Year 10 - N° 468 - June 5, 2016

WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    

Ano 10 - N° 481 - 4 de Setembro de 2016

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)

 

 
Benjamin Flávio de Almeida Ferreira:

 

“Sem a participação dos voluntários, o Samaritano não teria como atender aos
seus objetivos”

 

O presidente da Associação Espírita “O Bom Samaritano”,
de Avaré-SP, fala sobre o trabalho de promoção
social realizado pela instituição
 

Benjamin Flávio de Almeida Ferreira (foto), nascido e residente em Avaré, no interior paulista, é professor e o atual diretor-presidente da Associação Espírita “O Bom Samaritano”. Na presente entrevista, ele nos oferece ampla visão do trabalho social exercido na cidade por meio da citada instituição, que acolhe inúmeras pessoas em

diferentes faixas etárias, além de promover as atividades normais de uma instituição espírita. 

Quando foi fundado O Bom Samaritano? 

Com o objetivo de dotar a cidade de Albergue Noturno, um grupo de espíritas, dentre os quais meu pai Antonio Ferreira Inocêncio, mobilizou-se em 1957. Obtiveram do Município a doação de um terreno com 699 m2 na Rua Bahia, bairro Água Branca, próximo à estação da então Estrada de Ferro Sorocabana. Em seguida dedicaram-se à arrecadação de material de construção (tijolos, telhas) e de donativos. Em 1º/agosto/1958 o Albergue Noturno O Bom Samaritano iniciou suas atividades, que se prolongaram até 2003. Em 2006, após reforma estatutária e sob a denominação de Associação Espírita “O Bom Samaritano”, as atividades passaram a ser as de núcleo de cursos gratuitos (profissionalizantes, informática, apoio escolar, artesanato) para pessoas de baixa renda. 

O Bom Samaritano atua também como um Centro Espírita? 

Sim. Na área doutrinária, promove reuniões diárias de exposição e estudo de todas as obras de Kardec, de oração, de assistência espiritual e de divulgação do Evangelho e da Doutrina Espírita. Há atualmente na casa 6 grupos mediúnicos, sendo 5 de psicofonia e um de psicografia, cada qual com 10 participantes, em média. A entidade possui duas Unidades, ambas em prédios próprios: Unidade I na Rua Bahia, 426, e Unidade II na Av. Salim A. Curiati, 1591, bairro Jardim Brasil.  

Quais as atividades de promoção humana e cursos mantidos pela instituição? 

No tocante à promoção humana, O Bom Samaritano desenvolve estes programas:

a) Assistência à família e à comunidade;

b) Samaritano Melhor Idade, atendimento a idosos;

c) Arco-Íris, atendimento a crianças autistas;

d) Cursos a partir de 14 anos e sem limite de idade (nos três períodos do dia): 1 - Profissionalizantes: Assistente Administrativo, Atendimento e Vendas, Costura Industrial, Costura Doméstica, Auxiliar de Cabeleireiro, Manicure, Eletricista Residencial; 2 - Informática Básica; 3 - Apoio Escolar: Matemática, Português, Inglês, Espanhol, Italiano e Alfabetização de Adultos; 4 - Artesanato: tricô, crochê, bordado, ponto cruz, patchwork, pintura de tecido, decoupage e pedraria.

Considerando os benefícios para a comunidade, especialmente para os jovens, O Bom Samaritano também cede gratuitamente salas de aulas, equipamentos e utensílios para o SENAI e para o SENAC realizarem Cursos de Jovem Aprendiz (atualmente há 4 em andamento) e cursos profissionalizantes (atualmente há 3: Balconista de Farmácia, Auxiliar de Recursos Humanos e Pedicuro e Manicure).  

Esses cursos são gratuitos? Como é acompanhado todo o processo de formação?  

Todos os cursos e programas são inteiramente gratuitos. A formação é dada por monitores registrados (5) e voluntários (cerca de 40).  

Os alunos recebem certificado de formação na área escolhida? 

Sim, obedecidos os requisitos de frequência e aproveitamento. Como os cursos são livres, os certificados são de participação, não de formação.  

E a empregabilidade junto às empresas, há indicações e procura de profissionais? 

Não temos controle sobre a absorção dos alunos pelo mercado de trabalho. Também não mantemos cadastro para atender procura por profissionais. Cuidamos apenas da formação. Todavia, há muitos egressos do Samaritano nas atividades produtivas da cidade.  

Quais as repercussões já sentidas na cidade? 

O Bom Samaritano preza pela qualidade do ensino e tem contribuído para a qualificação profissional de um exército de jovens, assim como possibilitado a pessoas maduras a reciclagem de conhecimentos exigida pelo dinamismo do mundo do trabalho (acesso à Informática, principalmente). Também há muitos alunos da terceira idade e aposentados em todos os seus cursos; para estes a instituição proporciona principalmente ocupação útil do tempo e favorece-lhes a saúde física e psíquica. Bem por isso a entidade desfruta de conceito de seriedade e seus certificados são valorizados pelos alunos e pelas empresas.  

Algo marcante dessa experiência que gostaria de relatar? 

A entidade conta com o trabalho voluntário de várias dezenas de companheiros. Sem essa participação o Samaritano não teria como atender aos seus objetivos. Marcante, portanto, a disposição dos voluntários de dedicar tempo e de repartir conhecimento e experiência em favor dos menos favorecidos, pondo em prática a fórmula evangélica de fazer pelo próximo o que gostariam que lhes fosse feito.   

De onde vêm os recursos de manutenção de todo esse trabalho?  

As fontes de recursos são: contribuições de associados, donativos de pessoas físicas e jurídicas e receita proveniente do Programa da Nota Fiscal Paulista.  

Os alunos integram-se à atividade espírita normal da instituição? 

Em todos os ambientes há, à vista de todos, um texto breve, atraente e bastante didático de Odilon Fernandes intitulado “O Que Ensina o Espiritismo”, permitindo que as pessoas saibam com clareza quais os fundamentos da Doutrina. Há alunos que se integram e tornam-se frequentadores das reuniões públicas de exposição doutrinária e evangélica; outros se envolvem nos cursos que a entidade promove: ESDE, formação de passistas, de médiuns, de oradores espíritas etc. Os cursos profissionalizantes e de informática possuem público predominante de jovens. Infelizmente, poucos se filiam ao grupo da Mocidade Espírita existente na casa.  

Suas palavras finais. 

Desejamos enfatizar, por fim, que nossa instituição se dedica a proporcionar instrução no campo doutrinário e a favorecer, pelo ensino, aqueles que desejam progredir nos aspectos profissional, intelectual e moral. Por isso não só beneficia a muitas pessoas necessitadas de melhores habilitações como oferece aos espíritas os meios de, colocando em prática o conhecimento doutrinário, atender aos deveres de todo Espírito encarnado: instruir as pessoas, ajudá-las a progredir e melhorar as instituições humanas mediante trabalho direto e material, como nos ensina a questão 573 d´O Livro dos Espíritos.
 

Nota da Redação: 

Para quem desejar saber mais sobre o trabalho realizado pela Associação Espírita “O Bom Samaritano”, eis os contatos:

website: www.obomsamaritanoavare.org.br

e-mail: obomsamaritanoavare@hotmail.com

telefones:(14) 3732-5390 e 99803-8632; (14) 3732-9826 e 99803-8648.  



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita