WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 306 - 7 de Abril de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Márcia Coutinho (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 29 de março de 2013 às 17:45:23
Olá, amigos! Com o advento da semana santa, em nosso lar, houve um debate no que diz respeito à reencarnação de Jesus. A pergunta é: Jesus reencarnou de verdade ou apenas se materializou durante o tempo em que esteve conosco?
Um abraço a todos.
Márcia
 

Resposta do Editor: 

Segundo J. B. Roustaing e seus seguidores, Jesus foi um agênere, isto é, não reencarnou, utilizou tão-somente um corpo fluídico, seu corpo espiritual materializado. Allan Kardec, Léon Denis e os principais autores espíritas pensam de modo diferente, como a leitora pode conferir lendo o livro A Gênese, em que o Codificador da doutrina espírita escreveu: “Se as condições de Jesus, durante a sua vida, fossem as dos seres fluídicos, ele não teria experimentado nem a dor, nem as necessidades do corpo. Supor que assim haja sido é tirar-lhe o mérito da vida de privações e de sofrimentos que escolhera, como exemplo de resignação. Se tudo nele fosse aparente, todos os atos de sua vida, a reiterada predição de sua morte, a cena dolorosa do Jardim das Oliveiras, sua prece a Deus para que lhe afastasse dos lábios o cálice de amarguras, sua paixão, sua agonia, tudo, até ao último brado, no momento de entregar o Espírito, não teria passado de vão simulacro, para enganar com relação à sua natureza e fazer crer num sacrifício ilusório de sua vida, numa comédia indigna de um homem simplesmente honesto, indigna, portanto, e com mais forte razão de um ser tão superior. Numa palavra: ele teria abusado da boa-fé dos seus contemporâneos e da posteridade. Tais as consequências lógicas desse sistema, consequências inadmissíveis, porque o rebaixariam moralmente, em vez de o elevarem. Jesus, pois, teve, como todo homem, um corpo carnal e um corpo fluídico, o que é atestado pelos fenômenos materiais e pelos fenômenos psíquicos que lhe assinalaram a existência”. (A Gênese, cap. XV, item 66.)

 

De: Carolyne Rigo (Contagem, MG)
Quarta-feira, 27 de março de 2013 às 12:32:07
Boa tarde, amigos de luz.
Muito obrigada pela palavra enviada, pois tive outra recaída e esta palavra me ajudou muito. Mas ainda não entendo por que a dor dos animais me aflige tanto e dói na minha carne. E as vezes quero acabar com tudo.
Desde já agradeço e por favor não se esqueçam me responder.
Carolyne
 

Resposta do Editor: 

Realmente, a dor de um modo geral sempre nos aflige. Com relação, porém, aos animais sugerimos à leitora que leia, quando puder, o texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 208, que pode ser acessado clicando-se neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano5/208/oespiritismoresponde.html/ Uma das maneiras de suportar a dor é saber o motivo por que ela ocorre. É evidente que isso não vai extinguir a dor, mas nos dará mais forças para suportá-la. 

 

De: Orlando Cruz (Londrina, PR)
Quarta-feira, 27 de março de 2013 às 15:24:30
Boa tarde.Trabalho num grupo mediúnico e estou com umas dúvidas a respeito de algo que tem acontecido. Já fiz várias pesquisas na internet, busquei informação nos livros de Kardec e em outras obras, como as de Divaldo, Chico e Raul Teixeira e nada encontrei; por isso venho pedir a sua ajuda. No grupo em que trabalho tem uma médium em que a espiritualidade coloca alguns aparelhos nela, para extrair alguma 'substância' que ela fornece; só que ela passa muito mal durante o tempo em que esses aparelhos são colocados e depois de retirados também ela fica quase sem forças. Como tenho uma fé raciocinada, pesquisei sobre estes aparelhos e não encontrei absolutamente nada. Você já ouviu falar neste tipo de trabalho, já leu, conhece? Pode me ajudar, por favor. Não quero ser descrente, mas também não quero acreditar em tudo que ouço.
Obrigado.
Orlando
 

Resposta do Editor: 

A referência a dispositivos semelhantes a um chip implantados no cérebro perispiritual por obsessores é algo presente na obra mediúnica de Manoel Philomeno de Miranda. André Luiz refere-se no livro “Nos Domínios da Mediunidade”, cap. 16, pp. 147 a 149, a um aparelho especial, semelhante a um funil de luz, que a médium Ambrosina utilizava para manter contacto constante com seu mentor espiritual. Nas sessões de fluidoterapia voltadas para o tratamento de pessoas enfermas é comum também a referência a aparelhos especiais utilizados pelos médicos desencarnados. Fora esses casos, desconhecemos referência a outros aparelhos, sobretudo ao mencionado pelo leitor.

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Quinta-feira, 28 de março de 2013 às 13:14:49
Amigo, sobre o estudo do livro "Personalidade Humana": o sentido da fé nunca  sucumbirá ao tempo, por a ciência não provar ainda a existência do mundo espiritual, e não ter confiança no processo da evolução, isto é, na sensibilidade do sentido Vida, pois vida sinonímia progresso, portanto, isto jamais acontecerá e, mais, porque a Fé é impulso transformante do qual estamos completamente sendo seduzidos pelo seu possante magnetismo. A prova é que  mais e mais pessoas estão se envolvendo a passos largos na fé da existência após a desencarnação, e no entanto os que se titulam de cientista é que estão atrasados neste planeta quanto a este sentido. Creio que, se fôssemos esperar que estes pesquisadores nos dessem provas da existência do mundo espiritual, o Espiritismo não teria se expandido. Obviamente, houve um avanço na mente terraqueanalógica(comum) quanto ao assunto, não vindo da classe destes pesquisadores, mas das mentes dos pesquisadores naturais, o povo. Se eu fosse esperar tal classe (cientistas) resolver dar suas aprovações licenciadamente, quanto a esta magnificente intuição oriundo da Fé Maior, eu nem acreditaria que os Espíritos existiriam e que sempre comunicaram e comunicarão cada vez mais conosco, embora reconhecendo que esta classe será de suma importância, pois já noto no canal TV aqui nos EUA algo no ar, mas deveremos lembrar sempre que a Fé surge antes da pesquisa, ela se materializa em forma de energias condensadas tanto em materialidade como em formas-pensamentos. A fé é a própria ação, é vida!
Respeitosamente,
Marilene

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Sexta-feira, 29 de março de 2013 às 15:30:20
Assunto: Especial 305 - Raízes da perversidade humana
Boa tarde, Ricardo Baesso de Oliveira. Excelente explicação, mas eu preciso ler mais sobre o assunto para compreender melhor. Parabenizo-o pelo tema. Abraços.
Reinaldo Cantanhêde Lima

 

De: Nathália Coutinho (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 29 de março de 2013 às 18:01:08
Os animais irracionais evoluem como todos nós? será que algum dia vão reencarnar como seres humanos?
Nathália
 

Resposta do Editor: 

As perguntas contidas na carta acima já foram respondidas nesta revista, na seção O Espiritismo responde da edição 111. Eis o link que permite acessar o texto publicado: http://www.oconsolador.com.br/ano3/111/oespiritismoresponde.html

 

De: Cleudinice Machado Mendes (Santa Cruz do Sul, RS)
Sexta-feira, 29 de março de 2013 às 21:13:53
Gostaria de receber mensagens e a revista espírita. Se possível, peço oração para mim e o meu esposo e também pela minha gravidez.
Obrigada.
Cleudinice
 

Resposta do Editor: 

Como sempre informamos ao leitor, no tópico intitulado “Esclareça suas dúvidas”, no caso de pedido de preces, assistência e socorro espiritual, o interessado deve procurar uma instituição espírita próxima de sua casa.

O link abaixo permite o acesso a um site que fornece os endereços dos centros espíritas existentes nos diferentes Estados brasileiros:
http://www.enderecocasaespirita.org.br/

Com respeito ao envio dos destaques da revista, o nome e o endereço da leitora foram anotados.

 

De: Rogério da Silva (Barra Mansa, RJ)
Sábado, 30 de março de 2013 às 08:47:29
Assunto: Especial 304 - O drama do suicídio
Muito boa esta matéria. Lendo-a, a pessoa com certeza fará uma reflexão sobre o suicídio e verá que não compensa este ato contra a vida. Um abraço a todos desta maravilhosa publicação semanal O Consolador e muita paz.
Rogério

 

De: Ronney Mendes (Brasília, DF)
Sábado, 30 de março de 2013 às 16:05:59
Sugiro inserir links ao final de cada página, remetendo-nos às demais publicações referentes ao articulista/autor, de forma que tenhamos acesso rápido e mais fácil aos demais artigos publicados. Tal mecanismo facilita por demais a busca, principalmente nos estudos sequenciais. Por exemplo, "Espiritismo para crianças" - http://www.oconsolador.com.br/ano6/305/espiritismoparacriancas.html
Grato. Saúde e paz.
Ronney
 

Resposta do Editor: 

Agradecemos e anotamos a sugestão e vamos verificar a viabilidade de sua aplicação.

 

De: José Venício de Azevedo (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 30 de março de 2013 às 21:41:07
Como faço para imprimir o jornal?
José Venício
 

Resposta do Editor: 

Não entendemos a pergunta do leitor. A que jornal ele se refere? Se a referência for ao jornal O Imortal, ao baixar a edição desejada, no cabeçalho do texto em PDF aparece a opção para impressão. Se o leitor pretende imprimir a revista, depois de aberta a página a ser impressa, clique no lado direito do mouse e verá a opção “Imprimir”.

 

De: Wilson do Nascimento Paes (Cabo de Santo Agostinho, PE)
Domingo, 31 de março de 2013 às 10:09:55
Agradecimento! Sr. Editor e equipe, fiquei deveras agradecido pela bondade e pelo ato de caridade em responder com clareza e com as luzes que dispõem da literatura espírita no século XXI. Muito obrigado. Porém, com a sinceridade e o respeito que deposito nos propósitos dos queridos irmãos e trabalhadores espíritas, tudo o que me foi passado, li e tenho li constantemente. O cerne do problema, a caixa preta das minhas buscas e reflexões, trata-se da Onisciência de Deus, que não me foi respondido, nem sequer mencionado. Sei que não se trata apenas do tripé religião (o que aplaca mais a fome espiritual dos mais necessitados), filosofia e ciência que certamente me levarão pra outras veredas. Continuarei buscando.
Um forte e respeitoso abraço.
Wilson
 

Resposta do Editor: 

A onisciência não figura entre os atributos de Deus mencionados na questão 13 d´O Livro dos Espíritos, que adiante reproduzimos:

13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom, temos ideia completa de seus atributos? “Do vosso ponto de vista, sim, porque credes abranger tudo. Sabei, porém, que há coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente, as quais a vossa linguagem, restrita às vossas ideias e sensações, não tem meios de exprimir. A razão, com efeito, vos diz que Deus deve possuir em grau supremo essas perfeições, porquanto, se uma lhe faltasse, ou não fosse infinita, já ele não seria superior a tudo, não seria, por conseguinte, Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus tem que se achar isento de qualquer vicissitude e de qualquer das imperfeições que a imaginação possa conceber.”

Não temos, portanto, subsídios doutrinários suficientes para tratar de um tema que foge ao que aprendemos na doutrina espírita. Essa a razão pela qual nada dissemos, nem temos a dizer, com relação ao assunto suscitado pelo leitor na carta acima.

 

De: Marta Batista de Oliveira (Mongaguá, SP)
Domingo, 31 de março de 2013 às 12:49:23
Escrevo-lhes porque estou desesperada, com muita dor e precisando urgentemente de um passe ou de uma consulta. É possível me ajudarem?
Aguardo sua resposta.
Obrigada.
Marta
 

Resposta do Editor: 

Como sempre informamos ao leitor, no tópico intitulado “Esclareça suas dúvidas”, no caso de pedido de preces, assistência e socorro espiritual, o interessado deve procurar uma instituição espírita próxima de sua casa.

O link abaixo permite o acesso a um site que fornece os endereços dos centros espíritas existentes nos diferentes Estados brasileiros:
http://www.enderecocasaespirita.org.br/

 

De: Humberto de Almeida Saba (Belo Horizonte, MG)
Terça-feira, 2 de abril de 2013 às 11:38:14
Olá! tudo bem?
Todos devemos realizar mais museus, centros culturais e bibliotecas.
Obrigado.
Humberto

 

De: Léo Martins (Cidreira, RS)
Terça-feira, 2 de abril de 2013 às 10:18:47
Qual a diferença entre Anjo da Guarda e Mentor Espiritual?
Nosso Mentor Espiritual nos escolhe? Em que período? Também tem alguma missão junto a nós? Quando alcança o objetivo, tem a possibilidade de subir mais um degrau? Existem conversações dele juntamente com nosso chamado Anjo da Guarda? Como o Espiritismo opina com referência a uma técnica conhecida por Apometria?
Pediria também a especial gentileza que me fossem direcionados os exemplares semanais, os quais me seriam de grande valia e aprendizado.
No aguardo, desde já fico agradecido.

Léo
 

Resposta do Editor: 

Devido à diversidade dos temas contidos na carta acima, a resposta às perguntas propostas será dada oportunamente na seção O Espiritismo responde, quando então o leitor será devidamente informado. Quanto a enviar exemplares da revista, eis algo impossível, visto que nossa revista não é impressa e circula apenas na rede mundial de computadores.

 

De: Sandra Pessoa de Souza (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 1º de abril de 2013 às 19:09:29
Solicito oração para cura.
Sandra
 

Resposta do Editor: 

Como sempre informamos ao leitor, no tópico intitulado “Esclareça suas dúvidas”, no caso de pedido de preces, assistência e socorro espiritual, o interessado deve procurar uma instituição espírita próxima de sua casa.

O link abaixo permite o acesso a um site que fornece os endereços dos centros espíritas existentes nos diferentes Estados brasileiros:
http://www.enderecocasaespirita.org.br/

 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita