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Brasil
Ano 3 - N° 125 – 20 de Setembro de 2009

DERMEVAL CARINHANA JUNIOR
dcarinhana@gmail.com
Campinas, São Paulo (Brasil)


6o Simpósio Paulista de Comunicação Social Espírita

Realizado na cidade de Campinas, evento focalizou o tema “Comunicação Social Espírita e Educação”
 

As Associações de Divulgadores do Espiritismo de São Paulo e Campinas promoveram no dia 6 de setembro de 2009 o 6o Simpósio Paulista de Comunicação Social Espírita. O evento foi realizado no Grupo de Estudos Espíritas “Casa do Caminho”, na cidade de Campinas, e contou com cerca de sessenta participantes inscritos (fotos).

Idealizado pela primeira vez em 1994, o Simpósio tem por objetivo apresentar e discutir assuntos que contribuam para o aprimoramento da comunicação das ideias espíritas, tanto no meio espírita como também na sociedade de maneira geral.

Com o tema “Comunicação Social Espírita e Educação”, nesta sexta edição o evento abordou, sob a óptica espírita, como ambos os processos, comunicação e educação, podem contribuir no esclarecimento da criatura humana. O desenvolvimento do tema foi realizado em quatro exposições: “Comunicação: A Principal Ferramenta da Educação”; “Educação: a Finalidade Nobre da Comunicação”; “Uma proposta educacional chamada Espiritismo”; e “Um Aprendiz Chamado Espírito Humano”.

Na primeira exposição do dia, “Comunicação: A Principal Ferramenta da Educação”, Ivan Franzolim destacou que a comunicação é tudo e tudo envolve comunicação, de modo que a comunicação permeia todas as atividades humanas. No meio espírita, melhorar a comunicação é condição primeiro de sobrevivência, e depois de estratégia para alcançar seus objetivos e resultados. Ivan mostrou ainda a existência de duas comunicações: a superficial e a transformativa. O primeiro caso tem como características o monólogo, a transmissão do que é esperado, o uso de temas e exemplos repetitivos, não há aprofundamento nem propostas, ausência de críticas e questionamentos e, por fim, a ênfase é na informação. A comunicação transformativa, por sua vez, é marcada pelos conceitos opostos: tendência ao diálogo, transmissão de coisas novas, elaboração de críticas (educadas) e, o mais importante, a ênfase está na educação.

“O Livro dos Espíritos” foi o primeiro marco da união entre comunicação e educação a serviço do Espiritismo

Marcus De Mário, com o tema “Educação: a Finalidade Nobre da Comunicação”, mostrou que Kardec realizou o trabalho de estruturação do pensamento espírita levando em conta que estavam sendo apresentados à humanidade novos conceitos, como a imortalidade da alma, a reencarnação, a lei de causa e efeito e tantos outros. Para tanto, foi necessário ser claro, objetivo, lógico e didático, daí a forma de diálogo escolhida por Kardec, tanto com  respeito  aos  temas  gerais como

Ivan Franzolim e Jeferson Betarello

Milton Felipeli

Marcus De Mario

Dermeval Carinhana

Aspecto geral

Diálogo final

Aspecto geral do público

também para com os específicos. Kardec sabia que era fundamental para o sucesso de seu trabalho provocar a identificação com o leitor. Em outras palavras, era extremamente importante comunicar os novos conhecimentos de forma integrada, num corpo de doutrina. Como conclusão, Marcus lembrou que “O Livro dos Espíritos” foi o primeiro marco da união entre comunicação e educação a serviço do Espiritismo.

“Uma proposta educacional chamada Espiritismo” foi o assunto desenvolvido por Dermeval Carinhana Jr. O ponto central da exposição foi mostrar que, apoiando-se em argumentos e observações da natureza, o Espiritismo procura dar sentido a coisas que aparentemente não se encaixam dentro da harmonia do universo que o Homem é capaz de entender e observar no mundo material, como a morte, por exemplo. Ao final, destacou que, para atingir esse objetivo, o Espiritismo, tal como apresentado por Allan Kardec, conta com duas características básicas: a universalidade e a simplicidade. Pela primeira, o Espiritismo esclarece que os fenômenos ditos espirituais podem ser observados por todos os que deles se interessem, pois eles estão na natureza. Pela segunda, demonstra que esses fenômenos são simples o suficiente para que todos possam compreendê-los.

Por fim, Milton Felipeli apresentou o tema “Um Aprendiz Chamado Espírito Humano”. Seu destaque foi para a ideia de que, na Terra, o aspecto educacional do homem obedece rigorosamente às fases evolutivas do Espírito reencarnado. Nesse sentido, dois aspectos marcantes devem ser levados em consideração: o projeto de reencarnação que cada um realiza e a escolha voluntária das provas que o ser deseja cumprir, ao lado das consequências naturais que são resultantes de causas anteriormente criadas. A finalidade da reencarnação, como processo, é possibilitar a realização de novas experiências no campo do aprendizado. E isso se dá pelas influências que uns promovem sobre outros. De maneira bastante didática, Milton ao final concluiu que todas as experiências são válidas ao aprendizado do Espírito. Por esse motivo, pode-se afirmar que o homem é um grande aprendiz.

A Rádio Espírita de Campinas (www.radioespirita.org.br) transmitiu ao vivo o Simpósio

Ao final de todas as exposições, houve grande participação dos participantes. A mediação das questões e comentários endereçados aos expositores ficou a cargo de Jeferson Betarello, que também conduziu o diálogo final com o público.  

Além das exposições, o Simpósio contou com uma sessão de painéis em que por cerca de duas horas os participantes puderam conhecer os trabalhos selecionados pela Comissão Organizadora que ilustram o papel da Comunicação Social Espírita no processo de educação da criatura humana: “Um exemplo de TV espírita caseira”, apresentado por Marcia Bonfim, Carlos Garcia e Gustavo Montagner; “Como transformar informações colhidas em reuniões mediúnicas em material para divulgação espírita”, por Suely Venturini e Leda Vialta; “Formação de um grupo de estudos espíritas – o exemplo do Grupo de Estudos Espíritas de Sumaré”, por Ricardo Galdino e Rogélio Bonil; e, por fim, “Resgate histórico: a tradução para o português do último livro escrito por Kardec por Eduardo Carvalho Monteiro”, por Milton Felipeli.

Participaram do evento representantes ou pessoas ligadas à União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Campinas (USEIC), Associação de Divulgadores do Espiritismo de Santa Catarina, Associação Brasileira dos Divulgadores do Espiritismo, Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo “Eduardo Carvalho Monteiro”, Federação Espírita do Estado de São Paulo, Jornal “Correio Fraterno”, “Revista Espírita Harmonia”, Jornal “Despertador”, Programa de TV “A Vida Continua”, canal 8 da NET Campinas, União das Sociedades Espíritas Distrital de Pinheiros e da cidade de Pirituba, e de espíritas das cidades de Campinas, São Paulo, Rio Claro, Sumaré, Cosmópolis, entre outras.

O Simpósio contou ainda com a transmissão ao vivo pela Rádio Espírita de Campinas (www.radioespirita.org.br) e pela TV Espírita de Campinas (www.tvespirita.org.br), além do apoio da Rádio Boa Nova de Guarulhos. As apresentações e resumos elaborados pelos expositores estão disponíveis no site do Simpósio, www.simposio2009.adecampinas.org.br, que em breve também disponibilizará as gravações em vídeo das exposições.




 


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 Revista Semanal de Divulgação Espírita