WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 10 - N° 483 - 18 de Setembro de 2016

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Julio Flávio Rosolen (Piracicaba, SP)
Segunda-feira, 12 de setembro de 2016 às 18:17
Prezados confrades, boa noite.
Sou admirador de Hermínio C. Miranda, aliás como milhares de outros Espíritas, com certeza, e gostaria de alguns esclarecimentos:
1 - Hermínio de Miranda passou adiante as suas técnicas de regressão de memória no atendimento aos Espíritos sofredores?
2 - O Centro Espírita, onde ele atuava, continua a aplicar essa técnica desenvolvida por ele? Enfim, há continuadores de sua obra?
3 - Em suas obras ele se refere à "magnetização", que deduzo ser passes que eram aplicados nos Espíritos, estou certo? Em qual (is) Centros de Força isso era feito?
4 - Ele se refere também a "sugestões convenientes" que eram endereçadas pelo dialogador ao Espírito: que sugestões seriam essas?
Despedindo-me cordialmente, aguardo a resposta, assim que possível.
Att.
Julio Flávio Rosolen

Resposta do Editor:

De todas as questões constantes da mensagem acima, só temos condições de responder afirmativamente à primeira: Hermínio Miranda utilizou, sim, a regressão de memória no atendimento aos Espíritos sofredores. Quanto aos outros itens da mensagem, se algum colaborador ou leitor de nossa revista puder ajudar, isso será de grande valia para todos nós.
 

 

De: Aloisio Caputi (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 8 de setembro de 2016 às 15:31:22
Assunto: Revista “O Consolador”.
Excelente instrumento de consulta.
Aloisio
 

 

De: Mônica P. (Salvador, BA)
Domingo, 11 de setembro de 2016 às 11:42:30
Olá! Sou psicóloga na Bahia e encontrei uma jovem de 19 anos pedindo ajuda no Twitter. Preciso um endereço para psicoterapia gratuita para indicar para a mesma na cidade onde mora. Podem ajudar? Indiquei o CREAS e o Projeto RECRIA como referências, mas se puderem ajudar, agradeço.
Mônica 

Resposta do Editor: 

Não temos a informação solicitada pela leitora. Se algum leitor radicado em Salvador puder ajudar, isso será ótimo.
 

 

De: Edson Luís da Silva (Osvaldo Cruz, SP)
Domingo, 11 de setembro de 2016 às 20:31
Olá, Amigos.
Publiquei no YouTube a palestra com o tema "NÃO MATARÁS" que proferi no Centro Espirita Allan Kardec, de Lucélia, no sábado passado, dia 10/09:
https://www.youtube.com/watch?v=jJM1vvE-_xE
Divulguem...
Abraços.
Edson
 

 

De: Melina Graziano da Silva Turini (Leme, SP)
Terça-feira, 13 de setembro de 2016 às 15:31:12
Boa tarde.
Entrei em contato no mês passado sobre uma mudança no meu endereço e, apesar de obter a resposta de que a alteração no meu cadastro havia sido realizada, não recebi mais nenhuma edição do jornal desde então. Agradeço se puderem entrar em contato comigo novamente ou fazer a alteração do meu endereço. Atualmente moro na Rua Antônio Mourão, 871, centro, Leme. Cep: 13610-090.
Grata,
Melina 

Resposta do Editor: 

Informamos à leitora que já encaminhamos sua solicitação à direção do jornal “O Imortal”, que pode ser contactada diretamente pelo e-mail: limb@sercomtel.com.br
 

 

De: USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 12 de setembro de 2016 às 07:31
Prezados Companheiros de Ideal,
No próximo dia 24/09/2016, a nossa USE - União das Sociedades Espiritas do Estado de São Paulo, através do seu Departamento Estadual de AECE, irá realizar o Encontro Estadual de Atendimento Espiritual no Centro Espirita. Serão abordadas questões a respeito do Atendimento Fraterno; Exposição de Temas Doutrinários; Recepção na Casa Espírita e Evangelho no Lar e no Coração.
As Expositoras convidadas são a Sra. Maria Euny Masotti (DF) - Assessora da Área nas Comissões Regionais do CFN da Federação Espírita Brasileira, e Helena Bertoldo da Silva (RS) - Coordenadora da Comissão Regional Sul, do CFN da FEB.
Aos interessados, solicitamos realizarem a inscrição com a máxima urgência pois as vagas são limitadas (apenas 100) em virtude do Espaço disponível na sede da USE, bem como para melhor aproveitamento das oficinas previstas. Informamos também que, embora seja um Encontro Paulista, já temos inscrições confirmadas dos Estados do Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul e os interessados do Interior e de outros Estados poderão hospedar-se no seguinte hotel, que fica apenas a 400 metros da Sede da USE SP: Brasília Santana Gold Flat - R. Dr. Olavo Egídio, 170 – Santana - Single -  R$ 220,00 - Duplo R$ 250,00 - Tel. 2972-6311 - E-mail reserva@santanagold.com.br, com café da manhã e sem taxa de estacionamento (indicação apenas orientativa, fora da responsabilidade da organização do evento). Há também outras opções de hotel nas proximidades e os valores podem ser consultados no site booking.com.
Fraternalmente,
Mauro A. Santos
Diretor da Área de Atendimento Espiritual no Centro Espírita - USE
 

 

De: Comissão Organizadora do Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo (São Bernardo do Campo, SP)
Segunda-feira, 12 de setembro de 2016 às 09:21
A votação popular para o 3º Femesbc – Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo foi iniciada! A votação irá até o dia 30 de setembro.
Participem através do site: www.femesbc.com.br/votacao
O evento é promovido pelo Conselho Espírita da cidade.
A grande final será realizada no dia 22 de outubro, às 17h, no Teatro Cacilda Becker, na Praça Samuel Sabatini, 50, em São Bernardo do Campo (SP), com entrada franca.
Comissão Organizadora do Femesbc
 

 

De: Ricardo J. (Macapá, Amapá)
Quinta-feira, 8 de setembro de 2016 às 12:35:16
Lendo um artigo sobre o aborto, publicado por vocês, me deparei com uma dúvida que sempre me causou estranheza quando defronto com o que a doutrina prega. Que espécie de aborto é admitida pela Doutrina Espírita? R.: É o chamado aborto terapêutico, que objetiva salvar a vida da gestante posta em perigo com a continuação da gestação.
Relembrando: O Livro dos Espíritos:
Q. 880. Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem? "O de viver. Por isso é que ninguém tem o direito de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência corporal."
Q. 344. Em que momento a alma se une ao corpo? "A união começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando até ao instante em que a criança vê a luz. O grito, que o recém-nascido solta, anuncia que ela se conta no número dos vivos e dos servos de Deus."
Q. 358. Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação? "Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando."
Q. 359. Dado o caso que o nascimento da criança pusesse em perigo a vida da mãe dela, haverá crime em sacrificar-se a primeira para salvar a segunda? "Preferível é se sacrifique o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe."
CONCLUSÃO: Sabemos da imperfeição da lei do homem o que lhe torna bem diferente da lei divina que é perfeita, sem exceções, pois se assim não fosse não seria perfeita, pois estaria beneficiando um individuo ou um grupo.
Primeiro ponto: Ao afirmar que o Espiritismo admite o aborto em caso de perigo de morte da mãe, abre-se uma exceção, tornando a lei divina imperfeita. Isso, sem desconsiderar o absurdo de imaginar que um espirito superior viesse nos trazer o ensinamento de que, em determinado caso, nós estaríamos autorizados a infligirmos as leis de Deus.
Na questão 880 fica bem grafado a máxima: "...ninguém tem o direito de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência corporal...". Será que não sabemos o significado da palavra "ninguém" nessa afirmativa?
Na questão 358, também de forma explicita é afirmado: "...Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando." Pergunto novamente: Não sabemos o que significa "sempre" nessa afirmativa.
Pois então, como pode uma afirmativa ("Preferível é se sacrifique o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe.") anular tantas outras? Só podemos acreditar numa interpretação enganosa. Vejamos a questão 344: Em que momento a alma se une ao corpo? Resposta: A união começa na concepção, portanto a partir desse momento já existe um novo ser sujeito às leis divinas e devidamente amparado pelas questões 880 e 358 do Livro dos Espíritos.
E qual seria a interpretação correta? Resposta: Se a união ao corpo começa na concepção (existência de um novo ser) e se devemos evitar o que ainda não existe, a lógica e a razão nos dizem que devemos evitar, através de todos os métodos anticonceptivos aceitos, a fecundação, pois o que não existe é o que não foi gerado. Assim não cairíamos nas infrações acima citadas. O ser que não existe é aquele que "ia" ser fecundado e não foi.
Espero obter resposta, pois acho isso um ponto importantíssimo e deve ser muito bem debatido. Não quero ser dono da verdade, apenas busco o convencimento.
Ricardo 

Resposta do Editor:

Observações idênticas às contidas na mensagem acima já foram apresentadas por outros leitores e aqui examinadas. É bom lembrar que a frase “Preferível é se sacrifique o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe” é a resposta dada pelos Espíritos à pergunta 359 formulada por Allan Kardec.

Conquanto respeitemos as opiniões de todas as pessoas, é preciso convir que o leitor se esqueceu de um dado importante no tocante à vida da criança, a qual se inicia realmente na concepção, mas só se completa com o nascimento, como ensinam os imortais na questão 344 d´O Livro dos Espíritos, adiante transcrita: “A união começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando até ao instante em que a criança vê a luz. O grito, que o recém-nascido solta, anuncia que ela se conta no número dos vivos e dos servos de Deus.”

Havendo risco real para a vida da gestante, a opção de salvá-la, em detrimento da continuidade da gestação, é uma medida óbvia, visto que o ser que existe, ou seja, o ser completo, é a mãe, não o nascituro.

Há situações em que a ciência médica não tem nenhuma dúvida: se a gestação continuar, a gestante morrerá. Em casos assim, se os interessados tiverem de fazer alguma opção, é claro que será preferível proteger a mulher, cuja morte, em muitos casos, poderá acarretar também a morte do filho agasalhado em seu ventre.

É evidente, porém, que antes da opção pelo abortamento devemos tentar todos os recursos possíveis no sentido de salvar a gestante e a criança. Quanto a isso, não existe dúvida alguma e Kardec nada ensinou em contrário. Mas, se for necessário salvar alguém, a preferência, de acordo com o entendimento contido na questão 359 d´O Livro dos Espíritos, deve recair sobre a mulher, que poderá mais tarde engravidar de novo e, quem sabe, receber o mesmo Espírito na condição de filho.

Entendemos que é esse o sentido da resposta dada pelos instrutores espirituais à questão 359 da principal obra da doutrina espírita.
 

 

 

 
AVISO AO LEITOR

O leitor pode enviar sua mensagem diretamente ao editor desta seção, valendo-se deste endereço: aoofilho@oconsolador.com.br

Os destaques da presente edição podem ser vistos no blog Espiritismo Século XXI, no qual foram postados ontem, sábado, às 17 horas.

Eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/ 

 

 

Voltar à página anterior

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita