Artigos

por Rogério Miguez

 

Juventude e o movimento espírita


É notório que as assembleias das diversas instituições espíritas espalhadas pelo país estão repletas dos chamados jovens da Terceira Idade. Experientes espíritas que, de modo geral, iniciaram nas lides espíritas durante as fases infantil e adolescente.

É frequente a presença de idosos nas equipes de coordenação e direção dos centros espíritas. Não é comum observar jovens participando das decisões doutrinárias nas casas espíritas, principalmente, nas mais tradicionais, com décadas de fundação.

A realidade é preocupante, é evidente, pois se não houver renovação nos quadros de participantes, quem estará à frente das rotinas de trabalho e dirigirá as muitas organizações espíritas em futuro próximo, quando os veteranos tiverem se retirado compulsoriamente para o lado de lá!?

Não é comum receber passes magnéticos aplicados por um jovem passista. Também é incomum assistir uma exposição espírita de um trabalhador que não seja integrante da juventude formadora da Terceira Idade.

Por outro lado, há sinais claros de que algumas instituições espíritas e grupamentos de centros localizados em uma mesma região promovem atividades conjuntas visando reunir jovens sob a bandeira dos postulados da Terceira Revelação, de modo que os jovens se conheçam, compartilhem experiências, fortalecendo vínculos importantes para o futuro que se apresenta desafiador para todos.

Em paralelo, há iniciativas individuais buscando organizar esforços na direção de bem divulgar o Espiritismo, especificamente para os jovens. Tal é o caso do Portal Juventude Espírita.

A sua pedra fundamental foi lançada em 2009 e, aos poucos, em função de esforços continuados, hoje se apresenta como um dos focos de disseminação da Doutrina com apelo exclusivo aos jovens, embora, certamente, visitado e revisitado pelos outros jovens da Terceira Idade.

Aproveitando as novidades tecnológicas, imagens geradas com inteligência artificial (Adobe Firefly) estão associadas às diversas temáticas exploradas pelo Portal, tornando o visual do Juventude Espírita perfeitamente alinhado com a atualidade, melhorando a qualidade sem aumento de custo.

Além da criação de imagens, os seguintes recursos são também utilizados: RestorePhotos.io (Restauração de imagens) e o Chat GPT (Correção de textos).

O site foi organizado em variadas seções tais quais: Textos (artigos) – Biografias – Poesias – Contos - Ebooks – Revistas e uma especial aba dedicada ao Espiritismo com os escritos originais de Allan Kardec. Desta forma, o conjunto cobre temas com a capacidade de satisfazer não só a curiosidade do internauta, bem como o real desejo em conhecer melhor os postulados espíritas na sua mais pura essência.

No que tange a temática dos artigos, em grande parte voltada às questões do nosso cotidiano, é bem variada e consistente, permitindo aos interessados conhecer todas as facetas do Espiritismo: Religiosa, Filosófica e Científica. De modo a facilitar e enriquecer este conteúdo, foram estabelecidas importantes parcerias com revistas, jornais e editoras, que permitiram a inclusão de conteúdo no Portal de outros acervos já consagrados no movimento espírita.

E, para demonstrar inequivocamente esta realidade, o Portal Juventude Espírita é monitorado pela ferramenta Google – Google Trends e Google Analytics -, mas além dela existem outros 3 sistemas registrando os acessos dos internautas, assim podem ser obtidas variadas estatísticas sobre as consultas à esta valiosa opção de divulgação da Doutrina no ambiente da WEB.

Para se ter uma ideia, em um dos dias de fevereiro de 2024, houve mais de 300 acessos ao longo das 24 horas do dia, com destaque para o fato de que usuários de 51 países – vários sem nenhuma tradição no uso de informações espíritas -, estiveram navegando e descobrindo explicações doutrinárias pelas convidativas páginas do Juventude Espírita. Atualmente, há registros de acessos de 114 países, sendo que os três primeiros em número de consultas são: Brasil, Portugal e Estados Unidos.

Não poderia ser diferente que a maioria destes acessos se originassem por aqui mesmo, na Terra do Cruzeiro. Entretanto, em relação aos usuários estrangeiros, por exemplo:  Nepal, Índia, Marrocos, Egito, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Rússia, Vietnã, Tanzânia, Afeganistão, Gana, Jordânia, Nigéria, Uganda, Venezuela..., todos puderam facilmente acessar o Portal pois houve a inserção de 103 idiomas que reescrevem automaticamente os textos no idioma do consulente ao identificar de onde o acesso foi originado, quebrando a barreira linguística que poderia impedir que outras culturas pudessem também se beneficiar de um Portal Espírita integralmente brasileiro.

De modo a oferecer um conjunto completo de opções para difusão da Doutrina, está em construção um curso virtual de Espiritismo baseado em excelentes programas de ensino de Iniciação à Doutrina Espírita elaborados pelo Editora EVOC - Editora Virtual O Consolador, de Londrina (PR).

É inegável que esta plataforma online contribui para a construção de um mundo melhor, mais justo e equilibrado, representando um legítimo divulgador do Espiritismo dentro e fora do país. São iniciativas como estas que não nos deixam perder a esperança de que, mais cedo ou mais tarde, e esperamos que seja brevemente, a Doutrina Espírita se espalhará pelo Mundo, conforme Allan Kardec predisse, distribuindo suas imortais lições baseadas nos ensinos de Jesus aos quatro cantos da Terra.

Caso o leitor ao consultar o Portal se interesse pelo trabalho, há um especial convite para se juntar à esta jovem equipe na aba Projetos - Quem somos.

Que este exemplo de dedicação e responsabilidade na divulgação do Espiritismo possa incentivar outros jovens a construir plataformas semelhantes.

E que os veteranos espíritas mantenham suas antenas mentais sintonizadas com a realidade que se apresenta, quando, por força dos progressos no campo educacional e tecnológico, surge a necessidade premente de manter contato com estes Espíritos recém-chegados à Terra, adaptando dentro do possível as práticas antigas e já consolidadas aos anseios modernos, assim, espera-se que o movimento espírita frutifique, unindo-se sob o binômio experiência-juventude e possa manter as expectativas de um futuro promissor.


    

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita