Artigos

por Fernando Rosemberg Patrocinio

 

Jesus, João e Kardec


Dos Apóstolos do Cristo, dos mais completos em termos filosóficos, éticos e universais, tratou-se de João, cuja obra ou escritos que derivaram das lições do Mestre, contêm, substancialmente, quase tudo das grandes lições por ora ministradas pelo Espiritismo, este, pois, que se iniciara a partir de 1857 com “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec), para ficar, então, eternamente conosco.

Senão vejamos:

-Espiritismo: Promessa do seu surgimento no Mundo, ou do Consolador prometido pelo Cristo, constante de João 14;

-Reencarnação: Ministrada por Jesus a Nicodemos de que ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo, registrado por João, Capítulo 3;

-Mediunidade: Constante de 1-João, Capítulo 4.1, ministrando prudência no trato com os Espíritos, havendo muitos falsos profetas dentre tais;

-Mundos Habitados: Há muitas moradas na Casa do Pai, constante do Capítulo 14 de João!

O que bastaria, pois, para confirmar a sabedoria e, pois, a notável mediunidade do grande Apóstolo do Cristo: João, que, como se sabe, tinha cerca de 24 anos quando estivera com o Salvador, e foi, como assim consta, apenas depois dos 60 anos que pôs no papel os seus divinos ensinos, operando, com certeza, como um dos maiores sábios da Cristandade, apesar dos poucos recursos do seu tempo.

O que prova, pois, que a Sabedoria não depende tão só e, exclusivamente, dos ensinos do Mundo, pois que, no caso, como estamos vendo, é espiritual, donde nossos saberes podem se fazer, dantes que tudo, em planos os mais diversos da Espiritualidade em Cristo, em Deus-Pai, nosso Criador.

E será com João, ainda, que vamos obter uma outra importante, talvez, das mais importantes de suas informações, quando, naquela mesma e primeira epístola universal, ministra no seu Capítulo 4 que: “Deus É Amor”.

E, que, portanto, frisa bem João, logo mais adiante de suas sábias e inspiradas palavras que também nós:

“... Devemos nos amar uns aos outros”.

Lições que foram ministradas há cerca de 2.000 anos e, no entanto, ainda hoje, somos tão egoístas, tão vãos e tão orgulhosos por pensarmos apenas em nós mesmos, quando à nossa volta temos tantos irmãos carentes, necessitados de um pouco mais do nosso carinho, do nosso amor e sentimento divino, do ensino cristão.

Lições que, aliás, estão aí, presentemente, com os renomados:

-Allan Kardec, cuja obra central, “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (1854-AK), relembrara, com ênfase, os ensinos do memorável Mestre Jesus; e com:

-Chico Xavier, cuja obra e cuja vida, igualmente, destacam o Evangelho na prática, e, pois, para com todos da Humanidade terrena e não terrena, numa forma de filantropia universal, vivenciada pelo Chico!

Respeitemos, e, pois, vivenciemos, portanto, um tanto mais, a Jesus, a João, a Kardec, bem como, no século 20, ao Chico, de saudosa lembrança! 
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita