Year 10 - N° 468 - June 5, 2016

WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    

Ano 10 - N° 497 - 1° de Janeiro de 2017

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)

 

 
Joaquim Bueno Neto: 

“O Evangelho é um mosaico divino” 

Coordenador dos estudos realizados na Casa Espírita em que atua, o confrade fala sobre sua afinidade com os temas evangélicos
 

Joaquim Bueno Neto (foto), administrador, pós-graduado em administração industrial, empresário e espírita desde 1994, integra-se à equipe de trabalhadores da Associação Espírita de Estudos Evangélicos Francisco de Paula Victor, em Limeira, interior paulista, onde nasceu e reside. Diretor e monitor do departamento de estudos, Joaquim

transmite o gosto pelo Evangelho em suas respostas, trazendo ao leitor uma visão atraente para os estudos espíritas. 

Como se tornou espírita? 

Minha esposa era simpatizante da doutrina, mas respeitava minha ligação ao Catolicismo. Um dia, assistindo à televisão, acompanhei uma cena da novela A Viagem, exibida pela Rede Globo em 1994. Me encantei com aquelas informações e minha esposa me presenteou com um exemplar de O Livro dos Espíritos.  

Como se sentiu atraído para abordagens sobre o Evangelho em suas palestras doutrinárias? 

Sempre tive afinidade com o Evangelho, desde o Catolicismo. Mas a beleza com que a Segunda Revelação é trabalhada pelo Consolador Prometido é algo irresistível. Nunca tinha visto o Evangelho interpretado em sua pureza primitiva de forma tão envolvente. 

O que mais lhe chama atenção nos textos dos Evangelhos? 

O Evangelho é um mosaico divino. Você tem sermões, ensinos diretos, indiretos, curas, fenômenos, parábolas. Tudo se ajusta para facilitar nossa iluminação espiritual. É difícil dizer o que mais chama a atenção, porque o quadro todo é perfeito. Mas não posso negar uma paixão pelas Parábolas. 

Qual é a parábola que mais lhe toca o coração? Por quê? 

Sem dúvida, a Parábola dos dois filhos, também conhecida como Parábola do Filho Pródigo. Ali vemos o Cristo apresentar uma visão totalmente diversa do Deus pensado pelos hebreus. Um pai que fica na porta da fazenda esperando o filho (que ele sabia que iria voltar!) e que corre em sua direção, e o concilia com todos, é uma imagem fabulosa do nosso Pai Criador. 

Dentre os ensinos de Jesus, qual você destacaria como essencial à nossa harmonia e felicidade relativa que podemos construir e viver? 

Sem dúvida, a grande síntese em Mateus 22: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Jesus as retira da 1ª Revelação, mas esse ensino contém nosso maior objetivo. Quando bem compreendida, essa máxima do Cristo opera “milagres” de felicidade e compreensão.  

Dos grupos de estudos que coordena, como sente a reação do público diante das reflexões em torno do conhecimento espírita? 

As reações são bem heterogêneas. Há os que buscam o estudo, outros a fenomenologia, outros tantos a consolação. Mas, de modo geral, sentimos que a mensagem espírita oferece conforto a todos os que desejam sinceramente o encontro com a plenitude, não importando os objetivos iniciais que os movam. 

Das atividades da instituição a que se vincula, o que gostaria de destacar? 

Sabemos da importância de cada atividade na Casa Espírita, no atendimento às diferentes necessidades da alma, em qualquer fase da vida em que se encontre, mas destacaria a evangelização infantojuvenil e o estudo como prioritários para a "libertação" do Espírito imortal. 

Algo marcante de sua atividade espírita que gostaria de relatar? 

A diferença notada nos frequentadores dos cursos sistematizados. Em nossa casa espírita, estudamos durante cinco anos as Obras Básicas. É notória a mudança de atitude de cada frequentador. Ao concluírem, são totalmente diferentes de quando entraram no primeiro módulo – uma genuína metamorfose se opera em cada um e isso é fantástico. 

Algo mais que gostaria de acrescentar aos leitores? 

Não me encontro em condições de acrescentar outra coisa senão recordar a exortação do Espírito de Verdade em O Evangelho segundo o Espiritismo: Espíritas, amai-vos e instruí-vos. Sentimento e pensamento voltados para o bem e para o progresso, sempre. 

Suas palavras finais. 

Que o Cristo possa iluminar, com sua luz conquistada, a todos os honestos tarefeiros desta seara bendita, fortalecendo-lhes a fé e a esperança, para que não esmoreçam no compromisso e nem venham a delinquir na responsabilidade que abraçaram nesta que, sem dúvida, é a nossa melhor encarnação de todas. 

 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita