WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 238 - 4 de Dezembro de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Sônia Maria Moraes Câmara (La Rioja, Argentina)
Sexta-feira, 25 de novembro de 2011 às 19:06:49
Senhor Diretor: semana atrás li uma matéria de sua autoria intitulada Que é mistificação e como evitá-la? O que passa é que amanhã de manhã estou realizando um Fórum Espírita para os alunos do Curso de Desenvolvimento Mediúnico, e me encantaria muito de apresentar a eles esse estudo; mas, por infelicidade, não consigo encontrar onde salvei o documento. Então, se for possível, por amor de Jesus e da humanidade envie-o para mim.
Gracias, ops! muito obrigada.
Que Jesus nos bendiga.
Sônia 

Resposta do Editor:

Felizmente, foi possível atender ao pedido acima no mesmo dia em que chegou à revista. Posteriormente, a leitora informou que o texto foi traduzido para o espanhol e utilizado no curso por ela referido, fato que alegra muito a todos nós desta revista.

 

De: Celso Loureiro (Falls Church, Virginia, EUA)
Quarta-feira, 23 de novembro de 2011 às 02:47:08
Por que Kardec jamais se referiu ao Espiritismo como sendo uma religião? Ele sempre tratou o Espiritismo como uma doutrina filosófica e cientifica. Por que razão, então, no Brasil principalmente, é o Espiritismo considerado religião (mesmo não comportando dogmas e rituais)?
Outra pergunta: Existe uma passagem evangélica que narra a chegada de Jesus ao templo onde os judeus estavam a vender coisas. Jesus, irritado, começou a "virar mesas" e expulsar os vendilhões do templo. Ora, este tipo de reação não coaduna com a imagem do Cristo - como um ser irado e agressivo. Como então explicar esta narrativa?
Celso Loureiro

Resposta do Editor:

Há um equívoco na carta acima. Kardec evitou, sim, durante muitos anos, associar o Espiritismo a uma religião, mas chegou um momento em que esse posicionamento não podia mais prosperar, como ele próprio explica em um discurso pronunciado no dia 1º de novembro de 1868 na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. O discurso, com o título “É o Espiritismo uma religião”, foi publicado na edição de dezembro de 1868 da Revista Espírita. Eis o link que permite ao leitor conferir o texto: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/revista-espirita-1868.pdf

Com respeito à pergunta que deu título ao discurso, eis as palavras textuais do Codificador do Espiritismo: “Se assim é, dir-se-á, o Espiritismo é, pois, uma religião? Pois bem, sim! sem dúvida, Senhores; no sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e disto nos glorificamos, porque é a doutrina que fundamenta os laços da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre as bases mais sólidas: as próprias leis da Natureza. Por que, pois, declaramos que o Espiritismo não é uma religião? Pela razão de que não há senão uma palavra para expressar duas ideias diferentes, e que, na opinião geral, a palavra religião é inseparável da de culto; que ela desperta exclusivamente uma ideia de forma, e que o Espiritismo não a tem. Se o Espiritismo se dissesse religião, o público não veria nele senão uma nova edição, uma variante, querendo-se, dos princípios absolutos em matéria de fé; uma casta sacerdotal com um cortejo de hierarquias, de cerimônias e de privilégios; não o separaria das ideias de misticismo, e dos abusos contra os quais a opinião frequentemente é levantada.”

Com respeito à expulsão dos vendilhões do templo há várias obras que analisam o fato e a maioria dos estudiosos pensa como o leitor, porque de fato a índole de Jesus, sempre pacífica, não se prestaria a um ato de violência como o mencionado.

 

De: Luis Marcio Arnaut de Toledo (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 25 de novembro de 2011 às 09:59:51
Prezados editores: Gostaria de saber como fazemos para sugerir reportagem e/ou enviar um artigo para publicação nesta Revista. Temos livros espíritas publicados e interesse em divulgar a reflexão no conteúdo espírita.
Livros:
- Eu preciso tanto lhe fazer feliz (editora Scortecci)
- Fascinação - os perigos da mediunidade desorientada (editora Mythos - na segunda edição)
- Repensando a Dramaturgia Espírita (editora Virtualbooks - se gunda tiragem)
- Herdeiros (editora do Conhecimento - no prelo)
Aguardamos o seu contato.
Abraços fraternos
Luis Marcio

Resposta do Editor:

A revista está aberta à colaboração do leitor, que pode enviar os artigos diretamente à Redação, no seguinte endereço: aoofilho@gmail.com

 

De: Ana Ghetti (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 às 23:17:52
Este site é absolutamente maravilhoso; minha vontade era de ler todos os estudos, artigos e colunas. Um trabalho realmente incrível. Com certeza aprenderei muito por aqui.
Ana

 

De: Ary Mauro Ribeiro (Belo Horizonte, MG)
Sábado, 26 de novembro de 2011 às 16:23:08
Na doutrinação em uma reunião mediúnica, é normal o doutrinador indagar ao espírito que se apresenta ao médium se se trata de homem ou mulher? Entendo que espírito não dispõe de sexo.
Grato.
Ary Mauro

Resposta do Editor: 

Embora muitos a façam, a pergunta é totalmente fora de propósito. O doutrinador deve deduzir o sexo do comunicante pelas palavras que ele profere no início do diálogo. No livro Desobsessão, André Luiz trata bem desse e de outros assuntos pertinentes à prática da mediunidade.

 

De: Márcia Cesar Leal (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 26 de novembro de 2011 às 18:25:14
Olá! Gostaria de saber se há no Rio de Janeiro local onde se estuda a sério a Transcomunicação, pois tenho muitas gravações em meu celular que gostaria que fossem analisadas.
Grata.
Márcia 

Resposta do Editor: 

Não sabemos responder ao que nos pede a leitora, a quem sugerimos acessar o site http://www.ipati.org/, no qual ela terá, sem dúvida, as informações de que necessita.

 

De: Teresinha Nitencourt (Porto Alegre, RS)
Sábado, 26 de novembro de 2011 às 18:57:09
Li a dúvida de Clissia Rezende e também tenho uma pergunta a fazer: A quem interessa o Antigo Testamento a não ser para os judeus? Que nos importa a história do povo judeu? Por que não nos preocuparmos mais com o Novo Testamento? Com os ensinamentos de Jesus?
Ou será que o "olho por olho" ensinado por Moisés se enquadra mais aos ditos humanos?
Teresinha 

Resposta do Editor: 

No livro Visão Espírita da Bíblia, Herculano Pires explica por que devemos estudar as Escrituras. Vale a pena lê-lo. Quanto às dúvidas de Clissia Rezende, o assunto é objeto da seção O Espiritismo responde nesta mesma edição. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano5/238/oespiritismoresponde.html

 

De: Marcelo Filippo (Teresópolis, RJ)
Domingo, 27 de novembro de 2011 às 07:38:40
É com grande satisfação que venho me correspondendo com esta excelente Revista O CONSOLADOR. Sei que é um tema vasto, porém gostaria de saber sobre os sonhos repetidos e interrompidos e depois retomados. Costumo passar por estes sonhos e por muitas vezes a recordação ou lembrança dos mesmos é tão difícil. Porém tenho plena consciência que saí por alguns instantes do corpo físico.
Saudações fraternas!
Em gratidão sempre!
Marcelo Filippo  

Resposta do Editor: 

O tema sonhos foi tratado nesta revista em várias edições, como ocorreu na edição 119, cujo texto, intitulado “Sono e sonhos”, sugerimos seja lido pelo estimado leitor. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/119/esde.html

 

De: Maria R.S. (Recife, PE)
Domingo, 27 de novembro de 2011 às 17:37:47
Todo ser humano pode ser doador de ectoplasma?
Maria 

Resposta do Editor: 

Em princípio, sim, todos podemos doar ectoplasma. Se devemos fazê-lo, isso é outro assunto, porque uma pessoa que esteja debilitada não terá condições ideais para esse tipo de experiência.

 

De: Luciano Bezerra Reis (São Luís, MA)
Domingo, 27 de novembro de 2011 às 19:26:08
Assunto: Especial 237 – O que ensina o Espiritismo
O texto acrescenta bastante ao estudo da Doutrina Espírita Cristã, levando esperança em uma vida futura.
Luciano

 

De: Gilson Villa (Iguape, SP)
Segunda-feira, 28 de novembro de 2011 às 20:26:47
Olá! muito prazer. Gostaria que vocês nos tirassem uma grande dúvida sobre o processo reencarnatório: o espírito se liga no momento da concepção, disso sabemos, mas ele fica dentro do útero da mulher ou fica só ligado fluidicamente.
Muito grato se puderem nos informar.
Gilson 

Resposta do Editor: 

Dúvida igual foi-nos apresentada pelo leitor Gastão Ferreira, de Iguape-SP, e respondida na seção de Cartas da edição 237. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/ano5/237/cartas.html

 

De: Marta Lidiane (Patos, PB)
Segunda-feira, 28 de novembro de 2011 às 21:54:09
Estou adorando receber as edições desta revista.
Obrigada e um abraço fraterno.
Marta

 

De: Porcina Guerra (Teixeira de Freitas, BA)
Terça-feira, 29 de novembro de 2011 às 00:02:19
Assunto: Especial 208 - Helen Keller - a vitória do Espírito sobre a matéria
A matéria é longa, porém é importante.
Porcina

 

De: Elisabete Lacerda (Astolfo Dutra, MG)
Terça-feira, 29 de novembro de 2011 às 10:31:29
Onde encontrar uma matéria que fale mais sobre materialização de forma mais simples para evangelizandos, de mais fácil entendimento, porque não posso aprofundar muito mesmo porque nem eu mesma sei passar com muita facilidade, só mesmo uma noção diante de uma pergunta deles mesmo.
Elisabete 

Resposta do Editor: 

Sugerimos à leitora que leia o texto constante da seção O Espiritismo responde da edição 218 desta revista, em que o assunto é explanado de forma didática e de fácil compreensão.

Eis o link:  http://www.oconsolador.com.br/ano5/218/oespiritismoresponde.html

 

De: S.D. (Recife, PE)
Terça-feira, 29 de novembro de 2011 às 12:50:18
Faço parte de um grupo de desenvolvimento da mediunidade. No grupo tem um médium psicofônico que recebe sua mensagem em formato de poesia. Isso é uma característica do médium?
Nesse mesmo grupo temos outro médium (psicógrafo) que recebe 3 comunicações por reunião, mas as psicografias tem sempre conteúdos parecidos, porem assinam entidades diferentes? isso é comum?
Tenho essas dúvidas. Acredito que tem algo estranho para mim.
Um abraço fraterno.
S.D.

Resposta do Editor:

Há médiuns com aptidão maior para a poesia do que para a prosa, mas é preciso que, nas mensagens em forma de poesia, o comunicante também apresente essa faceta. Quanto às psicografias semelhantes, firmadas por autores diversos, recomendamos o que em Espiritismo é básico: examinar o conteúdo, a elevação da mensagem, seu objetivo. Não custa, também, consultar o mentor espiritual do grupo com respeito às características citadas, que, em verdade, não são comuns no meio espírita.

 

De: A.L.R.S. (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 29 de novembro de 2011 às 13:04:04
Venho aqui desabafar minha frustração. Sou ouvinte de rádio há anos e hoje o programa Crônicas de família me fez sentir péssimo quando disseram que quando homossexuais se relacionam sexualmente os fluidos são como sangue no asfalto, o qual atrai moscas, ou seja, obsessores. Sou casado há 5 anos com meu companheiro, e foi dito que, se nos relacionarmos sexualmente, nós estaremos alimentando obsessores. Nós nos amamos, nos respeitamos e oramos. Estou muito triste e magoado.
A.L.R.S. 

Resposta do Editor: 

O que o leitor ouviu no programa citado não tem sustentação nenhuma nos ensinamentos espíritas. A posição da Direção de Redação desta revista no tocante à homossexualidade, criticada várias vezes por pessoas preconceituosas, apesar de se dizerem espíritas, está expressa nos editoriais das edições 211 e 225, intitulados, respectivamente, O Supremo Tribunal Federal e a união dos homossexuais e Na questão sexual, o que se deve evitar é a promiscuidade. Eis os links:  http://www.oconsolador.com.br/ano5/211/editorial.html e http://www.oconsolador.com.br/ano5/225/editorial.html

 

De: Bruna Quaranta (São Paulo, SP)
Terça-feira, 29 de novembro de 2011 às 20:05:38
Olá, gostaria de saber se há como assinar a revista para recebê-la em casa. Não encontrei essa opção no site; a revista é apenas on-line?
Grata,
Bruna

Resposta do Editor: 

Sim, esta revista não tem formato impresso e é feita exclusivamente para veiculação na internet. Para lê-la é preciso acessar nosso site, sem custo nenhum, sem inscrição e sem senha.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita