WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 10 - N° 489 - 30 de Outubro de 2016

EURÍPEDES KÜHL
euripedes.kuhl@terra.com.br
Ribeirão Preto, SP (Brasil)

 



Matrizes psíquicas


A vinda de Jesus à Terra, como homem, considero-a como sendo o mais importante acontecimento terreno. Tamanho e tanto foi o impacto dessa abençoada vinda que imagino, desde então e para a eternidade, os homens dela estão e estarão a se beneficiar. Isso porque Jesus pode (pobremente de minha parte) ser comparável a um farol que de forma permanente ilumina corações, mostrando-lhes como navegar e dando-lhes, pelo exemplo, os meios de chegar a porto seguro: o Reino de Deus.

A fim de que melhor e mais proveitosa fosse essa navegação, o sublime Timoneiro aguardou que por dezoito séculos os “alunos” se dispusessem a aprender, apreender e praticar suas lições. Então, aos interessados, deu-lhes diretrizes seguras para esse navegar — o Espiritismo.

Assim, embarcando numa viagem figurativa:

- A Vida: é o mar;

- A rota: a evolução;

- A bússola: o Evangelho de Jesus!

- O Espírito: é o marinheiro a navegar;

- O barco: os diversos corpos físicos (reencarnação);

- A atividade principal a bordo: autorreforma, amor a Deus e ao próximo;

- O combustível: a fé raciocinada;

- O destino: a felicidade! 

Decorridos cerca de dois milênios, dentre outros, três acontecimentos altamente impactantes modificaram todo o panorama da vida física humana: a Eletrônica, a Medicina Nuclear e a Genética (DNA, em particular!).

Reflito que uma coisa tem tudo a ver com a outra: a preparação espiritual do homem, de que cuida a moral cristã, talvez tenha sido o vestibular para que ele, melhorado, tenha acesso a uma sonhada qualidade de vida quanto às doenças: dores mitigadas, curadas ou ausentes!

Para mim é isso mesmo: primeiro, o homem foi orientado moralmente; a seguir, foi contemplado com a possibilidade de manipular mecanismos da vida física.

Sem fazer jogo de palavras, armo uma equação, onde o numerador é a ética, compreendida como aprovação da consciência, e o denominador, utilização dos avanços científicos — em particular os da biotecnologia, máxime, acoplados à medicina nuclear.

A eliminação da dor física neste mundo, pela Ciência, será consequência de um comportamento humano coletivamente fraternal, daí também se inferindo que os perispíritos, indivíduo a indivíduo, filtraram a densidade terrena, com exclusão de todo e qualquer ato prejudicial a quem quer que fosse. Um pequeno exemplo desses filtros: quando ocorrer a eliminação mundial de armas...

Ora: sendo o perispírito o notável molde para o corpo físico, estando aquele depurado, os reflexos neste serão decorrência natural. Assim preconizam as Leis Divinas quanto às propriedades perispiríticas e de Ação e Reação.

A esse futuro, sublime esperança do nosso presente, devemos incorporar igualmente a possibilidade do avanço da espiritualidade humana, da genética e da medicina nuclear na investigação das causas espirituais das doenças, tornando a maioria dos profissionais da saúde humana em “médicos-médiuns”.

— Por que investigar as causas espirituais?

— Porque quaisquer atos e até mesmo pensamentos nossos ficam instantaneamente registrados em um transcendental arquivo, localizado nas camadas mais profundas do inconsciente, gerando crédito ou débito em nosso patrimônio moral.

É assim que são formadas as chamadas “matrizes psíquicas” instaladas no perispírito, qual espelho refletindo o que vai pelas nossas almas, produzindo reflexos físicos nas diversas patologias...

De antemão, deixo bem patente que algumas variantes da Biotecnologia — em particular, clonagem humana ou animal — não têm o aval espírita de diferentes Espíritos que Kardec preconiza quanto à universalidade e autoridade da Doutrina dos Espíritos.

Por isso, os resultados das pesquisas e experimentos biotecnológicos não contêm afirmações definitivas, mas sim, ilações, reflexões, hipóteses de trabalho.
 

O assunto aqui tratado extraí-o do livro “Genética... Além da Biologia”, sobre o qual nem mesmo os consagrados pesquisadores aventuram-se a dar a última palavra em qualquer item. Naquele livro organizei em capítulos, com as respectivas respostas, algumas das várias questões que vêm sendo formuladas, não só pela mídia, mas principalmente por vários grupos e pessoas amigas que nos endereçaram perguntas sobre clonagem, genética, fecundação assistida, células-tronco etc.

Nas respostas procurei, sempre que possível, contemplar as premissas espíritas.

A propósito, sem citar muitos outros Espíritos amigos, relembro:

a. Kardec deixou registrado em suas anotações, que foram publicadas em “Obras Póstumas”, cap. “Manifestações dos Espíritos”, § 1°, n° 12:

(...) O perispírito desempenha importante papel em todos os fenômenos psicológicos e, até certo ponto, nos fenômenos fisiológicos e patológicos. Quando as ciências médicas tiverem na devida conta o elemento espiritual na economia do ser, terão dado grande passo e horizontes inteiramente novos se lhes patentearão. As causas de muitas moléstias serão a esse tempo descobertas e encontrados poderosos meios de combatê-las.

b. Proveitoso complemento de esclarecimentos espirituais encontra-se na série de treze livros do Espírito André Luiz, com psicografia de F. C. Xavier, este, em parceria de alguns livros com o médico Waldo Vieira. Relativamente à “Medicina do futuro”, nessa abençoada série encontram-se outras assertivas, corroborando o que Kardec antecipara:

Em Missionários da Luz, cap. 6, pág. 63, 21ª Ed., 1988, FEB, RJ/RJ: A ciência médica atingirá culminâncias sublimes quando verificar no corpo transitório a sombra da alma eterna.

Em Obreiros da Vida Eterna, cap. 19, pág. 282, 9ª Ed., 1975, FEB, RJ/RJ: O médico do futuro aprenderá que todo remédio está saturado de energias eletromagnéticas em seu raio de ação.

Em Entre a Terra e o Céu, cap.13, pág. 82/83, 13ª Ed., 1990, FEB, RJ/RJ: A mente, tanto quanto o corpo físico, pode e deve sofrer intervenções para reequilibrar-se. Mais tarde, a ciência humana evolverá em cirurgia psíquica, tanto quanto hoje vai avançando em técnica operatória, com vistas às necessidades do veículo de matéria carnal. No grande futuro, o médico terrestre desentranhará um labirinto mental, com a mesma facilidade com que atualmente extrai um apêndice condenado. (Grifei)

As expectativas de um mundo sem doenças, graças à genética, à medicina nuclear e principalmente à evolução espiritual do ser, refletem bênçãos divinas aportando na Terra. Esperanças nas quais creio 100%!

Sinônimo, sim, de um abençoado prosseguimento rumo à regeneração planetária!

 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita