WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 10 - N° 491 - 13 de Novembro de 2016

ELSA ROSSI 
elsarossikardec@gmail.com
Londres (Reino Unido) 

 


Comece pelo começo -
Begin to begun


De uma certa maneira, todos “conhecemos” Allan Kardec. Mantemos em nossas bibliotecas particulares a imaculada coleção das obras básicas. Confesso que eu também as tenho! Aliás, tenho várias. Uma coleção capadura verde, com 42 anos, uma vermelha com uns 35 anos, e outros títulos da coleção Obras Básicas, rabiscados, escritos, coloridos, frisados, de tanto manusear.

Surpreendentemente, e com muita alegria, confesso que redescobri Allan Kardec, graças à visita do professor Cosme Massi ao Reino Unido. Reaparece um novo mundo. Nunca encontrei alguém tão “apaixonado” por Allan Kardec, quanto o professor e tutor de doutorado de nosso amigo José Raul Teixeira, o nosso amigo Cosme Massi. Originalmente do Rio de Janeiro, Cosme Massi reside em Curitiba. Com a esposa Lilian, fundou a Nobilt’a Editora, com seminários e palestras em DVDs e futuramente em pendrive, disponível no website http://www.nobilta.com.br.

Com o curto tempo em nossas existências, Cosme preferiu se dedicar, estudar, pesquisar, buscar as obras originais nos antiquários e bibliotecas do mundo, tudo o que se relaciona com Allan Kardec e seu nome Hippolyte Léon Denizard Rivail. Nestes 35-40 anos de imersão e dedicação a Kardec, resgatou a coleção original da Revue Spirite, a Revista Espírita que Allan Kardec fundou em 1º de janeiro de 1858. Estudando a Revue no original, Cosme disponibiliza na www.kardecpedia.com uma quantidade de informaçðes e obras, nunca vistas antes.

Traz a informação do pensamento de Kardec, como ele montou a Codificação, entre outras informaçðes fantásticas que aprendemos com seus seminários e palestras. Perguntaram-me: se ele é tão bom assim, por que só agora está aparecendo? Eu já conhecia o IPEAK criado por ele há alguns anos, e os dois números da Revista Espírita traduzida para o inglês, que ele colocou em PDF para todos faz alguns anos. Fui visitá-lo em Curitiba, e o convidei a vir para a Europa, e assim foi acertado.

Quem realmente trabalha nas pesquisas, na produção de material fiel, correto, não fica oferecendo palestras pelo mundo. Os benfeitores atentos sabem a hora de cada um, que tenha boa vontade, amor pelo trabalho e disposição de ajudar, de fazer algo pela humanidade. Assim vejo a importância da kardecpedia, meus amigos. Como diz Cosme, é um trabalho árduo, requer no mínimo uma semana, um funcionário seu, trabalhando 8 horas por dia, pago privadamente, para colocar uma obra de Kardec no website kardecpedia, para que o mundo tenha acesso a tudo que se relacione com Espiritismo e Allan Kardec. Isso é um patrimônio da humanidade em geral. A luz sobre a mesa, como disse Jesus, sobre o alqueire, no palavreado antigo.

Ganhamos muito, nós do Reino Unido e os países que o receberam na Europa. Sabemos que o custo de viagem para eles não foi pequeno, mas o amor à tarefa é muito grande, e só podemos realmente dizer: Obrigada, Cosme Massi, pelas pesquisas e resgate de toda a obra de Kardec, e grata ao suporte da companheira de tarefas e esposa Lilian. Grata pelo esforço que fizeram de trazer a fonte cristalina dos ensinos dos Espíritos com tanto esclarecimento. Pena que foi rápido. Confesso que somente agora e com a explicação de Cosme pude entender a questão 228 de O Livro dos Espíritos sobre paixões. O almoço filosófico na casa da Beth, em sua chegada a Londres, valeu muito. Quiçá possamos repeti-lo em outra oportunidade.

E assim, mais uma contribuição elucidativa tivemos em nossas terras de além-mar.
 

Elsa Rossi, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional (CEI).

 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita