Espiritismo
para crianças

por Marcela Prada

 

Tema: Amizade, felicidade


O presente

 

Certo dia, a mãe de Ivone chegou em casa com uma caixa e chamou a filha dizendo que havia trazido um presente para ela.
A menina,
contente com a surpresa inesperada, pegou a caixa e viu que lá dentro havia sete vasinhos de flores. Os vasinhos eram todos iguais, lindos, bem decorados. Mas as flores eram diferentes. Cada uma de uma cor, formando um belo conjunto.

Ivone adorou o presente. Sua mãe ensinou como cuidar das delicadas flores. Elas escolheram colocar os vasinhos junto da janela da sala para que pudessem receber bastante luz.

A menina regou cada vasinho com cuidado e depois ficou observando as flores, olhando as cores das pétalas e sentindo seu perfume.

Ivone tinha uma amiga muito especial, a Sofia. Elas estudavam na mesma classe e moravam na mesma rua. Quando elas se encontraram, Ivone mostrou a novidade e Sofia também achou as florezinhas encantadoras.

— Que gracinha! Amei essas flores! São lindas, especialmente as vermelhas. Foi um presente e tanto que sua mãe te deu — disse Sofia, alegremente.

Nos dias que se passaram, Ivone continuou admirando e cuidando dos seus vasinhos, que continuavam bonitos. Mas logo Ivone ficou sabendo que sua amiga estava doente, com catapora, e por isso ela não podia sair de casa.

Ivone foi até a casa de Sofia, mas a mãe dela explicou que ela não podia entrar para não correr o risco de pegar catapora também. As amigas só puderam se ver e trocar algumas palavras através do vidro da janela do quarto de Sofia.

Ivone achou Sofia bem abatida, com o rosto cheio de manchinhas. Além do mal-estar da doença, ela também parecia triste por não poder sair e brincar.

Caminhando de volta para sua casa, Ivone pensava em alguma forma de alegrar sua amiga. Ela teve, então, uma boa ideia e no dia seguinte levou seu vasinho com as flores vermelhas para presentear Sofia.

Pela janela, Ivone pôde ver Sofia segurando o vasinho com um grande sorriso e dando pulinhos de alegria. Ivone também ficou muito feliz e percebeu que ela tinha conseguido o que desejava: alegrar sua amiga e mostrar-lhe quanto se importava com ela.

Quando Ivone olhava seus seis vasinhos na janela, ela se lembrava daquele de flores vermelhas, que era tão lindo e não estava mais ali. Mas isso não a deixava triste, pelo contrário.

Receber um presente é muito bom, mas conseguir alegrar alguém é ainda melhor.

 

(Adaptação da história “As Flores da Alegria”.)

 
 


Material de apoio para evangelizadores:

Clique para baixar: Atividades

marcelapradacontato@gmail.com


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita