WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 350 - 16 de Fevereiro de 2014
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Beatriz Madureira (Fortaleza, CE)
Terça-feira, 11 de fevereiro de 2014 às 16:20:59
Como a Providência divina faz parte no sincronismo dos acontecimentos? Justifique.
Beatriz 

Resposta do Editor: 

Segundo o que aprendemos na doutrina espírita, a ação da Providência divina se exerce por meio das chamadas leis naturais estabelecidas pelo Criador, as quais regem a vida do homem e dos mundos. É evidente que, em inúmeras situações, a Providência necessita valer-se do concurso de pessoas, encarnadas ou desencarnadas, que com sua participação fazem com que a ação providencial se concretize.

Na principal obra espírita – O Livro dos Espíritos – o assunto é tratado basicamente nas questões 525 e 536, que adiante reproduzimos:

525. Exercem os Espíritos alguma influência nos acontecimentos da vida? “Certamente, pois que vos aconselham.”

a) Exercem essa influência por outra forma que não apenas pelos pensamentos que sugerem, isto é, têm ação direta sobre o cumprimento das coisas? “Sim, mas nunca atuam fora das leis da Natureza.”

536. São devidos a causas fortuitas, ou, ao contrário, têm todos um fim providencial, os grandes fenômenos da Natureza, os que se consideram como perturbação dos elementos? “Tudo tem uma razão de ser e nada acontece sem a permissão de Deus.”

a) Objetivam sempre o homem esses fenômenos? “Às vezes têm, como imediata razão de ser, o homem. Na maioria dos casos, entretanto, têm por único motivo o restabelecimento do equilíbrio e da harmonia das forças físicas da Natureza.”

b) Concebemos perfeitamente que a vontade de Deus seja a causa primária, nisto como em tudo; porém, sabendo que os Espíritos exercem ação sobre a matéria e que são os agentes da vontade de Deus, perguntamos se alguns dentre eles não exercerão certa influência sobre os elementos para os agitar, acalmar ou dirigir? “Mas, evidentemente. Nem poderia ser de outro modo. Deus não exerce ação direta sobre a matéria. Ele encontra agentes dedicados em todos os graus da escala dos mundos.”

A essa ação de seres que poderíamos chamar de prepostos do Senhor é que devemos o surgimento das ideias contidas na mitologia grega, em que diversos fenômenos da natureza são, como sabemos, atribuídos à atividade exercida pelos chamados deuses do Olimpo.

 

De: Macia Huber (Strasbourg, França)
Domingo, 9 de fevereiro de 2014 às 18:58:25
Assunto: Especial 349 - O primordial "Nascer de novo": a reencarnação
Agradeço a vocês pelas informações. É muito bom saber que a doutrina espírita permanece para o mundo inteiro. Fiquem com Deus!
Macia Huber

 

De: Luís Antônio Pereira Leite (Porto Alegre, RS)
Terça-feira, 11 de fevereiro de 2014 às 17:15:29
Assunto: O Espiritismo Responde
Prezado amigo: muito oportuno para todos, espíritas ou não, o resumo bastante explícito, de sua autoria, explicando como nasceu a teoria espírita, ou seja do passo a passo igual ao que até hoje a ciência dá, para chegar a um resultado lógico e inquestionável. Acho até que essa questão, bem como outras que dela se sucederam, deveria ser repetidamente abordada, até para que se entenda a contento quem era Kardec, o que procurou e encontrou, não por acaso, mostrando à humanidade o que antes estava oculto e a levava, primeiramente, ao medo e posteriormente ao misticismo.
Proponho portanto que continue a bater nessa tecla e nas que se seguem, para que todos compreendam que admiramos Kardec, pela sua racionalidade em descobrir e nos mostrar as coordenadas precisas e compreensíveis, à nossa evolução espiritual.
Parabéns, abraço,
Luís Antônio

 

De: Naiara de Oliveira (Niterói, RJ)
Sábado, 8 de fevereiro de 2014 às 20:19:13
Boa noite. Gostaria de saber como funcionam os estudos das obras que vi aqui. Como disponho de pouco tempo, gostaria de saber se eu, tendo as obras e acompanhando os textos (exemplo: O Livro dos Espíritos), estarei fazendo então o estudo dessa obra? Ou posso estudar diretamente pelos textos? Faço alguns estudos na casa espírita, mas não posso participar de todos os grupos; então pensei em aumentar meus estudos por aqui. Podem me esclarecer melhor, por favor?
Obrigada.
Naiara 

Resposta do Editor: 

Muitos leitores desta revista utilizam os estudos espíritas apresentados em nosso site para o fim citado na carta acima. É bom lembrar que o site apresenta estudos na parte fixa - http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html - e também nas edições semanais da revista.

No tocante às obras de Kardec, sugerimos à leitora valer-se dos estudos publicados nas edições semanais, onde há as perguntas sugeridas para debate e, no final, as respostas.

A partir da edição 209 iniciou-se na revista o estudo do chamado Pentateuco Kardequiano. Eis como localizá-los:

1. O Livro dos Espíritos – edições 209 a 250

2. O Livro dos Médiuns – edições 251 a 294

3. O Evangelho segundo o Espiritismo – edições 295 a 331

4. O Céu e o Inferno – edições 332 e seguintes.

A ordem citada é a ideal para fins de melhor compreensão da doutrina.

Eis o link que remete ao estudo inicial, publicado na edição 209 - http://www.oconsolador.com.br/ano5/209/empk.html

As edições da revista permanecem todas on-line e podem ser acessadas a partir da ferramenta “Edições anteriores”, visível no alto das páginas desta revista.  

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Domingo, 9 de fevereiro de 2014 às 14:09:35
Dear, gosto de ler as obras do trabalho espiritual do qual o Sr. Manoel Philomeno de Miranda nos informa, mas tem um porém: tenho pesadelos, talvez seja porque, quando leio um livro, procuro mentalizar como se estivesse assistindo a um programa de televisão, ou um filme. Comentei isso com uma amiga, e esta disse-me o seguinte: Aí é que você deve insistir com a leitura. Então resolvi fazer uma prece a Deus e ao meu Guia Espiritual, antes de qualquer leitura... Estou informando tudo isto porque pode haver alguém que esteja em similar situação.
Com muitíssimo respeito,
Marilene

 

De: Álvaro Ricardo (São Paulo, SP)
Domingo, 9 de fevereiro de 2014 às 21:20:03
Olá! Vocês têm newsletter e/ou outra forma de comunicação por e-mail? Me cadastrem.
Obrigado.
Álvaro 

Resposta do Editor: 

Ao leitor que assim o deseja enviamos semanalmente os destaques de nossas edições, com os respectivos links, fato que auxilia bastante a leitura da revista. No tocante ao contacto do leitor com a nossa Redação, é necessário utilizar as ferramentas “Fale conosco” ou “Esclareça suas dúvidas”.

 

De: Sonia M.C. J. Storer (Piracicaba, SP)
Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 às 10:19:30
Gostaria de saber se vocês têm para vender o filme de Paulo e Estêvão.
Sonia 

Resposta do Editor: 

Nossa revista não vende livros, CDs ou DVDs. Além disso, não temos notícia de nenhum filme com o título de Paulo e Estêvão, baseado na obra homônima escrita por Emmanuel.

 

De: Sociedade Espírita Cristo Amor e Paz (Porto Alegre, RS)
Domingo, 9 de fevereiro de 2014 às 09:05:38
Bom dia, amigos. Por favor, gostaríamos de receber seus e-mails semanais da revista consolador.
Grata,
Eliane
DECOM/SECAP
 

 

De: Sandro M. Alves (Santa Maria, DF)
Sábado, 8 de fevereiro de 2014 às 21:26:24
Queridos Irmãos.
Jesus Conosco.
Nos dias 28 e 29 de janeiro do corrente ano, tivemos a alegria de realizar o 7º Encontro Brasileiro de Esperantistas Espíritas (7-a Brazila Renkontiĝo de Esperantistoj-Spiritistoj - 7-a BRES), onde se reuniram em torno do mesmo ideal esperantista-espirita mais de 50 irmãos e irmãs, e onde foi eleita, também, a nova diretoria executiva da Associação Brasileira de Esperantistas Espíritas (Brazila Asocio de Esperantistoj-Spiritistoj - BAES), a qual já se empenha na realização dos projetos para o triênio 2014/2016. Perguntamos aos Irmãos da revista O Consolador sobre a possibilidade de publicação de um curto release sobre o tema exposto, com fotos do evento. Agradecido pela atenção e rogando ao Mestre Maior nos abençoe hoje e sempre, aguardamos.
Sandro M. Alves
Presidente da BAES 

Resposta do Editor: 

Publicaremos com prazer a matéria relativa ao evento citado. Bastar enviar-nos os dados e as fotos.

 

De: Altivo Prestes (Balneário Camboriú, SC)
Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 às 15:04:33
Gostaria de comprar o livro O Consolador e não estou conseguindo.
Altivo 

Resposta do Editor: 

O livro citado pode ser adquirido, via internet, na loja virtual da FEB. Eis o link: http://www.feblivraria.com.br/livros/religiao/consolador-o.html 

 
 

De: Manoel Goulart (Serra, ES)
Sábado, 8 de fevereiro de 2014 às 20:48:42
Trabalho em reunião mediúnica e tem vezes que o Espírito se aproxima mas não fala. Ele é socorrido? Como?
Manoel 

Resposta do Editor: 

A pergunta constante da carta acima é o tema da seção “O Espiritismo responde” desta mesma edição. Eis o link que remete o leitor diretamente à matéria: http://www.oconsolador.com.br/ano7/350/oespiritismoresponde.html

 

De: Jean Carlos dos Santos (Pinhais, PR)
Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 às 15:44:41
Boa tarde. Segue meu contato para oferecer hospedagem nos dias da Conferência Estadual Espírita. Temos capacidade para acomodar 36 pessoas: 4 quarto com 3 beliches, colchão densidade 33 + roupa de cama e cobertor + ventilador; 1 quarto com 4 beliches, colchão densidade 33 + roupa de cama e cobertor + ventilador; 1 quarto com 2 beliches, colchão densidade 33 + roupa de cama e cobertor + ventilador; 2 banheiros interno; 1 cozinha refeitório equipada com geladeira, pia, fogão, mesa cadeiras e utensílios; 1 lavanderia; Internet Wifi; estacionamento para 6 carros ou 4 Vans ou 1 micro-ônibus. Preço: R$ 65,00 diária por pessoa com café da manhã.
Distância da Expotrade: 900 metros.
Agradeço a todos.
Um forte abraço.
Jean

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita