WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

O Espiritismo responde
Ano 10 - N° 472 - 3 de Julho de 2016
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI
 


 
Um leitor pergunta-nos se é verdade que a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, fundada por Allan Kardec em 1º de abril de 1858, foi a primeira associação genuinamente espírita do mundo.

Segundo Deolindo Amorim, a resposta é sim. Obviamente, muito antes de haver Allan Kardec fundado a sociedade, surgiram, tanto na América do Norte como na Europa, diversas sociedades de investigações psíquicas e associações espíritas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, logo depois dos célebres fenômenos de Hydesville, em 1848, fundaram-se muitos grupos espíritas.

Há relatos de que em 1850, apenas dois anos depois dos fenômenos de Hydesville, o número de grupos espíritas naquele país se contava às centenas. Mas foi, certamente, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE) a primeira sociedade de caráter espírita, isto é, fundada e orientada com base na doutrina espírita, algo inexistente antes de 18 de abril de 1857, quando surgiu em Paris, por iniciativa de Kardec, O Livro dos Espíritos, que deu início à codificação da doutrina espírita.

No início de suas atividades, a SPEE reunia-se todas as terças-feiras em um local alugado no Palais Royal, galeria de Valois, onde permaneceu um ano, de 1º de abril de 1858 a 1º de abril de 1859. Não podendo permanecer ali por mais tempo, as reuniões foram transferidas para um dos salões do restaurante Douix, no Palais Royal, galeria Montpensier, de 1º de abril de 1859 a 1º de abril de 1860. A partir de então ela se instalou em um local próprio, na Rua e Passagem Sainte Anne, 59 – 1º andar, onde funcionou de 1860 a 31 de março de 1869.

O local era muito simples. Com apenas 40 m2 de área, constituía-se somente de quatro cômodos: dormitório, sala, banheiro e cozinha.

Kardec dirigiu a SPEE até 31 de março de 1869, quando desencarnou. Em face do seu falecimento, a SPEE nomeou como membros de sua diretoria para o período 1869-1870 os srs. Levent, Malet, Canaguier, Ravan, Desliens, Delanne e Tailleur, incumbindo a presidência ao sr. Malet, que era, segundo o Sr. Levent, o candidato de preferência de Kardec. Malet assumiu o cargo no dia 9 de abril de 1869.


 


 
Para esclarecer suas dúvidas, preencha e envie o formulário abaixo.
Sua pergunta será respondida em uma de nossas futuras edições.
 
 

Nome:

E-mail:

Cidade e Estado:

Pergunta:



 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita