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 13 de janeiro de 2017 às 21:18:06
Caros amigos, boa noite.
Assisti pelo YouTube a uma palestra na qual o orador diz que Allan Kardec, no início de seu trabalho espírita, chegou a evocar a alma de um pássaro, para saber o que teria acontecido com seus filhotes comidos por um gato.
Por achar estranho tal fato, procurei no Livro dos Médiuns o relato feito pelo orador, porque na palestra ele diz que o episódio está relatado no mencionado livro escrito por Kardec.
Como nada encontrei, pergunto: - Kardec realmente evocou um pássaro? Ele tinha por hábito evocar animais?
O link que leva à palestra é este:  https://www.youtube.com/watch?v=EIObS4W1rR8
A informação a respeito da evocação de um pássaro feita por Allan Kardec pode ser ouvida a partir do minuto 17 da palestra mencionada. Basta acessar o vídeo e adiantar o ponteiro indicador do tempo até o minuto citado.
Agradeço pela atenção dada a esta solicitação.
J. V. 

Resposta do Editor: 

Por motivos óbvios, e a pedido do autor da mensagem, ocultamos seu nome. A questão contida em sua mensagem é o tema da seção O Espiritismo responde publicada nesta mesma edição – eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano10/500/oespiritismoresponde.html
 

 

De: União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca (Franca, SP)
Segunda-feira, 16 de janeiro de 2016 às 09:45
Assunto: Encontro para Evangelizadores e Educadores Espíritas da Infância
A USE do estado de São Paulo realizará nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2017 o 2º Encontro para formação de Evangelizadores e Educadores Espíritas da Infância. O evento abordará a formação inicial e continuada dos trabalhadores e terá como tema “Teoria e Prática na Educação Espírita”.
O conteúdo programático está a cargo da educadora Lucia Moysés, autora dos livros “Como aprendemos - Teoria e Prática na Educação Espírita”, “A Educação Mudando Vidas”, “Educação com sabor de Eternidade” e outros. Lucia Moysés também é colaboradora do CEERJ – Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro.
Durante os dois dias, no sábado das 14 às 19 horas e domingo das 9 às 13 horas, os participantes terão contato com reflexões e possibilidades de trabalho junto às crianças. Será servido lanche e café da manhã para os participantes.
O Encontro servirá também para aproximar os trabalhadores da Área de Infância do estado.
Local do encontro: Sede da USE SP – Rua Dr. Gabriel Piza, 433 – Santana – São Paulo (SP).
Para se inscrever, o interessado deve encaminhar seu pedido para o e-mail use@usesp.org.br
USE Franca
 

 

De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)
Sexta-feira, 13 de janeiro de 2017 às 07:50
Assunto: Direção da Casa Espírita
Conheça essa Seção do site APRENDIZADO ESPIRITA NET, com textos e informações sobre técnicas de Administração de que a instituição espírita necessita se servir para atingir seus objetivos.
Aqui: http://www.aprendizadoespirita.net/blog.php?idb=37976
Aprendizado Espírita - www.aprendizadoespirita.net
O Aprendizado Espírita é resultado da prática pessoal e da visão do autor quanto ao estudo, ao ensino e à divulgação do Espiritismo, e objetiva compartilhar...
ACGuimarães
 

 

De: Jorge Antonio Dantas (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 13 de janeiro de 2017 às 22:01:39
Assunto: Especial 492 - Os sistemas de funcionamento da mente e nossas aptidões
De suma importância a abordagem apresentada pelo Dr. Nubor Facure, discorrendo sobre os sistemas da mente e nossas aptidões, deixando muito claro a divisão dos sistemas de funcionamento da mente e, principalmente, nos alertando para a necessidade do estudo constante sobre um tema tão fascinante que envolve situações invisíveis aos nossos olhos físicos e interferem, sobremaneira, em nosso comportamento diário.
Parabéns pelo artigo e continue a nos brindar com as suas excelentes "aulas", nesse campo, ainda, tão desconhecido para a maioria de nós. A mente humana.
Paz e Luz.
Fraternalmente,
Jorge Dantas
 

 

De: Grupo Marcos (Fortaleza, CE)
Sexta-feira, 13 de janeiro de 2017 às 23:00
Assunto: PodSim 96 – Presídio, Punição e Espiritismo
Sr. Diretor:
Refletimos sobre a atual do sistema prisional do Brasil e como a visão espírita pode colaborar para elaboração de políticas de segurança da sociedade, relacionando com nossas posturas emocionais inconscientes. 
OUÇA O PROGRAMA -  https://grupomarcos.com.br/2017/01/13/podsim-96-presidio-punicao-e-espiritismo/
A partir da próxima semana, nosso e-mail será enviado as segundas-feiras. O PodSim continua a ser publicado nas sextas-feiras.
Ótimo fim de semana!
Grupo Marcos
www.grupomarcos.com.br

 

 

Voltar à página anterior

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita