WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 10 - N° 493 - 27 de Novembro de 2016

RICARDO DI BERNARDI  
rhdb11@gmail.com
Florianópolis, SC (Brasil)

 


Pedagogia espírita:
o que é, o que não é!


A educação espírita apresenta-se como uma proposta pedagógica. Permite, a Pedagogia Espírita, aperfeiçoar nossa prática espírita adequando-a à ideia do grande educador Kardec, deixando de lado a "saudade do altar", afastando-nos do igrejismo e da institucionalização religiosa.

2- Na realidade, o próprio Espiritismo é também uma proposta pedagógica, cultural, universal, e aberta, como queria Kardec.

3- A Pedagogia Espírita - (PE)

Não se propõe a fazer proselitismo,

não é nenhum catecismo espírita,

não se propõe a uma educação religiosa,

não é um movimento sectário, autoritário ou centrado em uma pessoa ou instituição. 

4- Antes de mencionarmos a origem da pedagogia Espírita convém considerar as ideias de Sócrates e Platão como precursoras.

5- Conforme observei no primeiro Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, ​PE:

​Poderíamos considerar uma fase gestacional antes do nascimento da PE; este período é composto por antecessores muito identificados com a ideia de Kardec (Rivail para os pedagogos, pois era seu nome verdadeiro). Os antecessores foram, na ordem, Comenius, Rousseau, Pestalozzi e, naturalmente, Rivail.  

6- No entanto, o grande nascimento foi no Brasil, cujo “parto” foi efetuado por Herculano Pires, ao publicar o livro PEDAGOGIA ESPÍRITA. 

7- Os princípios básicos da pedagogia Espírita podem ser assim resumidos:

1º- Todo indivíduo tem uma dimensão espiritual, ou seja, tem uma alma.

2º- A criança é um Espírito reencarnado.

3º- Em função dos princípios anteriores, considera a Pedagogia Espírita que todo indivíduo, nesta existência, está em aprendizado e, no intercurso de existências, portanto, toda criança é um ser interexistencial.

4º- A vida é um aprendizado constante, rumo à perfeição, que é o destino de todos os seres.

5º- A finalidade da nossa existência é a identificação com a centelha divina que existe em nossa essência. (SELF = Inconsciente Puro = Deus em Nós.)

6º- Em última análise o processo educativo é sempre de autoeducação.

7º- Cumpre ao educador, através da pedagogia e, sem imposição, cultivar a semente da autoeducação do educando.

8º- O auxílio educativo ao próximo poderá e deverá ser uma relação pedagógica universal.

8- Princípios PEDAGÓGICOS da PEDAGOGIA ESPÍRITA:

Gestando desde Sócrates, passando por Kardec até o seu nascimento com Herculano Pires, a tríade dos princípios pedagógicos da PE compõe-se de:

1- Pedagogia da Liberdade - o educando é livre para aderir ao processo evolutivo que lhe ofertamos. (Nada tem esta referência com falta de limites.)

2- Pedagogia da Ação - é agindo, experimentando, que o educando desenvolve suas potencialidades.

3- A Pedagogia do amor - A relação pedagógica deve ser alicerçada no amor para tocar os recônditos profundos na alma do educando.

9- PODE-SE UTILIZAR OS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA ESPÍRITA PARA ENSINAR O CONTEÚDO ESPÍRITA AOS EDUCANDOS QUE O DESEJAREM, MAS NÃO INPOSITIVAMENTE A TODOS.

A pedagogia Espírita, conforme se concluiu no 1º Congresso brasileiro, deve operar com um ensino inter-religioso, informando ao educando o conteúdo de todas as religiões, e naturalmente o conteúdo espírita, de forma correta e aprofundada. 

10- Os Campos de Atuação da pedagogia Espírita são basicamente:

1º A família

2º O Centro Espírita

3º A Escola Espírita 

4º A Universidade Espírita 

11-  Justificando a Terminologia: Pedagogia Espírita

11.1 - O uso de uma denominação mais abrangente levaria a uma perda de identidade da proposta.

11.2 - A proposta codificada por Kardec traz uma visão específica do mundo, bem como uma visão racional do intercâmbio com o mundo extrafísico.  

11.3 - Conforme se definiu no 1º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, ao se declarar este movimento pedagógico como espírita, é preciso ter uma visão correta do Espiritismo - que é uma visão universal e aberta -, como postulou Kardec. 


O autor é médico homeopata, escritor e conferencista espírita.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita