WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Editorial Inglês Espanhol    
Ano 10 - N° 491 - 13 de Novembro de 2016
 
 

 
 

Visão psicológica do Espiritismo


O artigo especial deste número, Espiritismo & Evolução, de Rogério Coelho, deve ser recebido não somente como uma análise desse importante tema, mas, sobretudo, como uma exortação.

“Vivenciar o Espiritismo não se trata apenas de exercitar práticas doutrinárias, muito embora possam elas ser imprescindíveis. Esse exercício serve como profilaxia e como aprendizagem, porém é necessário incorporar verdades eternas que devem ser utilizadas na convivência social, nos diversos papéis da vida.” (Rogério Coelho, Espiritismo & Evolução.)

O Espiritismo é uma vivência; é uma filosofia prática. Ele só se realiza no comportamento, no pensamento, na palavra. Dessa forma, não se pode ser espírita na teoria, nem somente nos estudos. Há espíritas que levam a vida estudando, mas que se esquivam de todos os convites para compartilhar seus conhecimentos. Por outro lado, há aqueles que se contentam com a tribuna sem melhorar-se através do “arregaçar as mangas” no trabalho de campo.

“Certamente que o Espiritismo conseguirá levar o ser humano ao estado de felicidade que ele almeja, não apenas após a morte, mas ainda quando encarnado, por intermédio das transformações libertadoras que enseja.” (Rogério Coelho, Espiritismo & Evolução.)

A felicidade possível na Terra se encontra na prática do bem, na boa consciência, na reforma íntima continuada e na posse do necessário. Lembremo-nos das bem-aventuranças. Humildade, pacificação, brandura, misericórdia, resistência, paciência nas perseguições. Bem-aventurados aqueles que são perseguidos por causa da justiça, ou seja, felizes todos nós que estamos em expiação por causa da justiça da lei de causa e efeito.

“O Espiritismo nos ensina a cultivar a semente do Bem em nós mesmos e no nosso próximo, não apenas como norma de conduta religiosa, mas como princípio de vida.” (Rogério Coelho, Espiritismo & Evolução.)

Somos semeadores. “De Deus vem a semente, o solo, o clima, a seiva e a orientação para o desenvolvimento da árvore, como também dimanam de Deus a inteligência, a saúde, a coragem e o discernimento do cultivador, mas somos obrigados a reconhecer que alguém deve plantar.” (Emmanuel, Ceifa de luz, cap. 39.)

“O Espiritismo permite que nos conheçamos – holisticamente – como Espíritos Imortais que somos e revela a Verdade cujo conhecimento nos liberta da cela estanque da ignorância e do egoísmo, onde vivemos por séculos incontáveis, e segundo Emmanuel, lá continuaríamos a viver se a misericórdia divina não nos tivesse enviado Jesus e Kardec para resgatar-nos.” (Rogério Coelho, Espiritismo & Evolução.)

Já foi dito que o Velho Testamento foi a rogativa de um povo a Deus por salvação. Jesus foi a resposta e, com ela, prometeu-nos o Consolador, o Espírito da Verdade, para nos conduzir à verdade que nos libertará da inferioridade que nos é característica.

Muitos de nós vagamos por regiões trevosas antes de merecermos o resgate de amigos compassivos e, levados a cidadelas de amor, merecer a oportunidade de uma nova reencarnação. Trazemos um passado tenebroso, e disso nos esquecemos ao reencarnarmos. Ademais, muitas vezes nos achamos bastante evoluídos tão somente por aderirmos a uma crença libertadora, embora lamentavelmente distantes das condições propostas por Jesus: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”.



 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita