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Estudando as obras de Manoel Philomeno de Miranda
Ano 9 - N° 437 -25 de Outubro de 2015
THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br
 
Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

 

Tormentos da Obsessão

Manoel Philomeno de Miranda

Parte 3

Damos prosseguimento ao estudo metódico e sequencial do livro Tormentos da Obsessão, obra de autoria de  Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada em 2001.

Questões preliminares 

A. Duas finalidades principais têm o Sanatório Esperança. Quais são?

Conforme proposta feita por Eurípedes Barsanulfo, que o edificou, o objetivo do Sanatório era atender aqueles que desequilíbrio apresentassem após a morte do corpo físico e, ao mesmo tempo, servir de Escola viva, como igualmente de laboratório, para a preparação de suas reencarnações futuras em estado menos doloroso e com possibilidades mais seguras de recuperação. (Tormentos da Obsessão, cap. 2 – O Sanatório Esperança.)

B. Futuros psicoterapeutas fazem estágio no Sanatório?

Sim. Futuros psicoterapeutas e estudiosos da alma costumam ali estagiar a fim de adquirirem conhecimentos para lidar com os problemas volumosos da obsessão, dos transtornos psicológicos e das psicopatologias que se apresentam cada vez mais dominadoras na sociedade contemporânea. (Tormentos da Obsessão, cap. 2 – O Sanatório Esperança.)

C. É correto dizer que as enfermidades têm sua origem no Espírito?

Sim. Todos os que estagiam no Sanatório sabem que qualquer tipo de enfermidade tem no Espírito a sua origem, em face da conduta mental, emocional e moral que ele se permite, produzindo transtorno vibratório que se refletirá na área correspondente do corpo perispiritual, e mais tarde no físico. Devido a isso, somente agindo-se no mesmo nível e campo, propondo-se simultaneamente a mudança de atitude psíquica e comportamental do paciente, se pode aguardar resultados satisfatórios na correspondente manifestação da saúde. (Tormentos da Obsessão, cap. 2 – O Sanatório Esperança.)

Texto para leitura

22. A dupla finalidade do Sanatório Esperança – Segundo a narrativa feita pelo Dr. Inácio Ferreira, Eurípedes Barsanulfo condoeu-se ao ver aquelas verdadeiras legiões de alienados mentais que se agrediam, uns aos outros, chafurdando em paisagens de sombra e angústia, constituídas por abismos de sofrimentos insuportáveis. E sensibilizou-se mais ainda quando verificou que muitos deles haviam recebido o patrimônio da mediunidade iluminada pelas lições libertadoras do Espiritismo, enveredando, porém, pelos dédalos da irresponsabilidade e utilizando-se da superior concessão para o deleite de si mesmos e das paixões mais vis que passaram a cultivar. Muitos deles haviam corrompido a palavra iluminativa, de que se fizeram instrumentos, utilizando-a para atender aos interesses escusos, ou negociar favores terrestres, com desprezo pela oportunidade de edificação de muitas vidas que lhes aguardavam o contributo. E diversos mercadejaram os dons espirituais, tombando sob o vampirismo propiciado por verdugos do passado, que se compraziam em empurrá-los para mais graves despautérios, comprometendo-lhes a reencarnação. Diante da massa imensa de desesperados que haviam conhecido as diretrizes para a felicidade, mas preferiram os jogos doentios dos prazeres exorbitantes, o missionário compadecido buscou o apoio dos Benfeitores de mais Alto, para que conduzissem a Jesus uma proposta sua, caracterizada pelo interesse de edificação de um Nosocômio espiritual, especializado em loucura, para aqueles que desequilíbrio apresentassem após a morte do corpo físico, e que também servisse de Escola viva, como igualmente de laboratório, para a preparação de suas reencarnações futuras em estado menos doloroso e com possibilidades mais seguras de recuperação. (Tormentos da Obsessão, cap. 2 – O Sanatório Esperança.)

23. O Nosocômio compõe-se de diversos blocos – Deferido seu pedido, Eurípedes suplicou ao nobre Agostinho de Hipona que se tornasse o intermediário das futuras necessidades da Instituição junto ao Médico divino, a quem suplicava bênçãos em favor da obra. Assim se fez. Iria nascer, então, o Sanatório Esperança, um local de refúgio e abrigo especial para os doentes da alma, que se encontrassem sob tormentosas alucinações nos antros escusos da erraticidade inferior. Na sequência, Eurípedes providenciou a convocação de admiráveis psiquiatras e psicólogos desencarnados, que haviam na Terra cuidado das desafiadoras patologias obsessivas e auto-obsessivas, de forma que, preparada a equipe, foram tomados os cuidados próprios para a edificação do Sanatório, situado numa área distante do movimento da comunidade espiritual, a fim de que as bênçãos da Natureza contribuíssem também com elementos próprios para os objetivos do trabalho. Relatou o Dr. Inácio: “Obedecendo a um plano cuidadoso, foram erguidos diversos blocos, que deveriam atender a patologias específicas, tais como delírios graves, possessões de longo porte, consciências autopunitivas, desespero por conflitos íntimos, fixações mórbidas, hebetação mental, autismo consequente a arrependimentos tardios, esquizofrenias tenebrosas, obsessões compulsivas, etc.  A região, amplamente arborizada, absorve o impacto vibratório dos tormentos que se exteriorizam dos conjuntos bem desenhados e das clínicas de repouso, para onde são transferidos aqueles que se encontram em processo de recuperação. Hábeis psicoterapeutas movimentam-se no abençoado complexo, auxiliados por devotado corpo de paramédicos, todos habilmente preparados para esse ministério de alta magnitude, demonstrando quanto é forte o liame do dever com amor, no atendimento ao desespero e à loucura. Afinal, a vida se expressa com intensidade no corpo e fora dele, sendo que, na sua realidade causal, mais significativas e vigorosas são as energias que compõem o ser, produzindo ressonâncias no futuro organismo somático, que vivenciará todas as ações desenvolvidas”. (Tormentos da Obsessão, cap. 2 – O Sanatório Esperança.)

24. Conúbios mentais com Entidades promíscuas – Segundo as explicações do Dr. Inácio Ferreira, os métodos de atendimento aos enfermos espirituais são fundamentados no profundo conhecimento do ser, das suas necessidades, dos fatores que levam ao fracasso os empreendimentos nobilitantes, das injunções penosas provocadas pelo intercâmbio com Entidades infelizes e perversas, dos desequilíbrios íntimos por acomodação e aceitação da vulgaridade e do crime. Informou o atenciosa psiquiatra: “Muitos companheiros doentes, aqui internados, portadores de outras patologias, foram aquinhoados com a dádiva da constatação da continuidade da vida após o decesso tumular, e, não obstante esse conhecimento, utilizaram das faculdades mediúnicas para dar vazão aos tormentos pretéritos ainda vivos no inconsciente, que deveriam vencer a qualquer preço”. Nesse ponto da conversação, feito breve silêncio, Manoel P. de Miranda revelou que sempre lhe chamaram atenção os irmãos que foram vítimas das expressões sexuais desequilibradas e que não souberam canalizar nobremente as energias reprodutoras, deixando-se consumir pelos vícios hediondos, que os perturbaram profundamente. Não poucos deles mantiveram durante a existência carnal a ambiguidade de comportamento, apresentando-se externamente de maneira correta, mas vivendo sórdidos conúbios mentais com Entidades promíscuas, em extravagantes e contínuas perversões a que se entregavam à hora de dormir, mantendo dessa forma comunhão estreita com Espíritos que se haviam degenerado e os atraíam para os redutos mais abjetos, tais os lupanares antigos e motéis modernos, que lhes servem de habitação. (Tormentos da Obsessão, cap. 2 – O Sanatório Esperança.)

25. O sexo é santuário da vida – Dissertando sobre o tema, Dr. Inácio esclareceu: “Como sabemos, o sexo é santuário da vida, que não pode ser perturbado sem tormentosas consequências para o seu depositário. Em razão disso, muitos distúrbios de comportamento têm suas matrizes nos mecanismos sexuais íntimos. Os seus aspectos e sinistras vinculações sempre produzem dolorosa compunção, por vê-los se negarem a despertar para a realidade, enlanguescidos e sofridos nos estados de depauperamento da energia vital, mesmo quando socorridos e amparados... O vício se lhes instala nos tecidos delicados do Espírito como necessidades semelhantes aos tormentosos processos da toxicomania e do alcoolismo, que tantos males causam à Humanidade terrestre que estagia no corpo físico e fora dele. Estudadas as energias variadas que compõem o complexo espiritual de cada indivíduo, abnegados especialistas em sexologia aqui trabalham, ajudando os que vieram recambiados para este Centro de socorro, utilizando dos recursos próprios e correspondentes, de modo a agirem nas causas dos dramas que se desenrolaram por largo tempo, revigorando cada paciente com as incomparáveis lições de Jesus”. Dito isso, ele informou que Eurípedes mandou inscrever, à entrada do amplo pavilhão central, a frase “Fora da caridade não há salvação”, conhecido lema kardequiano, que todos deveriam insculpir com vigor no imo, a fim de que o amor jamais diminuísse de intensidade no ministério socorrista, fossem quais fossem os resultados do labor em desenvolvimento ou conforme o enfrentamento dos desafios. (Tormentos da Obsessão, cap. 2 – O Sanatório Esperança.)

26. Deplorável é o estado em que muitos ali chegam – Esclarecendo a respeito do trabalho realizado no Sanatório, o gentil psiquiatra informou: “Equipes adestradas recolhem novos pacientes com frequência, conforme as possibilidades que esses lhes ofereçam, nas regiões punitivas para onde resvalam, facultando-lhes a honra da misericórdia de acréscimo que procede do Pai magnânimo, sempre à espera do filho displicente ou rebelde. É, sem dúvida, deplorável, o estado em que muitos aqui chegam, lutando contra as ideias mantidas durante o corpo e atormentados pelas visões que cultivaram durante a vilegiatura carnal, apresentando no perispírito todas as mazelas do seu desrespeito às soberanas leis da Vida. Não poucos deles aqui são instalados, mantendo a imantação psíquica com os inimigos cruéis, que também passam a receber assistência conveniente, libertando-os a pouco e pouco das incríveis fixações e vampirizações a que se entregam. Para esse fim, uma ampla enfermaria de recepção acolhe a todos os recém-chegados, após o que são examinados por diligentes psicoterapeutas, que os encaminham aos respectivos núcleos onde poderão desfrutar do atendimento correspondente às suas necessidades. Todos, sem exceção, recebem assistência muito carinhosa, sem que, em qualquer circunstância, seja desrespeitado o livre-arbítrio do perseguidor ou daquele que se permite dominar”. Em que pese o atendimento que lhes é dispensado, informou Dr. Inácio, com relativa frequência muitos internos, atraídos psiquicamente pelos seus verdugos, retornam aos sítios de hediondez de onde foram removidos, por perfeita identificação de interesses e afinidade moral mantida entre eles. “Não há impedimento para essa ocorrência, em se considerando o direito de cada qual evoluir conforme as próprias possibilidades, embora os impositivos expiatórios que, na ocasião adequada, alteram o comportamento daqueles que se permitem enlanguescer na indiferença, longe de qualquer propósito de renovação” – acrescentou o benfeitor. (Tormentos da Obsessão, cap. 2 – O Sanatório Esperança.)

27. Futuros psicoterapeutas estagiam no Sanatório – No Sanatório estagiam muitos candidatos a reencarnações como futuros psicoterapeutas e estudiosos da alma, conforme a visão das modernas doutrinas transpessoais, a fim de adquirirem conhecimentos para lidar com os problemas volumosos da obsessão, dos transtornos psicológicos e das psicopatologias que se apresentam cada vez mais dominadoras na sociedade contemporânea. Por outro lado, segundo Dr. Inácio, nobres pioneiros da hipnose como dos estudos da histeria, da psiquiatria, da psicanálise e de outras doutrinas correlatas, visitam com certa constância o Sanatório, para colher dados e aprimorar conhecimentos, alterar ou aprofundar informações que ficaram paralisadas, quando deixaram o corpo carnal na Terra. De Thomas Willis, o psiquiatra inglês do século 15II, a Filipe Pinel, de Mesmer a James Braid, de Wilhelm Griesinger a Kraepelin, a Charcot, a Freud, a Jung, apenas para nos referir a alguns dos cultos visitantes, muitas aulas têm sido ali ministradas e debates são estabelecidos para que se encontrem os melhores métodos terapêuticos para imediata aplicação, não apenas nos internos como em favor dos viandantes da Terra, especialmente considerando-se a fragilidade das forças morais de muitos candidatos ao equilíbrio e à fidelidade aos postulados do dever, quando mergulham na carne. Diz Dr. Inácio que muitos daqueles mestres do passado, que contribuíram para alargar o conhecimento em torno da psique humana, dão-se conta agora, ante o espetáculo grandioso da vida, da sabedoria incomparável de Jesus, quando conclamou as criaturas ao amor e à compaixão, à conduta reta em favor da vida futura, indestrutível, conforme o demonstrou com a Sua própria ressurreição. (Tormentos da Obsessão, cap. 2 – O Sanatório Esperança.)

28. As enfermidades têm no Espírito sua origem – Curiosamente, muitos deles não conheceram o trabalho incomum de Allan Kardec, especialmente no que diz respeito às psicopatologias por obsessão, igualmente tratadas por Jesus, e alguns, que poderiam haver pesquisado o valioso contributo do mestre lionês, não o fizeram por preconceito acadêmico. Esclareceu Dr. Inácio: “Algumas das tentativas terapêuticas de que foram iniciadores esses visitantes e ilustres mestres agora são aqui aplicadas com eficiência, pelo fato de produzirem o efeito desejado no campo energético de onde procedem os fenômenos psicológicos e psiquiátricos, sede, portanto, do ser integral, espiritual, que somos todas as criaturas. Não ignoramos, todos os que aqui estagiamos, que qualquer tipo de enfermidade tem no Espírito a sua origem, face à conduta mental, emocional e moral que ele se permite, produzindo transtorno vibratório que se refletirá na área correspondente do corpo perispiritual, e mais tarde no físico. Somente agindo-se no mesmo nível e campo, propondo-se simultaneamente a mudança de atitude psíquica e comportamental do paciente, se pode aguardar resultados satisfatórios na correspondente manifestação da saúde”. (Tormentos da Obsessão, cap. 2 – O Sanatório Esperança.

 


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