WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 10 - N° 466 - 22 de Maio de 2016
MARCEL BATAGLIA
marcelbataglia@gmail.com
Balneário Camboriú, SC (Brasil)
 


A dor virou amor

E foi exatamente por isso que surgiu a ACAN – Associação Casa
do Adalto de apoio às Crianças e Adolescentes com Neoplasia

 
Disse o Cristo: “Deixai vir a mim os pequeninos”. Essas palavras, tão profundas na sua simplicidade, não fazem apenas um apelo às crianças, mas também às almas que gravitam nos círculos inferiores, onde a desgraça desconhece a esperança.

Adalto Chagas Rosa, uma criança, desde muito cedo iniciou sua luta contra o câncer. Aos quatro anos teve como diagnóstico um neuroblastoma. Nessa época começou a luta e dedicação por parte dos familiares para sua cura.

Todo o tratamento foi realizado no Hospital Infantil Pequeno Príncipe em Curitiba, com apoio da APACN – Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia. Infelizmente, em setembro de 2002, Adalto faleceu.

Foi então que sua mãe Noeli doou uma área de 2.070 m2 e reuniu um grupo de amigos para propor a fundação, na cidade de Joinville (SC), de uma casa de apoio tendo como objetivo abrigar crianças e adolescentes carentes em fase de tratamento, juntamente com seus acompanhantes, fornecendo-lhes abrigo, alimentação adequada, vestuário, transporte, tratamento odontológico, muito amor e carinho. Para ela, esse apoio contribuiria para a humanização do tratamento do câncer infantil.

O câncer infantil engloba um grupo de várias doenças

Surgiu assim a ACAN – Associação Casa do Adalto de apoio às Crianças e Adolescentes com Neoplasia, uma entidade sem fins lucrativos que, através de voluntários, presta serviços de assistência social às crianças e adolescentes portadores de doenças hematológicas ou oncológicas, carentes ou em estado de necessidade. Em resumo: a Casa do Adalto não funciona como um lar de crianças, mas presta total apoio para minorar as dificuldades encontradas pela família da criança durante a fase de tratamento.
 

Reunião de trabalhadores voluntários

O câncer infantil engloba um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. As neoplasias mais frequentes na infância são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas.

Diferentemente do câncer em adulto, o câncer da criança geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação, enquanto que o do adulto afeta as células do epitélio, que recobre os diferentes órgãos (câncer de mama, câncer de pulmão).

Descobrir a doença nas fases iniciais é fundamental para que haja a cura. Os pais ou responsáveis devem sempre estar atentos aos sinais, que muitas vezes se parecem com sintomas de doenças comuns.

O progresso no desenvolvimento do tratamento do câncer na infância foi espetacular nas últimas quatro décadas. Atualmente, 70% das crianças acometidas de câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. A maioria dessas crianças terá vida praticamente normal. Viver uma vida normal durante o tratamento e depois da alta implica, no entanto, a reinserção do paciente em seu meio social e, em se tratando de crianças e adolescentes em idade escolar, o seu retorno ao ambiente escolar. 

Como é o auxílio que a ACAN presta à criança enferma

A ACAN, afiliada ao Fundo de Assistência à Criança e Adolescente e ao Instituto Ronald McDonald, tem por objetivo prestar assistência focando a estrutura familiar da criança através dos programas de acompanhamento e apoio às crianças e seus familiares; atendimento nutricional fornecendo cesta alimentar mensal e leite; apoio no encaminhamento para profissionais da área de oftalmologia, psicologia entre outros e suporte à estrutura familiar de acordo com o quadro apresentado.

Segundo Dr. Nylton Luiz Flügel Junior (médico voluntário da instituição), “em um ato benevolente, Noeli doou tudo o que possuía em bens materiais e, o mais importante, o tempo, para tentar amenizar a dor pela qual muitos passam, e nós colaboradores de uma forma ou de outra nos damos as mãos. Noeli, seu esposo e filha têm um grande amor a esta causa e dedicam seu tempo integralmente a ela”.
 

Artesanato, uma das fontes de custeio da entidade

A Casa do Adalto conta com a participação de costureiras voluntárias para a confecção de produtos artesanais, que são vendidos ao público em um espaço onde funciona um brechó, que constitui também uma fonte de renda para a instituição. Nesse sentido, a instituição disponibiliza nove formas de contribuição que podem ser consultadas no site que a instituição mantém na internet.
 

Nota do autor:  

Para contribuir com a Casa do Adalto, acesse o website www.casadoadalto.org.br ou utilize os telefones (47)3438-1629 e (47)9145-8577. A instituição está localizada em Joinville (SC), na Rua Carlos Willy Boehm, 572. 

 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita