Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Socializar é preciso


“Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser.”
 Louis Pasteur


Somos seres gregários, fadados à vida social. É importante que os pais incentivem a socialização dos filhos desde cedo, proporcionando oportunidades para que eles interajam com outras crianças, adultos e situações.

A família é o primeiro ambiente social da criança e assume, por isso, um papel fundamental na socialização infantil.

Os pais podem ajudar seus filhos a se sociabilizarem desde cedo, através de atividades simples como brincadeiras em grupo (a ideia aqui é incentivar as crianças a brincarem com outras crianças em grupos, em parques ou playgrounds, por exemplo); visita a amigos e familiares (ou seja, incentivar as visitas a amigos e familiares com crianças da mesma idade); e, ainda, estimular  a comunicação (a proposta aqui é  incentivar as crianças a se comunicarem de forma clara e respeitosa, ouvindo suas opiniões e incentivando-as a expressar suas emoções).

Além dos pais, da família, a escola desempenha um papel importante na sociabilização das crianças, proporcionado atividades e vivências que promovam o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como a empatia e o respeito pelas diferenças, por exemplo.

Por fim, é importante observar como o filho reage sempre que é chamado para socializar com pessoas desconhecidas. Por exemplo, como ele reage durante um passeio diferente no fim de semana.

Há crianças que “tiram de letra” sair da rotina, conhecer lugares novos e se comunicar com as pessoas. Mas há também aquelas que são mais tímidas, que resistem a mudar o cotidiano ou que demoram um pouco mais para se sentirem à vontade com pessoas que não têm o hábito de conviver. De todos os modos, é fundamental respeitar o tempo da criança, incentivando-a de maneira natural e não por meio de cobranças ou críticas à sua maneira de ser.

 

Notinhas

A socialização infantil é um processo contínuo e importante ao longo da vida, pois as habilidades sociais são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional.

Atividades em grupo, como jogos e brincadeiras, são ótimas oportunidades para as crianças praticarem suas habilidades sociais.


 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita