WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 10 - N° 497 - 1° de Janeiro de 2017

JOSÉ REIS CHAVES
jreischaves@gmail.com
Belo Horizonte, MG (Brasil)

 

 
Os dogmas fazem do ecumenismo uma utopia e levam ao ateísmo


Os dogmas cristãos são doutrinas polêmicas por serem baseados em teses de teólogos que, devido ao atraso cultural do passado, nem sempre interpretaram corretamente os textos bíblicos, daí que foram impostos pela força e não bem pela razão. Os protestantes e evangélicos aumentaram suas doutrinas contrárias a alguns dogmas católicos. E a Igreja, por sua vez, passou a divulgar e defendê-los mais ainda! E essas atitudes radicais, de um lado e de outro, já provocaram até guerras religiosas medievais entre países europeus católicos e protestantes.

Todas as religiões têm suas razões para defender sua fé. Mas isso não significa que as outras religiões estejam erradas. O adepto de uma religião não pode, pois, pensar que apenas a sua crença é a verdadeira, principalmente se isso for feito com fanatismo. O fanatismo religioso deixa as pessoas cegas para outras verdades fora da sua religião, levando-as a desarmonizar-se com as pessoas que têm crenças diferentes das delas, tornando-as, pois, pessoas conflitantes com quem não é do seu grupo religioso, inclusive com elementos de sua própria família. Assim, pois, é melhor o indivíduo não ter religião, e viver em paz com a sociedade, do que ter uma fé fanática e cega, que só serve para dividir as pessoas, quando a religião deve fazer o papel contrário, isto é, o de unir fraternalmente as pessoas em torno de Deus, Pai de todos nós! Toda religião é, pois, benéfica, mas torna-se como que uma droga na vida das pessoas, se ela for levada com fanatismo.

E, infelizmente, são realmente os dogmas cristãos que mais vêm dividindo o cristianismo e, o pior, são eles que mais vêm fazendo crescer o ateísmo, principalmente no chamado Primeiro Mundo, e também entre os cientistas e intelectuais. A maioria dos padres e pastores até evita falar neles, dizendo apenas que eles são mistérios de Deus, explicação essa que não mais satisfaz às pessoas do mundo atual, mesmo porque eles são criações humanas, isto é, dos teólogos, e não de Deus.

Lamentavelmente, um dos maiores dogmas cristãos, o da Santíssima Trindade, é uma das causas principais da separação entre a Igreja Católica e a Ortodoxa Oriental, por exemplo: a questão trinitária do “Filioque” do Concílio Ecumênico de Lion (1274). E o dogma trinitário é também o fator principal do distanciamento entre o cristianismo e o islamismo.

E vamos a um exemplo bíblico que envolve o dogma trinitário e que nos deixa ainda mais confusos. As concepções de alguns seres humanos no Velho Testamento, as quais alguns chamam de milagrosas, entre elas, a de Isaque, com sua mãe Sara, já em idade bem avançada, tiveram a intervenção divina do Senhor, que os judeus chamam também de Javé (Gêneses 18: 12; e 21: 2). Já no Novo Testamento, para a intervenção divina em Isabel, na concepção de seu filho João Batista, essa intervenção não é do Senhor (Javé), mas do Espírito Santo. Lembrando, por oportuno, que se diz que Maya, a mãe de Buda, o concebeu também por intervenção divina, perguntamos qual é o Deus verdadeiro dos cristãos: o Senhor (Javé), o Deus, Pai, da Primeira Pessoa trinitária, ou o do Dogma do Espírito Santo da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade?

Somente com muita humildade e a consequente queda do radicalismo dogmático cristão, essas polêmicas poderão ser resolvidas! Enquanto isso não acontece, lamentavelmente, o ecumenismo torna-se uma utopia e alastra-se o ateísmo!                                  

NOTA

A presente crise brasileira está realmente atingindo as atividades de muitos setores do nosso país. Nós, espíritas e simpatizantes do Espiritismo, façamos, pois, um esforço extra para ajudar a Rádio Boa Nova e a TV Mundo Maior a darem a volta por cima nessa crise que, lamentavelmente, as atinge em cheio.

Precisamos fazer alguma coisa para que esses dois grandes veículos midiáticos possam continuar mantendo no ar a sua programação normal, que é indispensável para a difusão dos postulados espíritas. 

Se sabemos que a maior caridade que podemos fazer para com a Doutrina dos Espíritos codificada por Kardec é a sua divulgação, então, está na hora, pois, de cumprir o nosso dever, fazendo o que pudermos para essas duas instituições que representam os maiores veículos do mundo de divulgação da nossa querida Doutrina. Vamos, portanto, agir, a partir de agora, fazendo o que puder para salvá-las! 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita