Cartas

Ano 17 - N° 846 - 22 de Outubro de 2023

De: D. M. (Rio de Janeiro, RJ)

Terça-feira, 17 de outubro de 2023 às 19:18:40

Assunto: Especial 405 - Considerações sobre o casamento - Parte 1

Depois de vinte anos de casados meu marido resolveu se separar, disse que somos diferentes. Estou triste e magoada, porque me doei tanto para essa relação. Fora que foi ele quem quis iniciar o namoro, depois insistiu em casar, queria demais ter filhos. Tivemos três e agora que o caçula fez 10 anos meu marido decidiu se separar. Me sinto enganada, afinal ele prometeu viver uma vida comigo.

Por que Deus permitiu que houvesse a união, uma vez que em minhas preces eu pedi por um companheiro de verdade.

D. M.


Resposta do Editor
:

Por razões compreensíveis, ocultamos o nome da leitora, a quem só nos cabe dizer que, infelizmente, fatos assim são muito comuns em nosso país e, provavelmente, nas sociedades do Ocidente. O casamento é geralmente, segundo vários autores espíritas, planejado antes mesmo de nossa chegada ao mundo para uma nova experiência reencarnatória. Faz, portanto, parte de uma programação, mas nem todos os Espíritos seguem o programa estabelecido com sua própria anuência e participação.

Não é a Deus, nosso Pai, que devemos atribuir tais coisas, mas sim à irresponsabilidade, à inferioridade moral, ao descaso com que muitos Espíritos, quando reencarnados, não cumprem suas obrigações, movidos por uma série de fatores com que tentam justificar suas atitudes. Desse modo, renegar o Pai e afastar-se da fé e da esperança jamais devem ser cogitados por nós que nos consideramos cristãos e que aprendemos com Jesus que ninguém no mundo recebe da vida um fardo que não possa carregar.

 

De: Maria Laura Silva (Curitiba, PR)

Quarta-feira, 18 de outubro de 2023 às 10:44

Assunto: Passes e seus efeitos

Bom dia, amigos.

Gostaria de fazer uma pergunta: o passe pode ser maléfico, ou os espíritos superiores retiram as energias deletérias? Pergunto, pois surgiu esta questão entre vários colegas espíritas e houve bastante divergência; a maioria acredita que o passe pode transferir energia ruim do passista, é possível?

Aguardo sua resposta com bastante interesse.

Obrigada, meus irmãos!

Maria Laura


Resposta do Editor
:

Sim, o passe pode ser prejudicial à pessoa que o recebe.

O assunto é tratado no cap. 6 do livro 20 Lições sobre Mediunidade, em que lemos:

 

“Resultados do passe – Há pessoas que têm uma capacidade maior de absorção e armazenamento das energias que emanam do fluido cósmico universal. Tal requisito as coloca em condições de transmitir o potencial de energias a outras criaturas que estejam eventualmente necessitando desse recurso. O fluxo energético se mantém à custa da projeção da vontade do passista, bem como das entidades desencarnadas que auxiliam na composição e direção dos fluidos, não existindo necessidade de incorporação mediúnica.

As forças fluídicas vitais a serem transmitidas dependerão do estado de saúde do médium e as espirituais do seu grau de desenvolvimento moral. É por isso que o médium passista deve estar em perfeito equilíbrio orgânico e espiritual.

Os resultados do passe, dependendo das condições do trabalho e do passista, podem então ser maléficos, nulos ou benéficos:

a) maléficos – quando o médium passista esteja com estado de saúde precário, com o organismo intoxicado por excesso de alimentação ou vícios (como fumo, álcool, drogas), ou em estado de desequilíbrio espiritual (revolta, raiva, orgulho etc.) e nesses casos o paciente esteja com suas defesas nulas;

b) nulos – quando, nas hipóteses acima, o paciente possua defesas positivas diante da torrente de energias negativas transmitidas pelo médium passista, o que se dá nos casos de merecimento individual e por ação dos protetores desencarnados. E quando, apesar de receber um recurso favorável, o paciente mantém posição refratária com relação ao passe (descrença, aversão,  sarcasmo);

c) benéficos – quando o passista apresenta estado de saúde equilibrado e equilíbrio espiritual... [...]”

 

A obra citada foi publicada no formato de e-book pela EVOC, a editora da revista O Consolador, e pode ser baixada gratuitamente. Para acessar e efetuar o download, clique aqui

 

De: Maria da Aparecida Conceição (São Pedro da Aldeia, RJ)

Sexta-feira, 13 de outubro de 2023 às 5:32:52

Uma observação em texto publicado na Revista cita: "Kardec, mesmo antes de conhecer o Espiritismo"... Ora, Allan Kardec criou/codificou o Espiritismo, ditado/ revelado pelos espíritos, inclusive o termo: Espiritismo.

Maria da Aparecida


Resposta do Editor
:

Sim, Allan Kardec codificou os ensinos espíritas e criou o termo Espiritismo. Mas na frase a que se refere a leitora o termo “Espiritismo” foi utilizado com o mesmo sentido com que Kardec a ele se reportou quando, em vários momentos, afirmou que o Espiritismo é muito antigo, referindo-se evidentemente não à doutrina espírita, que ele codificou, mas à fenomenologia que deu e dá base a ela.

 

De: Fernando Gomes (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 18 de outubro de 2023 às 13:45

Assunto: Nosso Lar 2 - Os Mensageiros ganha novo trailer

"Nosso Lar 2 - Os Mensageiros", novo filme da franquia que levou mais de 4 milhões de pessoas aos cinemas em 2010, dirigido e roteirizado por Wagner de Assis, acaba de ganhar um novo trailer. Para acessar, clique aqui

Com produção da Cinética Filmes, em coprodução com Star Original Productions e distribuição da Star Distribution, o longa traz uma história de amor e perdão e reflete sobre o verdadeiro valor da fé e os sacrifícios que as pessoas fazem em nome dela. Baseado no best-seller "Os Mensageiros", de Chico Xavier, lançado pela Federação Espírita Brasileira, o filme estreia nos cinemas de todo o Brasil em 25 de janeiro de 2024.

A história do filme acompanha o médico André Luiz (Renato Prieto), que se junta a um grupo de espíritos mensageiros da cidade espiritual Nosso Lar, liderados por Aniceto (Edson Celulari), na missão de ajudar a salvar projetos de vidas que estão prestes a fracassar, entre eles Otávio (Felipe de Carolis), médium que não cumpriu com o planejado em sua missão, Isidoro (Mouhamed Harfouch), responsável por uma casa espírita que seria uma oficina espiritual na Terra, e Fernando (Rafa Sieg), empresário responsável pelo financiamento do projeto de criação da oficina espiritual na Terra.

O elenco traz outros grandes nomes: Fábio Lago, como o mensageiro Vicente; Vanessa Gerbelli, como Amanda, Julianne Trevisol como Isabel e Fernanda Rodrigues no papel de Isis. Ainda integram o time de estrelas Aline Prado, Nando Brandão, João Barreto, Letícia Braga e Camila Lucciola, além da participação especial de Othon Bastos, como governador da cidade espiritual, e Ju Colombo, uma das ministras da cidade espiritual. Iafa Britz, nome à frente da franquia "Minha Mãe É Uma Peça" e do primeiro filme da sequência "Nosso Lar", também assina a produção.

Fernando Gomes

 

De: Carmem Paiva (João Pessoa, PB)

Sábado, 14 de outubro de 2023 às 20:04

Assunto: Magazine GENTE ESPÍRITA - edição de setembro/outubro 2023

Caros amigos, boa noite.

Aí está nosso GE para leitura e compartilhamento com amigos nas suas redes sociais.

Confirme, por gentileza, o recebimento desta edição, que pode ser lida e baixada gratuitamente. Para acessar, clique aqui

Muito obrigada por sua colaboração.

Um ótimo fim de semana com a família.

Carmem Paiva 

Secretária da Agência CEI Paraíba

 

De: Airton Schmidt de Azevedo (Navegantes, SC)

Terça-feira, 17 de outubro de 2023 às 22:06:57

Assunto: Um minuto com Chico Xavier

Só queria fazer um adendo à crônica de Regina Stella, na matéria “Um minuto com Chico Xavier”. Nela ela faz uma alusão de que o fumante só se prejudica a si mesmo, mas, como sou casado com uma fumante, tenho ampla certeza que não é só ela que se prejudica com o fumo, porque eu, como fumante passivo, também sofro por estar respirando o mesmo ar e também ser atingido pelo mal que o fumante espalha com o seu hábito.

Um abraço, que o nosso Mestre Jesus esteja conosco.

Airton

 

De: Gabriela Cuerba (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 16 de outubro de 2023 às 13:49

Assunto: Qual o segredo para um crescimento saudável na infância?

Trabalhar os sentimentos desde a infância colabora significativamente para um crescimento saudável! É nesta fase que o pequeno começa a identificar, compreender e expressar as próprias emoções.

Os livros são ótimas ferramentas para auxiliar na compreensão emocional das crianças. Um exemplo disso é o lançamento "Dentro do Pote", escrito e ilustrado por Deborah Marcero, educadora infantil e mestra em poesia pelo Instituto de Chicago.

Por meio da história dos coelhos Leocádio e Lídia, a autora mostra a importância de cultivar memórias e trabalhar os sentimentos desde a primeira infância, para que desenvolvam habilidades emocionais ao longo da vida. Os personagens ensinam aos pequenos leitores como valorizar momentos especiais, além de compartilhar valiosas lições sobre a força de criar laços, amizades verdadeiras e colecionar boas lembranças.

Para outras informações, acesse nosso site: www.lcagencia.com.br/

Para contato telefônico: (11) 99996-5754 e (11) 2275-6787

Abs,

Gabriela

 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita