WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Estudando a série André Luiz

Ano 10 - N° 469 - 12 de Junho de 2016

MARCELO BORELA DE OLIVEIRA
marceloborela2@gmail.com
Londrina, PR (Brasil)  
 


Agenda Cristã

André Luiz

(Parte 22)

Continuamos nesta edição o estudo sequencial do livro Agenda Cristã, obra de autoria de André Luiz, psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier  em 1947 e publicada pela Federação Espírita Brasileira em 1948.

Questões preliminares     

A. Como adquirir fortaleza moral?

A fortaleza moral provém do nosso esforço na resistência para o bem; é assim que a adquiriremos. Jamais será ela o produto de simples rogos alheios. (Agenda Cristã, cap. 43.)

B. Podemos alcançar o chamado paraíso?

Claro, mas ele nunca será adquirido pela sagacidade da compra. O paraíso é atingível pela nossa boa vontade em fugir ao purgatório ou ao inferno da própria consciência. (Agenda Cristã, cap. 43.) 

C. Ante o trabalho árduo a ser feito, como proceder? 

Primeiro: não temer o suor que correrá copiosamente. Segundo: centralizar a expectativa nas boas obras que surgirão. (Agenda Cristã, cap. 44.)

Texto para leitura

365. Problemas pessoais – A fé viva não é patrimônio transferível. É conquista pessoal. (Agenda Cristã, cap. 43.) 

366. A felicidade legítima não é mercadoria que se empresta. É realização íntima. (Agenda Cristã, cap. 43.) 

367. A graça do Céu não desce a esmo. Tem que ser merecida. (Agenda Cristã, cap. 43.) 

368. A melhor caridade não é a que se faz por substitutos. Cabe-nos executá-la por nós mesmos. (Agenda Cristã, cap. 43.) 

369. A fortaleza moral não é produto de rogos alheios. Provém do nosso esforço na resistência para o bem. (Agenda Cristã, cap. 43.) 

370. A esperança fiel não se nos fixa no coração através de simples contágio. É fruto de compreensão mais alta. (Agenda Cristã, cap. 43.) 

371. O verdadeiro amor não nasce das sombras do desejo. É fonte cristalina e inexau­rível do espírito eterno. (Agenda Cristã, cap. 43.) 

372. O conhecimento real não é construção de alguns dias. É obra do tempo. (Agenda Cristã, cap. 43.) 

373. O paraíso jamais será adquirido pela sagacidade da compra. É atingível pela nossa boa vontade em fugir ao purgatório ou ao inferno da própria consciência. (Agenda Cristã, cap. 43.) 

374. A proteção da Esfera Superior é inegável para todos nós que ainda nos movimentamos na sombra. Ai de nós, todavia, se não procurarmos as bênçãos da luz!... (Agenda Cristã, cap. 43.) 

375. Ande acima – Ante o bloco de pedra bruta, não se prenda à ideia do peso. Lembre-se da estátua primorosa que poderá sair dele. (Agenda Cristã, cap. 44.) 

376. Contemplando as dificuldades da sementeira, não se detenha no receio à enxurrada e aos vermes daninhos. Recorde o pão que lhe fartará o celeiro. (Agenda Cristã, cap. 44.) 

377. À frente da tempestade, não se perca em lamentações. Medite nos benefícios que advirão de sua passagem. (Agenda Cristã, cap. 44.) 

378. À face do trabalho árduo, não tema o suor que correrá copiosamente. Centralize a expectativa nas boas obras que surgirão. (Agenda Cristã, cap. 44.) 

379. Não se fixe no calor da forja. Espere as utilidades que ela fornecerá à sua vida. (Agenda Cristã, cap. 44.) 

380. Não imagine tão somente os perigos da enfermidade. Calcule a alegria e o poder de curar. (Agenda Cristã, cap. 44.) 

381. Se você está governado, efetivamente, pelo ideal superior, esqueça o amigo que desertou, a mulher que fugiu, o companheiro ingrato e o irmão incompreensível. Todos eles estão aprendendo e passando, como acontece a você mesmo... O que importa é a intensificação da luz, o progresso da verdade e a vitória do bem. (Agenda Cristã, cap. 44.) (Continua no próximo número.)


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita