WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 10 - N° 486 - 9 de Outubro de 2016

TEMI MARY FACCIO SIMIONATO
temi_mary@yahoo.com.br
São Paulo, SP (Brasil)

 

 
Cooperação com Deus


Amas a Deus e te dispões a servi-Lo? Pergunta o nobre Benfeitor Emmanuel. Católicos, Protestantes, Espíritas, Hinduístas, Budistas..., todos se manifestam ameaçados pelo monstro da separação, como se o pensamento religioso traduzisse fermento da discórdia. Queremos todos que Deus nos pertença, mas não cogitamos de pertencer a Deus; encarceramo-Lo em nossas crenças, no entanto, Ele pertence ao Universo. 

É necessário guardar a fé, todavia, se não a testemunharmos nos trabalhos do dia a dia, permaneceremos na velha superfície das palavras. A fé sincera é ginástica do Espírito, pertencendo àqueles que trabalham e confiam, pois, tê-la no coração é estar pronto para Deus. A fé sem obras é uma lâmpada apagada e somente na fé ativa é que encontraremos a vitória final do Espírito imortal. 

É imprescindível termos gratidão para com todos os benfeitores que nos enriquecem as oportunidades de progredir e trabalhar na experiência comum, iniciando o apostolado da confraternização, meditando nas dificuldades de cada um se desejamos auxiliar; recordando que o Senhor, a cada dia, coloca-nos no lugar certo, onde possamos servir mais e melhor; lembrando que somos chamados a ajudar hoje e sempre e, se somos conhecidos entre os homens pela feição que aparentamos, perante a verdade seremos conhecidos pelo que somos. É necessário lembrar que precisamos ajudar com desinteresse e instruir sem afetação, pois esta é a maneira mais justa e mais alta de servir ao Pai. 

Todos nós que recebemos no lar Espíritos tristes, tenhamos a paciência e a ternura para com eles, porquanto são quase sempre laços enfermos do nosso passado e que hoje retornam aos nossos braços, esmolando entendimento e carinho para que se refaçam para a liberdade e para a glória da luz. Assim, quando a luta nos incentiva a servir para o reino de Deus com a aflição presidindo nossos passos, tenhamos na paciência a companheira firme, a fim de que a humildade nos guarde o coração na beleza da caridade em Jesus, que nos fará vestir a túnica da paz no banquete da luz. 

Obreiros do senhor, encarnado ou desencarnado, em qualquer senda da educação e em qualquer campo religioso, sigamos à frente, ajudando e compreendendo, perdoando e servindo para cumprir em tudo a Sua vontade!

Não hesitemos diante de qualquer situação, quanto à atitude mais elevada a que nos achamos intimados pelos propósitos divinos, procurando realizar o melhor de nós mesmos em benefício dos outros, convencendo-nos de que Deus está conosco em todos os caminhos. 

O homem inteligente, segundo Jesus, é aquele que, sendo grande, sabe apequenar-se para ajudar aos que caminham em outro estágio evolutivo, dedicando-se ao bem dos outros para que os outros lhe partilhem a ascensão para Deus, sabendo que sem cooperação não há amor, tendo no amor a força do Senhor que equilibra o Universo. 

Amamos ao Pai nesta marcha evolutiva. No entanto, o Evangelho é rico de recomendações no sentido de amarmos também nossos irmãos entre as pedras e as sombras da subida. O irmão iluminado e bondoso representa uma obra viva do Pai, através do qual O conhecemos e admiramos; e o irmão ignorante é uma obra que o céu nos convida a amparar no rumo da perfeição relativa em nome do Todo Misericordioso. 

Sigamos a claridade do bem, para que o entardecer da nossa existência na Terra nos revele o caminho de luz a seguir. 

Nosso querido Benfeitor Emmanuel na lição Renovemo-nos a cada dia, páginas 86 e 87 do livro Relicário de Luz, nos diz: “Renovemos nossa alma, dia a dia, estudando as lições dos vanguardeiros do progresso e vivendo a nossa existência sob a inspiração do serviço incessante. Apliquemo-nos à construção da vida equilibrada, onde estivermos, mas não nos esqueçamos de que somente pela execução de nossos deveres, na concretização do bem, alcançaremos a compreensão da vida e, com ela, o conhecimento da ‘perfeita vontade de Deus’, a nosso respeito”. 

Não basta a fé para vencer, é preciso que a fidelidade aos compromissos assumidos se nos instale por chama inextinguível na própria alma. O amor a Deus será a consequência de nossos atos, através do exercício do amor a nós mesmos, do amor ao próximo, do amor à natureza, do amor à vida, enfim, do amor a toda criação Divina. E quanto mais exercitarmos esse amor, mais sentiremos Deus em nós, amando-O infinitamente.

 

Bibliografia: 

XAVIER, Francisco Cândido. Religião dos Espíritos, pelo Espírito Emmanuel, edição 22ª - Ed FEB – Brasília/DF – 2013 - páginas 22, 72, 74, 80, 88, 97, 176.

XAVIER, Francisco Cândido. Palavras de Emmanuel, pelo Espírito Emmanuel, edição 11ª – Ed FEB – Brasília/DF – 2013 – páginas 59, 60, 75, 76.

XAVIER, Francisco Cândido. Pérolas do Além, pelo Espírito Emmanuel, edição 4ª – Ed FEB – Brasília/ DF – 1987 – páginas 53, 97.

XAVIER, Francisco Cândido. Relicário de Luz, Espíritos diversos, edição 7ª – Ed FEB – Brasília/DF – 2014 – página 87.

XAVIER, Francisco Cândido, VIEIRA, Waldo. Estude e Viva, pelos Espíritos Emmanuel e André Luiz, edição 14ª – Ed FEB – Brasília/ DF – 2013 – páginas 34, 50.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita