WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Estudando as obras de André Luiz

Ano 10 - N° 494 - 4 de Dezembro de 2016

ANA MORAES
anateresa.moraes2@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)
 

 

Respostas da Vida

André Luiz

(Parte 3)

Damos continuidade ao estudo sequencial do livro Respostas da Vida, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier e publicada originalmente em 1975.

Questões preliminares

A. O exercício da simpatia é algo que devemos cultivar?

Certamente. Segundo André Luiz, uma atitude de simpatia para com o próximo é sempre uma porta aberta em seu auxílio agora e no futuro. (Respostas da Vida, cap. 6.) 

B. Diante das provações e das dificuldades, que fazer?

Devemos agir com serenidade, paciência e otimismo, trabalhando e servindo na certeza de que Deus faz sempre o melhor. (Respostas da Vida, cap. 6.) 

C. Menosprezar o próximo é algo que jamais devemos fazer?

Sim. Nesse sentido o conselho de André Luiz é bem objetivo: preste uma informação sem desprimorar quem a solicita e converse sem desejar parecer maior ou melhor que os circunstantes. (Respostas da Vida, cap. 7.)  

Texto para leitura 

53. Programação – Deus Todo-Sábio nos ajude a lembrar: de trabalho no presente; de serviço aos semelhantes; de confiança no futuro; de pensamento no bem; da felicidade ao dever; do cultivo da amizade; do exercício de paciência; da prática da bondade; do culto da gratidão; do devotamento ao estudo. (Respostas da Vida, cap. 5.) 

54. Deus Todo-Misericordioso nos ajude a esquecer: de provações passadas; de lágrimas vencidas; da tendência ao desânimo; do amigo que desertou; do adversário gratuito; do problema superado; da injúria sofrida; do encontro infeliz; da introdução à censura; do verbo inútil; do tempo vago. (Respostas da Vida, cap. 5.)

55. Respostas no caminho – Trazendo sua consciência tranquila, nos deveres que a vida lhe deu a cumprir, você pode e deve viver a sua vida tranquila, sem qualquer necessidade de ser infeliz. (Respostas da Vida, cap. 6.) 

56. Auxilie os outros sem afligir-se demasiado com os problemas que apresentem, porque eles mesmos desejam solucioná-los por si próprios. (Respostas da Vida, cap. 6.) 

57. Não se fixe tão fortemente nos aspectos exteriores dos acontecimentos e sim coloque sua visão interna nos fatos em curso, a fim de que a compreensão lhe clareie os raciocínios. (Respostas da Vida, cap. 6.) 

58. Dedique-se ao seu trabalho com todos os recursos disponíveis, reconhecendo que se houver alguma necessidade de modificação em suas atitudes, a sua própria tarefa lhe fará sentir isso sem palavras. (Respostas da Vida, cap. 6.) 

59. Se você experimentou algum fracasso na execução dos seus ideais, não culpe disso senão a você mesmo, refletindo na melhor maneira de efetuar o reajuste. (Respostas da Vida, cap. 6.) 

60. Se você realizar corretamente seu trabalho, os seus clientes ou beneficiários virão de longe procurar o valor de sua experiência e de seu concurso. (Respostas da Vida, cap. 6.) 

61. Em qualquer indecisão valorize os pareceres dos amigos que lhe falem do assunto, mas conserve a convicção de que a decisão será sempre de você mesmo. (Respostas da Vida, cap. 6.) 

62. Uma atitude de simpatia para com o próximo é sempre uma porta aberta em seu auxílio agora e no futuro. (Respostas da Vida, cap. 6.) 

63. Mesmo nas horas mais aflitivas, procure agir com serenidade e discernimento, porque de tudo quanto fizermos, colheremos sempre. (Respostas da Vida, cap. 6.) 

64. A desculpa ante as faltas de que você tenha sido vítima, invariavelmente, é ação em seu próprio favor. (Respostas da Vida, cap. 6.) 

65. Quando provações e dificuldades lhe pareçam aumentadas, guarde paciência e otimismo, trabalhando e servindo na certeza de que Deus faz sempre o melhor. (Respostas da Vida, cap. 6.) 

66. Presentes de amor – Quando você houver beneficiado a alguém, consolide sua bondade sobre a dádiva que fez para que você não humilhe quem a recebe. (Respostas da Vida, cap. 7.) 

67. Não se oponha contra quem fale pelo simples prazer da contradita. (Respostas da Vida, cap. 7.) 

68. Preste uma informação sem desprimorar quem a solicita. (Respostas da Vida, cap. 7.) 

69. Converse sem desejar parecer maior ou melhor que os circunstantes. (Respostas da Vida, cap. 7.) 

70. Habitue-se a evitar confrontações para não ferir as suscetibilidades de quem ouve. (Respostas da Vida, cap. 7.) 

71. Tolere o apontamento menos feliz de algum amigo sem irritação e sem revide. (Respostas da Vida, cap. 7.) 

72. Cultive a paciência nos momentos difíceis, abstendo-se de agravar tribulações e problemas. (Respostas da Vida, cap. 7.) 

73. Não tente o coração alheio com promessa que não deseje e nem possa cumprir. (Respostas da Vida, cap. 7.) 

74. Atenda ao bem pela alegria de servir sem cobrar tributos de gratidão. (Respostas da Vida, cap. 7.) 

75. Não exija a cooperação dos outros em tarefas que você possa realizar por si mesmo. (Respostas da Vida, cap. 7.) 

76. Espalhando esses presentes de amor estará você efetuando na organização cambial da vida os seus melhores investimentos de Paz e Felicidade. (Respostas da Vida, cap. 7.) (Continua no próximo número.)





 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita