Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

De volta ao cenário escolar…


“O mais importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, mas que elas vão sempre mudando.”
 Guimarães Rosa


Gostava das férias, claro! Mas o retorno das aulas me estimulava curiosidade, uma vontade forte de aprender coisas novas, ter acesso à biblioteca, meu lugar preferido na escola. De modo distinto, tive uma colega que lhe causava grande transtorno o fim das férias. Ela atravessou a infância a sofrer sempre que o ano letivo tinha início e a exigir de nós o compromisso com as aulas, as tarefas, os exames.

Os pais precisam preparar a criança para o retorno à escola, reforçando os aspectos positivos, o encontro com os colegas, por exemplo. Contudo, devem validar os sentimentos de apreensão, explicando que é natural sentir-se assim quando as férias terminam e um novo ano escolar tem início. Acolher o filho, responder as dúvidas, visitar a escola antes do retorno às aulas, tudo isso ajudará na adaptação…

Se nas férias o horário de dormir/acordar ficou mais flexível, é importante motivar uma rotina com horários ajustados ao ritmo escolar. Para estabelecer essa rotina gradualmente, os pais podem começar a antecipar o horário de dormir e acordar da criança alguns dias antes do início das aulas. A cada dia, adianta-se um pouco mais o horário de dormir e acordar até que o horário escolar seja alcançado.

Além do sono, é salutar também retomar os horários regulares das refeições, assegurando que a criança tenha uma alimentação equilibrada e nos momentos adequados. Isso regula o metabolismo e contribui para a disposição e energia durante o período escolar.

Material escolar deve estar revisado e organizado para o início das aulas. Isso gera segurança para a criança. Além disso, essa revisão/organização, mediada pelos pais e juntamente com a criança, leva o filho, e desde cedo, a encarar o novo ano letivo com entusiasmo.

À medida que a criança se prepara para o retorno às aulas, incentive-a a ela própria a preparar a mochila escolar, e isso para se habituar a ir assumindo pequenas responsabilidades. Ou seja, no dia a dia, os pais podem motivar a criança a organizar o próprio material escolar: acomodar os livros na mochila, separar os lápis e canetas, entre outros itens, sem negligenciar a obrigação com as tarefas da escola. Essa organização e compromisso de estudo ajudam a criança a se sentir mais responsável pelo seu próprio aprendizado, ganhando uma base sólida para seu crescimento pessoal e acadêmico.


Notinhas

Sempre que a criança demonstrar responsabilidade em suas ações, é importante elogiar e reconhecer seus esforços. O encorajamento positivo é um poderoso estímulo para que ela continue a se desenvolver e se tornar autônoma.

Reserve um espaço tranquilo e bem iluminado em casa para que a criança possa estudar e fazer as lições de casa. Um ambiente adequado estimula o foco e o rendimento escolar.

Estabeleça um horário regular para as atividades de estudo e lição de casa. Ter um cronograma ajuda a criança a criar uma rotina e facilita o foco nas tarefas escolares.

Acompanhar o desempenho escolar da criança é fundamental para identificar suas necessidades e potenciais. Estar ciente das notas, avaliações e apontamentos dos professores permite que os pais possam oferecer apoio e incentivo nas áreas em que a criança possa estar enfrentando dificuldades.

Incentive o hábito da leitura, proporcionando livros e materiais adequados à faixa etária da criança. A leitura desenvolve a imaginação, a criatividade e enriquece o vocabulário.


 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita