WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Internacional
Ano 10 - N° 485 - 2 de Outubro de 2016
JOSÉ LUCAS
jcmlucas@gmail.com
Óbidos, Portugal
 

  

Espíritas em Madri:
um novo mundo

 O II Congresso Espírita Internacional organizado pela AIPE (Associação Internacional para o Progresso do Espiritismo) decorreu em Madri, Espanha, entre 16 a 18 de Setembro de 2016.
O tema central foi “Um novo mundo”.

 
Com uma organização simples e eficaz a AIPE promoveu um congresso muito interessante (fotos), onde os mais de 60 participantes de vários países do mundo levaram a cabo um intenso programa.

Numa sala acolhedora de um hotel em Torrejón de Ardoz, nos arredores de Madri, Rosa Diaz deu as boas-vindas a todos os presentes, onde um representante de cada país deixava a sua mensagem inicial.

O painel “A sociedade do futuro” abordou a transição planetária, colaboradores de outros mundos e a nova ordem social, onde 3 elementos do grupo espírita de Villena, Espanha, deixaram boas análises em torno de Kardec, ecologia, a mensagem de Jesus de Nazaré, abordando a temática sempre com base na interpretação de Allan Kardec.

De seguida, Mercedes de la Torre coordenou uma mesa redonda, com um participante de cada país, cabendo a José Lucas, em nome da ADEP, falar da realidade do Espiritismo em Portugal. A temática foi “Actualidade Internacional do Movimento Espírita”.

No Sábado, os trabalhos iniciaram-se com uma palestra de José Lucas, que falou sobre “Novo mundo: novas relações humanas, novas atitudes” seguida de debate.

Posteriormente, Moacir Costa Lima, físico brasileiro, falou sobre “Afinal, quem somos?”, fazendo uma ligação entre a Física quântica e o Espiritismo, numa abordagem lúcida e muito bem disposta.

Mauro e a sua esposa Jacira (da CEPA) apresentaram interessante trabalho sobre a liberdade e fraternidade nos dias de hoje, à luz da doutrina espírita.

Todas as conferências foram seguidas de debate, numa organização que primou pelo cumprimento dos horários e pelo bom ambiente ao longo de todo o tempo.

O Coronel João Gonçalves, de Portugal, iniciou a parte da tarde com o tema “Evidências científicas da comunicação dos Espíritos”, onde

abordou a Transcomunicação Instrumental, casos ocorridos, e conseguiu manter a atenção de todos com uma boa apresentação e muito dinamismo.

Yolanda Clavijo, de Caracas, Venezuela, apresentou juntamente com um amigo venezuelano, um estudo feito com um grupo mediúnico e “Novas contribuições para a saúde integral”.

Oscar Garcia, espanhol falou de “Tu és o mundo” e no Domingo, David Santamaria, de Barcelona, apresentou um bom trabalho “A vida no mundo espiritual: de Kardec a André Luiz” enfatizando a necessidade do estudo acurado e criterioso das obras mediúnicas, dentro da metodologia que Allan Kardec utilizou e recomendava.

Juan Fernandez falou ainda da análise de Deus de acordo com várias teorias existentes no mundo, e o congresso terminou com uma notável palestra de Roberto Álvarez, espanhol, Psicólogo clínico, “Empatia e compaixão: atitudes para uma nova Era”, que conseguiu envolver todo o público presente com a sua dinâmica e conteúdo, realçando assim a essência da doutrina espírita: o Amor, e a necessidade da mudança interior, bem como de vivermos o hoje e o agora, em busca da felicidade possível no planeta Terra.

O congresso terminou com um resumo efectuado por Rosa Diaz, de Orense, Espanha, e no fim, num ambiente de natural fraternidade e alegria, as fotografias iam-se multiplicando, e as pessoas quase que eram forçadas pelo relógio a abandonarem as instalações do Hotel, quiçá numa vã tentativa inconsciente de perpectuar aquela sã convivência.

Com ideias diferentes, com gentes diferentes, este II Congresso da AIPE teve o condão de levar a cabo o conselho que os bons Espíritos deixaram a Allan Kardec: “Espíritas amai-vos, espíritas instruí-vos”.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita