Espiritismo
para crianças

por Marcela Prada

 

Tema: Equilíbrio


Os desejos das filhas


Um pai tinha duas filhas. A primeira gostava de passear ao sol e ouvir os pássaros cantar. A segunda cuidava com muito carinho de sua horta.

Certo dia, conversando com a filha mais nova, o pai perguntou qual era seu maior desejo.

Ela respondeu:

— Sou muito feliz com o que tenho, mas se eu pudesse pedir uma coisa especial, seria que chovesse bastante todos os dias para que as plantas crescessem bem verdinhas.

No dia seguinte, o pai conversou com sua filha mais velha e também perguntou qual era seu maior desejo.

E ela lhe respondeu:

— Não tenho do que me queixar, mas, se fosse possível, queria que todos os dias tivessem um céu limpo, sem nuvens, com sol brilhante para que todos pudessem aproveitar.

O pai percebeu que suas filhas tinham bons motivos por trás de seus desejos, mas ambas estavam esquecendo-se de algo muito importante. No dia seguinte, pela manhã, chamou as meninas e disse:

— Se chovesse o tempo todo, a terra ficaria molhada demais. As plantas não conseguiriam fixar suas raízes e seria difícil caminhar pela lama. Mas, se sempre fizesse sol, ficaria quente demais para aproveitar o dia. Mas vejam só! As plantas também precisam de luz, e os animais precisam de água e frescor. O segredo para uma vida boa é o equilíbrio.

As filhas compreenderam o ensinamento do pai. E os três observaram, então, as nuvens passando, a chuva fina que caía, e, quando o sol apareceu, o lindo arco-íris que surgiu.

 

(Adaptação da fábula “O pai e as duas filhas”, do site br.guiainfantil.com, por Lívia Seneda.)

 
 


Material de apoio para evangelizadores:

Clique para baixar: Atividades

marcelapradacontato@gmail.com


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita