WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 10 - N° 470 - 19 de Junho de 2016

JOSÉ REIS CHAVES
jreischaves@gmail.com
Belo Horizonte, MG (Brasil)

 

 
De mãos dadas com a ressurreição, a verdade
bíblica da reencarnação


Ouve-se muito de quem ainda não crê na reencarnação a frase: Eu não creio na reencarnação porque minha religião não permite. Quem diz assim não pensa, deixando que a sua religião e seu líder religioso pensem por ele, estando, pois, encabrestado mentalmente!

Mas será que sua religião e seu líder são infalíveis? Nem a religião mais importante do mundo e seu papa estão conseguindo manter a crença de que eles são infalíveis!

Jesus é salvador do mundo ou só dos adeptos da sua igreja?  Ele disse que não veio para julgar o mundo, mas para salvar o mundo (João 12: 47).  E Ele falou na porta estreita, símbolo da salvação ou libertação, na qual não é fácil passar. Só passa por ela quem merece transpô-la, embora muitos queiram atravessá-la (São Mateus 7: 13). E eu digo que muitos, por enquanto, nem querem passar por ela, mas vai chegar o primeiro momento de eles quererem também transpô-la e não vão conseguir. Porém chegará também o seu momento de vitória no tempo sempiterno de atravessá-la. Realmente, todos, por muitas vezes, vão poder tentar sucesso nessa passagem, e, um dia, o conseguirão, pois a misericórdia divina é infinita, não cessando jamais. Além disso, Deus não quer que nenhum de seus filhos se perca (São Mateus 18: 14). E para que essa vontade de Deus se cumpra só uma coisa é necessária, ou seja, o citado fator tempo sempiterno, para o que o Espírito é também imortal e tem as suas inúmeras reencarnações.

Quem pensa que, com o fim do corpo, seja o fim também da oportunidade da libertação, está agindo como um materialista, para quem a nossa existência termina no túmulo. E está negando também a misericórdia infinita de Deus, pois põe limite nela, e está igualmente indo contra a vontade de Deus que, como dissemos, quer a salvação de todos, já que Ele não faz acepção de pessoas, amando por igual todos os seus filhos, inclusive até os maiores pecadores. E o Nazareno não veio para os sãos, mas para os doentes.

A reencarnação não é contra a ressurreição, pois ela própria é também a ressurreição. Se um aluno toma bomba na escola, ele terá novas chances. E por que Deus, que é infinitamente amoroso, onipotente e sábio, não daria novas chances aos seus filhos que “tomam bomba” na escola do progresso do Espírito, que é neste nosso mundo? E se os Espíritos vieram aqui, pela primeira vez, para começarem a sua evolução em busca da perfeição semelhante à de Deus, com mais razão eles continuarão vindo aqui, outras vezes, até que, um dia, eles possam libertar-se das mazelas da ignorância e do sofrimento. 

Cerca de 90% dos católicos já creem na reencarnação. Ela só foi retirada do Cristianismo no ano de 553. (Para saber mais, recomendo meu livro “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”, 8ª Edição, Ed. EBM, SP.)

A reencarnação e a ressurreição estão mesmo de mãos dadas. O Espírito até ressuscita, muitas vezes, no mundo espiritual (Eclesiastes 12: 7) e também na carne, quando reencarna, até que um dia ele ressuscite definitivamente num mundo ditoso!



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita