Cartas

Ano 17 - N° 866 - 17 de Março de 2024

De: Ismael Gobbo (São Paulo, SP)

Domingo, 10 de março de 2024 às 06:46

Assunto: Hino a Allan Kardec numa nova execução em piano

Com letra de Cecília Amaral Abreu e melodia sugerida por Ismael Gobbo, enviamos para seu conhecimento a nova versão, tocada em piano, do Hino a Allan Kardec.

Sobre a melodia, explicamos: “De início, achei improvável transformar um Hino gravado por diversos Corais, em uma música instrumental. Resolvi enfrentar o desafio e montar esse arranjo homenageando nosso grande Allan Kardec".

Além do piano, o solo é com trompete e o arranjo inclui vários instrumentos virtuais de vozes e orquestra.

Eis a Letra:

Allan Kardec, bom mestre

Vimos teu nome exaltar

Te implorando com uma prece

Proteção espiritual!

Batalhador da verdade

Da Seara do Senhor

Guia a pobre humanidade

Pra paz, pro bem, para o amor!

Glória! Glória! Allan Kardec

Sublime emblema de luz

Glória! Glória! Allan Kardec

Que nossas almas conduz

Salve! Salve! Allan Kardec

Mestre de exemplo e de amor

Caminharemos seguindo

Teus passos até o Senhor!

Kardec, mestre altaneiro

A Exemplo de caridade

És o fiel timoneiro

Da nossa felicidade

Caminharemos contentes

Sempre firmes sem temor

E um dia alcançaremos

As moradas do Senhor!

(Estribilho).

Para ouvir o hino, clique neste LINK

Saudações.

Ismael Gobbo


Resposta do Editor
:

Excelente iniciativa do estimado amigo Ismael. Letra e melodia são muito bonitas e a execução não fica atrás. Vale a pena ouvir o Hino cuja letra foi composta por Cecília Amaral Abreu, a quem igualmente parabenizamos. 

 

De: André Ribeiro Ferreira (Brasília, DF)

Sábado, 9 de março de 2024, às 10:18

Assunto: Resultado do Concurso A Doutrina Explica 2023.

Caros amigos, começarei agora a lhe enviar os artigos, após avaliações pelas bancas convidadas e ajustes feitos pelos autores.

Fiquem à vontade para publicar na Revista O Consolador ou no Jornal O Imortal. Os artigos também serão publicados no Jornal Brasília Espírita, mas ao longo dos próximos anos, pois inserimos somente um artigo por edição a cada dois meses e, neste caso, citarei as publicações na Revista.

Peço me informar a cada publicação para que faça a divulgação entre os participantes do Curso de Palestrantes e do Concurso A Doutrina Explica.

Segue também uma apresentação do resultado do Concurso A Doutrina Explica 2023, para sua consideração e divulgação:

A edição 2023 do Concurso A Doutrina Explica contou com 26 artigos propostos, que passaram por avaliadores especialmente convidados para analisarem considerando relevância e atualidade do tema proposto para entendimento da Doutrina Espírita, adequação do título do trabalho com o tema abordado, coerência das explicações com a Doutrina Espírita, Clareza e objetividade na exposição das ideias, coerência lógica, Criatividade na escolha e na abordagem do tema proposto e emprego correto da norma culta da língua portuguesa. Após as avaliações e orientações de retorno aos autores, com pontos fortes e oportunidades para melhoria, os artigos passaram por revisões e serão encaminhados para publicação.

Para todos os participantes a maior recompensa está na conquista de mais Luz e entendimento da vida, que, por si só, é imensurável. Também não podemos esquecer dos méritos conquistados por aqueles que, certamente, ajudarão a acender a chama da iluminação em outras almas.

O que se pretende oferecer, como retribuição aos esforços empreendidos, é parte muito pequena, porém, daquela que é a recompensa espiritual. Os textos escolhidos e recomendados pela Banca Examinadora serão indicados para publicação no Jornal Brasília Espírita, na Revista Eletrônica O Consolador ou no Jornal O Imortal. Além disso, com as publicações os autores poderão ser convidados a proferir palestras sobre os temas abordados e participarão de programa na Web Rádio Estação da Luz, todas instituições parceiras no Concurso.

Um grande abraço,

André

Resposta do Editor
:

Já iniciamos nesta mesma edição a publicação dos artigos enviados pelo caro amigo André e não podemos deixar de elogiar a iniciativa dos confrades do Jornal Brasília Espírita, cujo resultado já é visível, graças à abertura dada a novos articulistas com talento e que, em muitos casos, ainda não tiveram oportunidade de publicar seus trabalhos. Parabéns a toda a equipe coordenada pelo estimado jornalista e confrade.

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 12 de março de 2024 às 20:33

Assunto: Servir, perdoar e passar

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior - website mundo maior - e leia mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“Nestes dias de tumulto e violência, os que nos dizemos cristãos não devemos aderir ao murmúrio, à lamentação e à rebeldia. O mundo já se encontra plenamente servido de pessoas que nada somam além de reclamações.

Nosso Mestre aguarda que acendamos claridade na "noite escura da alma". Que nos tornemos promotores da esperança nos instantes da aflição e semeadores do otimismo onde a desesperação se apresente.

Jesus continua sendo Modelo e Guia, percorrendo a Jerusalém desses dias de caos moral e vazio existencial, resgatando as sementes pisoteadas pelas fúrias da incompreensão e da ignorância.

Não nos afastemos do bem porque nos faltem recursos amoedados. Privados dos afetos, por qualquer motivo, insistamos na conquista de novos amigos. Criticados por entes queridos, perseveremos em silêncio em nossa semeadura de amor. Atacados na honra, deixemos que o Celeste Amigo seja nosso defensor.

Ofereçamos nosso alento e esclarecimento para os que nos desejem ouvir. Mobilizemos nossos braços em favor dos paralisados de toda ordem. Permaneçamos otimistas e confiantes nas trilhas que livremente escolhemos com Jesus.

Tenhamos a certeza de que, neste momento, seria muito difícil escolher outra opção que não fosse a do combatente silencioso, fazendo luz onde a sombra impera, esclarecendo onde a ignorância predomina e silenciando onde a algazarra perturba.

Quando aceitamos o propósito do bem, dificilmente encontraremos no mundo lugar de repouso. Estaremos sempre em lutas íntimas, no objetivo de nos fazermos, hoje, melhores do que ontem e, amanhã, melhores do que hoje.

Só uma meta nos deve abrasar: servir, perdoar e passar.

*   *   *

O serviço nos mantém a consciência em paz e o coração dedicado ao próximo.

Servir ao bem, servir à sociedade, servir à família, conservando-nos como verdadeiras mãos do Cristo na Terra. Certamente Ele irá agir por nós. E que honra imensa sentiremos toda vez que isso for possível.

Servir é buscar o equilíbrio nas relações, buscar atender os mais fracos e levar luz para os que ainda estão em profunda escuridão. Perdoar é refutar o ódio e a vingança. É escolher o caminho da cura e não o do agravamento da doença.

Causar feridas no outro não é a solução para cicatrizar a nossa própria. Assim, perdoar é iniciar o caminho do entendimento, do equilíbrio perdido depois da loucura.

Não nos permitamos vestir com as roupas da vítima injustiçada. Talvez hoje não enxerguemos as razões, mas muitas vezes estamos apenas colhendo o que um dia plantamos. Por isso, serenemos o coração e deixemos passar.

São tempos que nos exigem paciência diante de tantas insanidades, de tantas ideias absurdas que ganham vida e aplausos aqui e acolá.

Deixemos passar a tempestade. Deixemos passar as guerras. Deixemos passar as crises, trabalhando sempre e confiando que tudo que não é bom é transitório.

Tudo que não está de acordo com as leis divinas tem pouca duração.

Dessa maneira, sejamos aquele que serve, perdoa e deixa passar.” (Redação do Momento Espírita)

Saudações.

Jornal Mundo Maior 

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Sábado, 9 de março de 2024, às 11:59

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

No dia de hoje, 9 de março, completam-se 40 anos da desencarnação da médium Yvonne do Amaral Pereira.

Você sabia que um livro de Augusto Marques de Freitas relata como foi o incrível encontro que se deu entre ela e o escritor Humberto de Campos no plano espiritual?

Leia agora: 
www.bit.ly/HumbertoEntrevistaYvonne

"A questão da mediunidade é muito séria e complexa, sem dizer que, não raro, os homens a tornam complicada. Se as pessoas se dispusessem a falar menos sobre aquilo que desconhecem, ouvindo, interpretando e aprendendo – em silêncio e com dedicação –, creio que veríamos menos desastres mediúnicos", responde Yvonne a uma das perguntas a ela dirigidas, pois o encontro acabou virando uma animada conversa.

Você vai gostar de saber qual a visão de Yvonne Pereira, desencarnada, sobre vários assuntos. E vai se surpreender com sua curiosidade sobre o motivo pelo qual Humberto de Campos nunca havia se aproximado dela para ditar uma mensagem.

Quem já leu a obra de Yvonne Pereira sabe de sua simplicidade, e do seu profundo compromisso com a mediunidade e com a doutrina espírita.

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno 

 

De: Allan Kardec Milhomem Barbosa (Porto Franco, MA)

Quinta-feira, 14 de março de 2024 às 11:37:23

Assunto: Especial 353 - Por que a população da Terra aumenta se os Espíritos que vão e vêm são os mesmos?

Apreciei muito o artigo, sobretudo a parte que alude ao intervalo entre as encarnações.

Obrigado.

Allan Kardec Milhomem Barbosa 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita